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Os três mandamentos do UX Design

Um bom UX Design tem “apenas” três mandamentos. Eles não são difíceis de lembrar, mas exigem tempo e esforço para serem aplicados. Conheça cada um e aprenda a utilizá-los:

1. Seja útil

O primeiro e mais importante requerimento: seu produto deve ser útil. Estudos apontam a utilidade como 1,5 vez mais importante do que a usabilidade. O que define utilidade? De acordo com Jon Burgstone e Bill Murphy Jr., os consumidores compram um produto por dois motivos: aliviar a dor ou ter prazer. O primeiro, porém, acaba sendo mais importante do que o segundo. Se você oferece um serviço que ninguém mais tem, o público vai apreciá-lo mais do que um produto que apenas entretém (porém, ter ambos é ainda melhor, como mostraremos depois).

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Desenhar um produto útil requer conhecimento sobre os problemas do seu público – e criatividade para resolvê-los. A melhor maneira de descobrir esses fatores é fazendo pesquisas (como surveys, qualitativas, A/B) e prototipação (Mínimo Produto Viável).

2. Seja usável

Usabilidade é quanto o seu produto cumpre sua função. Refere-se à qualidade da experiência do usuário ao utilizá-lo. Isso engloba uma variedade de elementos, desde a curva de aprendizado até a complexidade total.

Para a Nielsen Normal Group, existem cinco componentes-chave para a usabilidade:

– Aprendizagem: a facilidade com que o usuário consegue entender como utilizar o produto;

– Eficiência: a facilidade com que usuários conseguem completar tarefas;

– Memorabilidade: quanto os usuários lembram-se do produto após um período de tempo sem utilizá-lo;

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– Erros: a quantidade e gravidade de erros cometidos pelo sistema ou pelo usuário;

– Satisfação: o prazer em usar o produto.

3. Seja prazeroso

Se na base da pirâmide de necessidades do User Experience estão a funcionalidade e usabilidade, no topo está o prazer. Mas não se engane: mesmo que não seja mais importante, o prazer é fundamental para um bom design de UX.

Estudos já mostraram que respostas emocionais são as mais importantes na hora de tomar uma decisão – superando até a lógica. Além disso, usuários acabam percebendo produtos prazerosos como mais usáveis (mesmo que não sejam de fato).

Como fazer isso é a parte mais difícil. Especialistas recomendam engajar o público com estímulos visuais, mas isso não é tudo. Um sistema de recompensas, que oferece pequenos presentes, pode ajudar a gerar confiança e construir um bom relacionamento. Novas descobertas, como uma animação ou mesmo uma mensagem de erro divertida, também têm esse efeito.

Quer saber como utilizar os três mandamentos? Inspire-se em sistemas que o fazem com sucesso, como os apps de ensino de idiomas Duolingo e Lingot.

fonte: Fastcodesign / Sebrae Minas Gerais Design

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