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Como gerar reviews de clientes para melhorar a confiança em sua marca

Reviews de clientes ampliam a confiança sobre seus produtos e são uma commodity valiosa. Para as empresas de comércio eletrônico, então, é algo indispensável. Alguns anos atrás, quem teria pensado que algumas estrelas e um par de observações sobre um determinado produto poderia ter um efeito tão estrondoso para um negócio?

Hoje em dia, análises de produtos são o combustível que impulsiona o motor do comércio eletrônico. Eles catalisam as vendas, estabelecem confiança e aumentam a receita.

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O poder do review de produto no ecommerce

Rotular o review de produto como um “combustível” ou “catalisador” não é um exagero. Algoritmos de comércio eletrônico são formulados para aumentar a classificação e visibilidade de produtos com a combinação certa de reviews naturais, positivos e detalhados, o que amplia a confiança dos clientes.

Se o seu produto não possui reviews, ele não gera confiança e pode levar a perda de oportunidade de vendas. Por outro lado, se seu produto possui comentários exclusivos com 5 estrelas, acaba sendo um convite à suspeição. Agora se o seu produto possui comentários longos e com estrelas, mas vêm de pessoas com autoridade para isso, gerará mais visibilidade e consequentemente, mais vendas.

O mundo complexo e selvagem dos reviews de consumidores é desconcertante e confuso. Tentar compreender a complexidade dos sistemas e os algoritmos obscuros que os governam pode ser uma tarefa bastante exaustiva.

Mas a conclusão do que representam para o mundo dos negócios é bastante simples: para vender um produto com sucesso, você precisa de mais reviews desse produto.

Algumas razões para se chegar a essa conclusão incluem:

– 63% dos clientes estão mais propensos a comprar de um site que contenha reviews de produtos.
– Sites com reviews de produtos e Q&A têm uma probabilidade 105% maior de fazer vendas.
– Clientes que vêem reviews de produtos e Q&A gastam em média de 11% mais do que os clientes que não os vêem.
– Reviews de produto opiniões são considerados 12 vezes mais confiáveis do que as descrições de produto disponibilizadas pelo próprio fabricante ou lojista.
– Em média, o review de produto produz um aumento de 18% nas vendas.

Assim, a pergunta que fica é: como posso gerar mais reviews para o meu produto? (Reviews positivos, obviamente!)

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Vamos às dicas:

Forneça um excelente serviço aos seus clientes

O primeiro método é o mais eficaz, e é ridiculamente simples: preste um serviço ao seu cliente que seja excepcionalmente bom e sem precedentes. Algo simples, mas não tão fácil assim.

O problema aqui é o fator tempo e fidelidade: a fim de obter bons reviews para seus produtos, você tem que fazer com que os usuários do seu site – ou seja, clientes ou prospects – fiquem muito satisfeitos ao comprar na sua loja. De uma forma espontânea e livre. Daí o fator tempo e fidelidade serem muito importantes, já que você não irá conseguir o feito da noite para o dia. O resultado, contudo, é bastante compensador ao longo do tempo.

A qualidade do seu produto é algo naturalmente importante, mas a maneira como você trata seus clientes é extremamente importante. Mas é preciso lembrar que clientes felizes deixam os melhores reviews sobre seu produto, irão fazê-lo espontaneamente.

Peça reviews em um e-mail de follow-up

Uma vez que o cliente recebeu seu produto, abriu, e o usou, aproveite a deixa para fazer uma solicitação de review do mesmo.

Há dois ingredientes críticos nesta solicitação:

Faça-a no tempo certo. Poucos dias após a venda, por exemplo, é perfeito. Já existem serviços que automatizam esse processo e fornecem um timing impecável com base nas datas de envio do produto.

Peça educadamente. Geralmente, um “por favor faça o review deste produto!” não é aconselhável. Sua principal preocupação é a satisfação do cliente. Esse é o ponto-chave do seu email e é também o que precisa ter em mente ao fazê-lo. Um sutil “Seu review sobre esse produto seria apreciado” é mais verdadeiro e eficaz.

Ofereça um desconto pelo seu produto em troca de um review

Este é, de longe, o método mais popular de ganhar reviews. Sendo os reviews uma moeda de marketing online, faz sentido alocar parte do seu orçamento de marketing para eles. Não, você não está comprando reviews, mas você está fornecendo produtos com desconto, a fim de obter mais reviews e ampliando a confiança na sua marca.

Transforme em aliado quem mas faz reviews em seu site

A Amazon possui essa estratégia, e é relativamente fácil para a empresa receber muitos reviews. A razão para isso é que a Amazon possui mais de 200 milhões de clientes, por isso é mais provável, por amostragem, que muitos usuários forneçam feedback sobre seus produtos e serviços.

Além disso, a Amazon fornece uma lista de seus principais colaboradores. Então lembre-se que você também pode entrar em contato seus usuários diretamente, fornecer a eles um desconto ou um produto de presente, em troca de um review. Ainda não possui reviews? Então procure identificar potenciais usuários do seu site e comece a incentivá-los a fazê-lo.

Contate usuários que compraram produtos similares

A maioria dos sites de comércio eletrônico mostram o que outros clientes compraram. Por exemplo, a Amazon mostra um carrossel indicando “clientes que compraram este item também compraram…”. Escolha itens deste carrossel em sites que comercializam produtos semelhantes aos vendidos em seu site, e veja quem fez o review dos mesmos. Se você perguntar a esses usuários para fornecer um review do seu produto em troca de um produto gratuito, eles certamente estarão mais propensos a fazê-lo.

Peça reviews via mídias sociais

Usuários de mídias sociais são susceptíveis a fazer reviews de produtos. De fato, alguns dos produtos melhor avaliados estão sempre presentes no Twitter e no Facebook, e não em um site de ecommerce. É como uma espécie de marketing “boca-a-boca” virtual.

Então arregace as mangas e engaje-se na corrente social. Aprenda a pedir revisões de produtos para atingir seu objetivo, ganhando confiança de seus clientes. Para começar, busque hashtags relacionadas ao produto. Algo como “reviewdeproduto” ou o próprio nome do produto entre aspas. Muitas vezes, você encontrará uma comunidade de colaboradores ávidos que trocam reviews por descontos ou produtos gratuitos. Essa é sem dúvida uma boa maneira e também um bom lugar para começar sua busca por reviews nas mídias sociais.

fonte: INC.com
traducão: Coworking Offices Blog

Para Completar

GOOGLE: Boas práticas para blogueiros – Reviews em troca de presentinhos

No mês passado o Google lançou no blog oficial uma recomendação de boas práticas para blogueiros que aceitam produtos e serviços em troca de reviews, veja aqui. Recentemente já houveram alguns relatos em fóruns e sites de ajuda nos EUA de blogs que foram punidos pelo Google por não ter seguido tal recomendação.

A política refere-se aos links quando o blogueiro recebe produtos ou serviços em troca de um review em seu blog, o post afirma que se o link for DoFollow ele fere as políticas do Google e inclusive pode gerar uma punição. Segundo o guia de boas práticas o Blogueiro deve ter as seguintes posturas:

1. Usar a Tag NoFollow em todos os links do seu review, seja para o site da empresa, seja para os perfis em redes sociais da empresa e até para aplicativos da empresa ofertante.

2. Dizer em seu post que esta fazendo o review em troca de um produto ou serviço recebido de graça e de preferência deixar esse aviso no topo da página.

3. O Google diz, como sempre, que você deve criar um conteúdo atraente e único para se tornar uma referência no seu nicho, de preferência com seus próprios recursos.

O Google afirma no post que os links gerados em troca de presentes DEVEM ser NoFollow pois não foram gerados organicamente, inclusive diz que as empresas de marketing ou SEO que estão sugerindo esse tipo de parceria são responsáveis por lembrar o blogueiro dessas boas práticas.

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