Como escolher uma hospedagem para seu projeto de e-commerce de pequeno porte

Escolher a hospedagem certa é uma etapa muito importante ao iniciar um novo projeto. Qualquer site precisa de uma base sólida que possa mantê-lo funcionando sem problemas. Não saber os critérios-chave para a escolha de uma hospedagem, muitas vezes leva a problemas irreversíveis a longo prazo.

Para que serve uma hospedagem ?

Hospedagem é uma plataforma para armazenar e gerenciar arquivos do sites. Uma visão geral sobre estes serviços você encontra neste site. Os provedores de hospedagem alugam espaço no servidor, dotando o site da capacidade necessária e garantindo seu funcionamento ininterrupto 24 horas por dia.

Qual hospedagem escolher para um site?

A resposta sempre depende de suas necessidades, objetivos, tráfego esperado, recursos, etc. Primeiro, você precisa aprender sobre os principais tipos e diferenças entre as hospedagens.

Tipos de Hospedagem

Ao escolher uma hospedagem, ela deve ser avaliada em termos de capacidade técnica, flexibilidade e comparada com seu projeto web.

1. Hospedagem Compartilhada

É o tipo de hospedagem mais difundido e popular. Na verdade, é o fornecimento de um servidor para as necessidades de um grande número de usuários, entre os quais se compartilham seu poder de computação e espaço físico em discos rígidos.

A popularidade dessa hospedagem para sites se deve aos seguintes fatores :

• Baixo custo (US $ 2–15 por mês);
• Conveniência para pequenos projetos. Geralmente é fornecido com um painel de controle universal (com um número mínimo de configurações) para baixar arquivos, criar backups de sites, etc.
• Facilidade de uso, mesmo por usuários inexperientes (as configurações gerais do servidor são realizadas pelo provedor de hospedagem).

Desvantagens:

• Adequado apenas para pequenos projetos;
• Fornece uma quantidade bastante limitada de espaço em discos rígidos de um servidor remoto;
• Não garante o funcionamento estável do seu site. Pode haver interrupções em sua disponibilidade e velocidade de carregamento da página devido a sobrecarga no servidor causado por sites vizinhos que se encontram no mesmo servidor. Por causa disso, a hospedagem pode ter um impacto bastante negativo na promoção do seu site;
• Impossibilidade de uso de scripts “pesados” devido às restrições de carga existentes na capacidade do servidor;
• Este é o tipo mais inseguro de hospedagem de sites. A razão para isso é a presença de um grande número de projetos vizinhos. Se um dos sites for Hackeado ou pegar um vírus pode causar sérios problemas para todos os outros.

2. Servidor Dedicado Virtual – VDS

• VDS é um tipo de hospedagem que envolve a alocação de uma parte de um servidor remoto, com uma máquina virtual separada para cada cliente (geralmente até 20 em um servidor).
• Adequado para projetos de Internet de médio e grande porte. Suas principais vantagens são:
• Um sistema operacional separado é instalado em cada máquina virtual;
• Poder de computação garantidos, e quantidade de RAM e outros tipos de recursos necessários para o funcionamento pleno e estável do site;
• Acesso administrativo às configurações e gerenciamento da máquina virtual dedicada;
• Total independência de outros clientes no servidor é uma das características mais importantes desse tipo de hospedagem.

Entre as desvantagens estão:

• A necessidade de habilidades de administrador de sistemas, dado o nível de complexidade de instalação e configuração de software em um VDS controlado;
• Não é o tipo mais seguro de hospedagem para um site, dada a proximidade de outras máquinas virtuais (embora muito mais seguro em comparação com a hospedagem virtual compartilhada).

3. Servidor Dedicado

Ao escolher este tipo de hospedagem, você terá acesso a um servidor remoto separado, que você mesmo pode controlar totalmente. A empresa de hospedagem monitorará apenas o estado do hardware. Normalmente usado para projetos de Internet em grande escala.

Vantagens:

• Um servidor separado sob seu controle completo;
• segurança de alto nível.

Desvantagens:

• Alto custo ($ 100–500 por mês);
• A complexidade da configuração e gerenciamento requer um administrador de sistema experiente.

4. Colocação

Este tipo de hospedagem é semelhante ao anterior (VDS) com a diferença de que o provedor de hospedagem disponibiliza apenas uma sala especializada em seu data center para instalação de seu equipamento pessoal e um canal dedicado para acesso à Internet.

As vantagens e desvantagens são as mesmas (controle total, instalação de qualquer software, alto nível de segurança, etc.). A única diferença está na redução do preço, dada a eliminação da necessidade de aluguel de equipamentos.

5. Hospedagem em Nuvem

Um tipo de hospedagem que se diferencia de um servidor dedicado virtual pela ausência de tarifas específicas com restrições aos recursos utilizados (potência informática, RAM, espaço em disco rígido).

Vantagens:

A qualquer momento, dependendo das suas necessidades, você pode aumentar todos os parâmetros necessários (automaticamente ou sob demanda) usando capacidade adicional da “nuvem”.

Ao calcular o custo de um serviço de hospedagem baseado em nuvem, as principais características (recursos) que são realmente utilizados são o principal fator de preço.

Características técnicas de uma boa hospedagem para e-commerce

Uma das etapas de avaliação de uma hospedagem para e-commerce é a análise dos seus parâmetros técnicos. Eles devem atender aos requisitos do seu projeto:

Compatibilidade da hospedagem com o CMS do site;
• Espaço em disco suficiente e número de bancos de dados;
• Alto desempenho do servidor, que pode lidar com o tráfego esperado e carga no site;
• Disponibilidade de funções técnicas necessárias para a implementação dos objetivos do projeto.

Ao procurar um provedor de hospedagem, muitas vezes há ofertas tentadoras a um preço baixo ou mesmo gratuitas. Se você quiser lançar um site de cartão de visita em modo de teste – a hospedagem gratuita neste caso o ajudará a economizar dinheiro.

No entanto, se for um projeto web projetado para um grande público, você deve se orientar principalmente pela confiabilidade do fornecedor, a qualidade de seus serviços, e não pelo preço.

Mesmo a melhor hospedagem gratuita não pode garantir que você esteja livre de alguns problemas comuns de uso como :

• Instabilidade do Servidor

Um servidor gratuito não protege completamente o seu recurso de travamentos, atrasos e erros no trabalho.

• Qualidade de Serviço

Ao escolher uma hospedagem barata ou gratuita para o seu projeto, há uma grande chance de você encontrar apoio ao cliente de baixa qualidade ou a falta dele. A solução de problemas importantes é demorado. Pode parecer que os e-mails que você envia ao apoio ao cliente, simplesmente não são lidos.

Assine Nossa Newsletter • Se você deseja receber as novidades do IFDBlog por email, insira o seu logo abaixo:

 
Postado em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *