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A marca da sua empresa na mente do consumidor.

Há algumas semanas encontrei um grande amigo que não via há anos. Esses encontros são sempre muito peculiares, engraçados e surpreendentes. Conversando sobre os caminhos que nossas vidas tomaram, ele me contou entusiasticamente, durante uns 40 minutos, sobre as peripécias de sua filha mais nova, Marya, de 3 anos de idade. Eu, hoje, estaria apto a escrever uma biografia não-autorizada sobre a pequena Marya.

Diante daquele documentário não solicitado sobre a vida de Marya, alguns fatos me chamaram a atenção.

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A primeira palavra que ela falou foi “mamãe”. Compreensível. “Mamãe” personifica tudo aquilo que ela necessita para sobreviver: cuidados, alimentação e brincadeiras. É sem dúvida a “marca” mais presente em sua cabecinha.

A segunda palavra foi “papai”. Também faz muito sentido, apesar de um pouco menos presente na sua vida, em virtude do trabalho, de alguma maneira passa autoridade e importância, além de brincar, dar-lhe presentes e fazê-la sorrir.

A terceira palavra: “Coca-Cola”!

Muitos teóricos do marketing e da estratégia, como Michael Porter, Al Ries e Peter Drucker, já afirmaram que o marketing hoje é uma batalha pela mente do consumidor. Solange, a mãe de Marya, com sua presença constante faz com que ela seja consumidora cativa dos seus produtos: carinho, leite e algumas ordens. Marya tem a percepção de que poucos poderiam fazer tanto por sua divertida existência, digamos que o mercado, no seu pequeno mundo, se resuma a duas empresas, sua mãe e o seu pai, concorrentes pelo único capital de que ela dispõe, sua simples presença.

A expressão Coca-Cola chega ao mundo de Marya pela freqüência com que ela a escuta e a vivencia em momentos de prazer. Um agradável passeio com seus pais e um copo de Coca-Cola, um lanche que sacia prazerosamente sua fome e um copo de Coca-Cola, um comercial cheio de ursinhos fofos e brincalhões na TV e de novo, lá está ela – Coca-Cola.

A associação de uma marca a sentimentos e percepções agradáveis do nosso dia-a-dia é tudo o que uma empresa pode querer. Nesse quesito, a Coca-Cola e a mãe de Marya estão se saindo muito bem.

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Para você ter uma idéia mais quantitativa do que estamos falando, uma pesquisa mostrou que só existe uma palavra no mundo mais famosa que a expressão “Coca-Cola”, a americana Ok.

Estima-se que somente a sua marca valha cerca de 72 bilhões de dólares. Isso é muito mais do que todos os ativos que a Coca-Cola detém dentre fábricas, caminhões, computadores e outros tantos.

O verdadeiro poder de uma empresa está na força de sua marca no mercado, na lembrança que o consumidor tem dela e das percepções que a ela estão associadas.

Cabe uma ressalva aqui, tal qual nos traz o mito da caverna, de Sócrates, não devemos confundir percepção com realidade. Levamos em consideração apenas o que percebemos, e como percebemos. Essa não é, porém, a realidade absoluta. O marketing, no intento de formar marcas fortes, trabalha justamente com a percepção de cada um. Pare um pouco e pense no real motivo que o leva a beber um copo de Coca-Cola. Talvez você descubra, como eu, que não é o sabor. O refrigerante em si, sem o seu rótulo – um aval de qualidade e prazer – não representa muita coisa. É como beber um bom vinho em um copo de geléia, sozinho num quarto escuro. Exceto, é claro, pelo fato que a Coca-Cola nem é tão boa assim.

Pergunte-se sempre: Como a minha empresa está posicionada na mente do meu consumidor?

Descubra quais as sensações e qual o aval que a sua marca transmite aos seus produtos, então, saberá o que fazer para vender mais.

A Marya já escolheu o seu refrigerante predileto, e o seu produto? Seria escolhido pela pequena Marya?

autor: Conrado Adolpho Vaz
fonte: Estrategista

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