O folder é sem dúvida umas das ferramentas de divulgação mais utilizadas no mercado promocional.
Do produto mais simples ao mais sofisticado, quase sempre haverá um folder enumerando suas vantagens.
Outros preferem usar o folder como informativo para divulgar um evento ou notícia.
O fato é que essa ferramenta faz parte do nosso dia-a-dia.
Por mais simples que possa parecer, um folder também requer alguns cuidados não só no que se refere à qualidade de impressão e cores.
Vamos falar do acabamento, especificamente da dobra do material.
Não são poucos os casos de folders que recebemos mal compensados e dimensionados. Impressos que no momento da dobra não fecham direito, ficam “encavalados” e em alguns casos totalmente diferentes do que o cliente espera. Tudo porque não se tomou o cuidado de compensar e dimensionar corretamente as faces (páginas) do material.
Como compensar as páginas de um folder?
Vamos tomar como exemplo um folder básico, formato A4, com duas dobras estilo charuto (ou rocambole – a nomenclatura varia de acordo com a região).
Geralmente as pessoas tomam por base dividir o comprimento do folder (297mm) por 3: sendo assim temos 297/3=99mm (Fig1). Porém nesse caso teremos 3 faces iguais com 99mm e a face que vai por dentro irá ficar forçando as demais páginas pois ela tem o mesmo tamanho. O conceito é simples: para colocar X dentro de Y, X precisa ser menor que Y.
Um folder feito dessa forma irá fatalmente ficar encoanoado ou “armado” (Fig2).
Então o correto é fazermos duas faces com 100mm e uma terceira com 97mm (esta última irá por dentro das demais). Veja o exemplo abaixo:
Você viu que em um folder com 2 dobras pode ocorrer esse tipo de problema. Imagine agora um folder com 4 dobras (10 páginas).
Se um folder desse tipo não for compensado todo o trabalho será inviabilizado pois são muitas páginas para colocar uma dentro da outra. O volume fará com que os vincos fiquem fora do lugar e toda a aparência do material será alterada. Em alguns casos isso é pouco perceptível, mas em outros compromete totalmente a estética do folder. Para fazer um trabalho desse tipo, siga o exemplo abaixo:
Fique atento! Na figura acima cada face é 2mm menor que a face que fica por fora. Somente a capa e a contra-capa têm formato igual (uma lâmina interna nunca deverá ser igual ou maior que a capa)
Quando não é preciso compensar um folder?
O único caso em que não é preciso compensar as páginas de um folder é se a dobra for ZIG-ZAG ou SANFONA. Nesses tipos de acabamento todas as faces têm obrigatoriamente que ser iguais. Qualquer compensação irá estragar o material. Isso porque nesses modelos de folder não existe uma lâmina “dentro da outra”… todas ficam lado-a-lado. Veja a imagem abaixo:
Modelos de dobra mais usados
Abaixo temos alguns dos modelos de dobras mais comuns.
fonte: Impressul
Qualquer dúvida que você tenha sobre as dobras, facas, recortes, itens referentes a área a produção gráfica – mesmo você sendo um designer, publicitário, enfim, o responsável pelo projeto gráfico de qualquer material impresso, deixe a vergonha de lado e entre em contato com a gráfica que será responsável pela impressão do seu trabalho. A maioria dos problemas entre os responsáveis de um projeto gráfico que será impresso e a gráfica é a pura falta de comunicação. #ficadica
Respostas de 2
Belas dicas!
Muito bom conteúdo! Parabéns!