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Carta de apresentação de empresa. Saiba como fazer!

Você tem uma empresa e vem notando que de um tempo para cá ela está perdendo os seus clientes, ou mesmo, está com o seu crescimento estagnado? Este problema pode estar ocorrendo devido à imagem que a empresa está passando para o seu público externo.

Por exemplo, você compraria algo de uma empresa que pouco fala sobre si e as atividades que desenvolve? Muito provavelmente a resposta é não, pois saber com quem estamos negociando nos traz mais segurança.

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Construir uma boa imagem faz parte do ambiente de marketing, aprenda mais sobre o tema e estudo de todos os recursos que se pode utilizar.

Conseguiu reconhecer que o seu empreendimento realmente não está sendo notado perante os consumidores em potencial? Caso sua resposta seja SIM, está na hora de pensar em montar uma carta de apresentação de empresa, que nada mais é do que um documento que evidencia todas as informações sobre a empresa, desde a sua história até as atividades que opera.

Claro, não adianta você apenas fazer uma carta de apresentação de empresa sem “divulga-la”. O ideal é fazer uma propaganda e marketing efetivo, com isso você atingirá um grande fluxo de clientes, tornando sua carta de apresentação um verdadeiro sucesso.

Muitas empresas, principalmente as que estão começando, costumam ignorar a carta de apresentação, o que é um grande erro, uma vez que esta atitude faz com que elas deixem de ganhar novos clientes e, consequentemente, aumentar os seus lucros. Para você que se enquadra neste perfil, reunimos uma vasta quantidade de informações e dicas de como construir uma carta de apresentação de empresa. Confira!

Definição de carta de apresentação de empresa

A carta de apresentação de empresa pode ser definida como um espaço que a empresa utiliza para “se vender” para o seu público consumidor, mas isso é feito de maneira sutil e com o intuito de colocar o estabelecimento comercial em evidência, transmitindo o máximo de credibilidade.

Uma das principais características da carta de apresentação é que não foca em apenas um aspecto da empresa, como é o caso das cartas de promoção, que tem como alvo determinados produtos. A carta de apresentação tem como foco falar sobre a empresa de uma forma geral, visão, missão e valores, produtos, sistema de qualidade, atendimento ao cliente, enfim, tudo! Mas claro, promovendo-se.

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Além disso, a carta de apresentação de empresa é voltada para o seu público consumidor e para os credores. Normalmente, este documento é exposto no site oficial e as demais páginas em que a marca está presente. Porém, o documento também pode ser impresso em materiais de publicidade, cujo foco é apresentar o empreendimento ao mercado.

Por que a sua empresa deve ter uma carta de apresentação?

Antes de comprar um produto, você busca informações sobre o estabelecimento que o vende, não é verdade? Esteja ciente de que este procedimento também ocorre com os seus clientes. Então, quando eles forem procurar informações sobre a sua empresa é essencial que encontrem e possam tirar todas as suas dúvidas.

Ao elaborar uma carta de apresentação, a empresa está estabelecendo uma relação com os seus consumidores e potenciais consumidores, e a forma como isso é feito pode ser fatal na decisão de comprar. Além disso, possibilita que as pessoas conheçam a história da marca e as suas atividades, podendo aumentar significativamente a credibilidade da empresa.

Como montar a sua carta de apresentação de empresa?

A princípio, a carta de apresentação parece ser algo simples de se fazer, porém, é necessário tomar o máximo de precaução com a sua elaboração, uma vez que ela representa a reputação da empresa, sendo que, caso sejam utilizadas palavras ou até mesmo ‘ideias’ errôneas, pode-se comprometer o estabelecimento. Por isso, acompanhe abaixo como montar a sua carta de apresentação da empresa.

1 – Apresente o ramo de atuação do negócio na carta de apresentação

Comece pelo ‘princípio’, ou seja, situar o cliente, fazendo com que ele saiba em que área a sua empresa atua e o que ele pode encontrar nela. Levando isso em consideração, comece a carta de apresentação indicando o ramo de atuação do negócio, as atividades exercidas no mercado e a carência que a sociedade tem delas na atualidade.

Depois de falar sobre o ramo do negócio, é necessário passar para a segunda etapa, que consiste em descrever a posição que a empresa ocupa dentro desta área, bem como as contribuições que tem dado ao longo da sua existência, os seus ideais e missão.

Caso você esteja apenas ‘analisando’ a hipótese de se tornar um empreendedor, veja nosso texto sobre: como ser um empreendedor.

