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5 estratégias para fazer promoções mais eficazes

Está aberta oficialmente a temporada de promoções no varejo. O quarto trimestre do ano é o mais importante para quem trabalha com vendas ao consumidor, e o e-commerce, é claro, não está fora dessa.

Nós já cansamos de repetir, e você, provavelmente, está careca de saber, que as promoções são uma ótima ferramenta para impulsionar suas vendas e atrair mais clientes para sua loja online, certo? Acertar na estratégia pode fazer toda a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio.

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Fazer ofertas e liquidações não requer habilidades especiais, todo comerciante que se preze pode – e deve – tentar. Mas é preciso tomar alguns cuidados para não se dar mal. Principalmente com as mudanças nas regras de promoções e concursos culturais, ficou um pouco mais complicado, e até quem é profissional no assunto se atrapalha, de vez em quando.

Recentemente, o Procon-SP notificou um dos maiores grupos de e-commerce do Brasil por problemas com a promoção Black Night, que prometia descontos de até 80%. Relatos de consumidores indicam que instabilidades no site impediram que as compras fossem concluídas.

Quer fugir desse tipo de problema e fazer promoções mais eficazes? Confira algumas boas ideias:

1 – Promoções relâmpagos

Se você tem o hábito de fazer boas promoções relâmpagos, o consumidor sempre vai ficar atento ao que você está “aprontando” na sua loja.

Ações na linha “só nesta quinta-feira, máquinas fotográficas com 15% de desconto” também despertam no cliente um senso de urgência. Afinal, ele sabe que, se decidir deixar a compra para depois, não terá mais o desconto.

Use a inteligência obtida com as métricas do seu negócio para tornar a ação mais eficiente. Com elas, você pode saber qual o dia e a hora de maior tráfego no seu site e realizar as promoções nesse período.

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2 – Promoções-surpresa

Se você faz compras em supermercados frequentemente, já deve ter ouvido um locutor da loja anunciar que na próxima meia hora o preço do quilo do arroz agulhinha teria um desconto.

Você também pode surpreender os visitantes da sua loja online com promoções assim. Por exemplo, o cliente está navegando no site e, de repente, uma janela pop-up ou um banner do site aparecem informando que, se ele clicar ali naquele momento, terá desconto em determinado produto.

Você pode até mesmo refinar essa estratégia estabelecendo gatilhos para que essas promoções-surpresa apareçam dependendo do comportamento do cliente: determinado tempo de navegação no site ou quantidade de produtos no carrinho, por exemplo.

3 – Promoções exclusivas

Exclusividade é um excelente caminho para a fidelização do cliente. Ao perceber que determinada promoção foi feita exclusivamente para ele, mesmo que se estenda a um grupo maior de pessoas, ele se sente especial e passa a curtir sua loja.

Você pode fazer isso, por exemplo, lançando promoções específicas para os seus fãs no Facebook ou os seus seguidores no Twitter.

Também pode garantir descontos especiais para os destinatários do seu e-mail marketing ou fazer ofertas especiais aos clientes que o visitam com mais frequência.

4 – Promoções em datas especiais

Não estamos falando aqui apenas de Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais. Essas datas também são importantes, sem dúvida. Mas você pode, e deve, ir além, oferecendo descontos no mês de aniversário da loja ou do seu cliente, por exemplo.

Outra ideia é ampliar a estratégia para datas que não comemoram nada. Por exemplo, por que não armar ofertas especiais numa Sexta-Feira 13? Ou, então, se você tem uma loja de artigos esportivos ou vende televisores, garantir descontos diferenciados quando estivermos a seis meses da Copa do Mundo?

5 – Promoções segmentadas

Segmentar suas ofertas é meio caminho andado para acertar na mosca. Use o conhecimento que você adquiriu sobre seus clientes para fazer isso e, de quebra, ganhar pontos com eles.

Você pode usar o histórico de compras de seus clientes para fazer uma promoção sob medida para determinado grupo. Se você vende livros, por exemplo, pode enviar ofertas de descontos especiais para os clientes que já compraram o livro de determinado autor quando esse autor lançar sua nova obra.

Ao fazer compras na sua loja, os clientes dão a você muito mais informações que as que estão no formulário de cadastro que preenchem antes de finalizar a primeira compra. Eles dizem a você do que gostam, que marca preferem, qual música curtem ouvir etc. Saiba reconhecer essas informações e use-as para segmentar suas promoções e acertar em cheio.

fonte: Blog UolHost

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