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As 22 leis imutáveis do marketing

Hoje em dia, uma empresa que comete um erro rapidamente vê seus concorrentes assumindo a liderança. Como evitar esses erros cruciais e recuperar terreno perdido? A resposta reside na capacidade de alinhar estrategicamente seu planejamento de marketing com as Leis Imutáveis do Marketing.

Mas, afinal, o que são essas Leis Imutáveis do Marketing e quem teve a sabedoria de estabelecê-las? Al Ries e Jack Trout, renomados estrategistas, desvendam todos os segredos no livro “As 22 Leis Imutáveis do Marketing“. Cada uma dessas leis é minuciosamente explicada e revelada, proporcionando insights inestimáveis aos estrategistas de marketing.

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Vale ressaltar que algumas dessas leis desafiam diretamente o ego corporativo e o senso comum, e os próprios autores advertem:

Se violar as leis imutáveis, corre o risco de fracassar. Se aplicar as leis imutáveis, corre o risco de ser malvisto, ignorado ou mesmo renegado. Tenha paciência. As leis imutáveis do marketing ajudarão a alcançar sucesso. E o sucesso é a melhor vingança de todas.

Agora, vamos conferir resumidamente…

As 22 Leis Imutáveis do Marketing

1. A Lei da Liderança – É melhor ser o primeiro do que ser o melhor

2. A Lei da Categoria – Se você não puder ser o primeiro de uma categoria, crie uma categoria na qual você possa ser o primeiro

3. A Lei da Mente – É melhor ser o primeiro a ser lembrado do que ser o primeiro no mercado

4. A Lei da Percepção – O marketing não é uma batalha de produtos, mas uma batalha de percepção

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5. A Lei do Foco – O mais poderoso conceito de marketing é emplacar uma palavra na mente do potencial cliente

6. A Lei da Exclusividade – Duas empresas não podem emplacar a mesma palavra na mente do potencial cliente

7. A Lei da Escada – A estratégia a ser usada depende do degrau que você ocupa na escada

8. A Lei da Dualidade – No longo prazo, todo mercado se torna uma corrida de dois cavalos

9. A Lei do Oposto – Se você estiver mirando no segundo lugar, sua estratégia será definida pelo líder

10. A Lei da Divisão – Com o passar do tempo, uma categoria se dividirá em duas ou mais categorias

11. A Lei da Perspectiva – Os efeitos do marketing se estendem por um período prolongado

12. A Lei da Extensão de Linha – Há uma pressão irresistível para estender o patrimônio de uma marca

13. A Lei do Sacrifício – Para conseguir uma coisa, é preciso renunciar outra

14. A Lei dos Atributos – Para cada atributo, existe um atributo oposto e eficaz

15. A Lei da Sinceridade – Quando você admite um aspecto negativo, o potencial cliente lhe dá um aspecto positivo

16. A Lei da Singularidade – Em cada jogada, apenas uma jogada produzirá resultados substanciais

17. A Lei da Imprevisibilidade – A menos que você estude os planos de seus concorrentes, não poderá prever o futuro

18. A Lei do Sucesso – É comum o sucesso levar à arrogância, e a arrogância ao fracasso

19. A Lei do Fracasso – O fracasso tem de ser esperado e aceito

20. A Lei do Alarde – A situação é muitas vezes o oposto de como aparece na imprensa

21. A Lei da Aceleração – Programas bem-sucedidos não se baseiam em modismos, mas em tendências

22. A Lei dos Recursos – Sem um financiamento adequado, nenhuma ideia sai do chão

Além do livro, a editora H1, encarregada do seu relançamento, elaborou uma cativante série de podcasts, que contam com a participação de profissionais e personalidades de diversas áreas, abordando a relação entre o marketing tradicional e o marketing digital. Para ter acesso à lista completa de podcasts, basta clicar aqui.

À medida que exploramos essas leis, fica claro que o marketing bem-sucedido não é apenas uma questão de criatividade e orçamento. É sobre alinhar estratégias com as forças fundamentais do mercado. Aprender e respeitá-las é o caminho para evitar o desperdício de bilhões em planejamentos de marketing condenados ao fracasso. Veja mais detalhes sobre o livro, clique aqui »

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