Veja algumas dicas e conceitos que você deve ter em mente antes tomar alguma decisão à respeito da tipografia do seu site:
Legibilidade
Qual é o propósito de uma fonte? Naturalmente, ela deve permitir (e ajudar) que o visitante de um site tenha contato com o seu conteúdo. Portanto, uma fonte é inútil se ela não for legível e atrapalhar o usuário. Ao escolher uma fonte, concentre-se na sua legibilidade antes de qualquer outra coisa.
As regras para a legibilidade de uma fonte são simples – evite fontes “exageradas,” fique longe de cores extremas, e assim por diante. No entanto, se o seu projeto exige o uso de uma fonte com estas características (o que é raro), use a com moderação!
Também leve em consideração não apenas a legibilidade da fonte no seu computador – é cada vez mais comum a navegação mobile, via smartphones ou tablets, onde a escolha precisa ser ainda mais cuidadosa.
Mas qual fonte usar?
Vamos começar com uma divisão básica entre as duas principais famílias de fontes: Serif e Sans Serif. Talvez divisão é feita de acordo com as serifas – aquelas pequenas marcas de decoração que você vê no final das letras. Se a fonte possui estas marcas, ela é chamada de Serif; se ela não possui estas decorações, ela é chamada Sans Serif (sans, em francês, significa “sem”).
De modo geral, as fontes Serif são em grande parte identificadas com uma tipografia mais “antiga” e tradicional, sendo consideradas especialmente adequadas para a impressão. Você vai encontrá-las principalmente em jornais, livros e revistas. A razão para isto é que as fontes Serif são consideradas mais fáceis de serem identificadas e lidas em textos longos.
As fontes Sans Serif, por outro lado, são mais modernas e são o padrão para o mundo digital e do web design. Elas tem uma aparência mais simples e mais “limpa”, sendo consideradas mais fáceis de serem lidas online.
Estes são as princípios diferenças entre elas, mas tenha em mente que esta é uma distinção bem simplificada.
Qual a fonte ideal para você?
Para responder a essa pergunta, você precisa pensar sobre a identidade da sua marca. Quando o seu público-alvo interage com a sua marca, que tipo de sensação você quer que o seu negócio transmita para eles? Você está mirando em um público relativamente jovem ou um segmento mais antigo ou mais tradicional do mercado? Você irá usar conteúdo mais visual ou mais baseado em texto? E, não menos importante, que tipo de estilo se encaixa mais no seu negócio?
Para deixar a escolha mais fácil para você, criamos um guia para comparação:
Cores
As cores são um dos aspectos mais importantes no design…e com razão: afinal, definimos muitas das coisas que vemos por meio das cores! Em termos de tipografia, você deve escolher uma cor que não atrapalhe a experiência de leitura, ao mesmo tempo que ressalta e complementa o design da página.
O segredo está na escolha da cor ideal: ela deve ser interessante o suficiente para ser notada, mas discreta o suficiente não “roubar” o foco do conteúdo – afinal de contas, ele é o motivo pelo qual as pessoas irão visitar o seu site. Em outras palavras, um bom conjunto de cores (da fonte e do plano de fundo) só vai melhorar a sua tipografia, e deixar que a própria fonte e o conteúdo façam os seus trabalhos. A cor é um aspecto importante do design, mas não é o único aspecto importante dele.
Tamanho, Espaçamento e Colocação
O tamanho do texto é algo com o qual você não pode experimentar muito. Claro, você pode ter um título enorme e, se você estiver criando um site pessoal ou um portfólio, você poderá utilizar qualquer tipo de fonte. No entanto, o texto deverá ter um tamanho legível, não muito grande e, definitivamente, não muito pequeno (entre 12-14px).
Também leve em consideração o posicionamento do texto em relação aos demais itens da página. Se o texto do seu site é o conteúdo mais importante, garanta que ele está em uma posição de destaque na página – de preferência, “acima da dobra” e sem distrações por perto.
A Mensagem
Todos os elementos de um site devem transmitir uma mensagem, sobre você, sua marca ou seu produto. A fim de tomar as decisões tipográficas do seu site, você deve se perguntar qual o objetivo principal do site e a mensagem que ele pretende transmitir. Assim, se você está criando um site para uma ONG, sua tipografia deve passar essa mesma mensagem, então não faz sentido você usar uma fonte arrojada e diferente.
A utilização da fonte certa ajuda você a passar a mensagem que você quer transmitir mais facilmente. Por isso mesmo, vale à pena investir um pouco de tempo durante a criação do site e analisar qual a fonte a ser usada, ok?
Orientações Úteis
Quando chegar o momento de escolher a fonte do seu site, existem algumas orientações práticas que irão ajudá-lo a escolher as melhores fontes para o seu negócio:
- A menos que você seja um expert, não use mais de 2 tipos diferentes de fonte em seu site. Mantenha o corpo do texto em uma fonte básica e simples e adicione uma fonte mais elaborada e exclusiva nos títulos.
- Se você trabalha em uma área mais “tradicional” de negócio – Consultoria, Imóveis, Advocacia – use as fontes mais tradicionais.
- Por outro lado, se você é um artista, fotógrafo ou ilustrador, você pode definitivamente experimentar com fontes mais ousadas.
- Se você quiser adicionar um toque pessoal, use uma fonte manuscrita, mas tente usá-la apenas nos cabeçalhos.
- Se o seu público principal são crianças, use fontes divertidas e joviais.
- Fontes “pesadas” e fortes, em negrito, passam uma ideia de potência e estabilidade – ideais para Academias, Empresas de Construção Civil ou sites de Carros.
- Fontes alongadas e estreitas projetam uma sensação de luxo e elegância, então elas devem ser usadas para um Hotel, Loja de Joias, ou um portfólio.
fonte: Blog Wix