2- Descreva a história da empresa

Bom, agora que o seu público consumidor já sabe em que setor você atua, é necessário descrever a história da empresa. Este processo pode ser feito de duas formas, resumido ou bem mais detalhado, isso vai depender do espaço disponível para a publicação.

O importante é que o leitor consiga entender as ‘origens’ da empresa, objetivos e características mais importantes, as quais possam influenciar no poder de compra.

Caso você prefira, uma boa alternativa é descrever a história da empresa através de uma linha do tempo, destacando os anos mais importantes na sua existência. Nesta etapa, pode-se colocar obstáculos que foram vencidos com sucesso, mas cuidado para não falar sobre situações negativas que possam descreditar o seu trabalho.

Lembre-se que a descrição tem que ser feita na linguagem dos leitores. Por exemplo, supondo que o negócio trabalhe com atividades populares, nada de usar termos extremamente requintados, faça o possível para que o cliente, ao “passar os olhos” entenda tudo que você estava tentando dizer.

Outro ponto importante é o cuidado com as cores. Procure um especialista em recursos visuais, eles terão ideias incríveis.

3- Informe os serviços e produtos prestados

Conhecer a história da empresa não é suficiente para motivar o cliente em potencial a efetivar a sua compra. Portanto, use a carta de apresentação da empresa para informar os serviços e produtos prestados por ela. Este é um dos principais pontos da carta de apresentação, devendo ser elaborado com mais cautela, pois é o momento em que a sua marca será “vendida” com mais ênfase.

Uma boa dica para facilitar e tornar sua carta de apresentação de empresa mais efetiva é procurar por um profissional de publicidade, porém, caso não tenha condições no momento, pode ler nosso texto de como fazer publicidade.

Descreva os serviços e produtos prestados de maneira detalhada. Procure discorrer sobre as funções das mercadorias oferecidas, mas, principalmente, foque no que elas podem acrescentar de bom na vida dos clientes, mexer com o lado emocional é mais funcional do que apelar apenas para a parte racional. Isso é ensinado em cursos de coaching.

4- Fale de como as atividades são realizadas na sua carta de apresentação

Atualmente, vivemos em uma sociedade com pessoas cada vez mais exigentes, que se preocupam em conhecer a empresa, as funções dos serviços disponibilizados e também o modo como ele é executado. Respeitam o meio ambiente? São produzidos com materiais sustentáveis? Os funcionários possuem condições dignas para trabalhar?

Sendo assim, use um espaço da sua carta de apresentação de empresa para evidenciar como as atividades são realizadas. Descreva todos os procedimentos, se possível, inclua fotos e vídeos dos funcionários produzindo as mercadorias, bem como das instalações da empresa. Esta atitude vai lhe render ainda mais credibilidade, transmitindo segurança ao público-alvo.

5- Inclua o depoimento de consumidores na carta de apresentação

Você já foi procurar o que as pessoas que consumiram os produtos de uma marca estão falando sobre eles? Garanto que sim, afinal, esta atitude é muito comum. As pessoas desejam saber se o produto/serviço é realmente de qualidade, e qual maneira melhor do que “pedir” para quem já consumiu? A pessoa não irá mentir, não ganhará nada com isso.

Além disso, com a internet ficou mais fácil procurar informações sobre um serviço para não cair em “furadas”. Pensando nisso, a empresa pode incluir o depoimento de consumidores na carta de apresentação.

Por isso, entre em contato com os clientes que estão satisfeitos com a sua marca e peça um depoimento, em que sejam apontadas as vantagens de negociar com a empresa, além do relacionamento com o cliente que foi oferecido. Esta etapa pode ser construída com vídeos ou com textos e imagens.

6- Divulgue que oferece suporte ao cliente na carta de apresentação

Não existe nada pior do que comprar um produto em uma empresa, ter um problema e não conseguir solucioná-lo, concorda? Neste caso, adote o velho ditado “Não deseje aos outros o que não quer para si mesmo”.

Então, ofereça suporte ao cliente na carta de apresentação da empresa. Primeiramente, disponha todos os contatos como, por exemplo, telefone, e-mail e redes sociais, além do endereço para que os clientes saibam onde encontrar o estabelecimento comercial.

Além disso, disponibilize um espaço para que os consumidores possam tirar as suas dúvidas, que pode ser evidenciado através do endereço de um chat ou fórum. Dessa maneira, a empresa demonstra o quanto ela se preocupa com as pessoas, mesmo antes delas se tornarem consumidoras dos seus serviços.

autor: Matheus Amaral
fonte: Casa da Consultoria

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