Plano de negócio parece ser aquela coisa do outro mundo. Sem falar que algumas pessoas os acham essenciais, outras preferem partir para o effectuation, teoria que acredita em seguir sua intuição e deixar de lado a pesquisa de mercado e outros planejamentos.
Mas se seu medo é gastar muito tempo escrevendo páginas e páginas de um plano, pode ficar tranquilo. É possível fazê-lo em 20 minutos.
Essa é a proposta do livro “Running Lean: Iterate from plan A to a plan that works” (Administrando de maneira enxuta: Repita um plano A até chegar em um plano que funciona), do autor Ash Maurya. Ele pretende aprofundar a teoria da startup enxuta de Eric Ries, dando conselhos práticos de como construir e testar um plano de negócio.
Maurya enfatiza que o empreendedor não pode perder tempo e precisa criar um modelo que seja testável rapidamente. Ele desenvolveu, então, uma planilha com elementos chave para qualquer negócio, em apenas uma folha, e que poderia ser preenchida em 20 minutos. Esses elementos são:
– O problema que você está tentando resolver
– O público-alvo
– Nossa proposta única de valor
– Nossa solução
– Canais
– Fontes de faturamento
– Custos da estrutura
– Métricas importantes
– Nosso diferencial
A ficha pode ser acessada nesse link (acesso gratuito para apenas um produto) e parece ser bem simples. Karl Stark and Bill Stewart, fundadores da empresa de consultoria Avondale, descobriram esse novo formato e começaram a explorar cada um desses passos em uma coluna do site da revista Inc.
Na primeira delas, a dupla aborda o primeiro item, o problema que sua empresa se oferece a solucionar. Eles afirmam que precisa ser algo que valha a pena ser resolvido e que atraia um número suficiente de clientes para sustentar sua empresa. Nas próximas semanas, os dois seguirão abordando os próximos tópicos, mas a lista em si parece facilitar bastante o trabalho, não? O que vocês acham? Tentem usar a ficha e compartilhem o tempo que demoraram para fazê-lo.
fonte: Revista PEGN
Para Completar
– Como elaborar um plano de negócio
O plano de negócio é o instrumento ideal para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor, o que propicia segurança para quem quer iniciar uma empresa com maiores condições de êxito ou mesmo ampliar ou promover inovações em seu negócio. Confira algumas dicas bem interessantes no link acima, um documento (.pdf) desenvolvido pelo Sebrae.