Pesquisar
Close this search box.

Diagramação da página – web

1. Proximidade e alinhamento

Essa é a primeira regra: Elementos que têm algo em comum devem estar juntos na tela, ou seja, o alinhados e agrupados para que o leitor reconheça como grupo. Além de agrupados, e esse alinhamento deve ser consistente: é bom repetí-lo em todas as páginas, sempre que o assunto ou a hierarquia de elementos (textos, botão, foto, barras etc.) forem os mesmos. Sem o agrupamento e alinhamento o leitor tem sensação de bagunça.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

2. Equilíbrio, proporção e simetria

Simetria é uma forma geométrica que apresenta dois lados iguais de um mesmo eixo. É fácil criar e produzir um layout simátrico, com todos os elementos centralizados ou duplicados do outro lado. Mas esse tipo de layout simétrico não chama atenção, é normalmente monótono e desintessante, fazendo com que o leitor se aborreça ou nem se interesse por ele. Para conseguir um equilíbrio dinâmico entre os elementos de um layout com pontos de interesse e elementos que chamam atenção é preciso usar elementos de pesos e tamanhos variados que se oponham e se complementem, criando movimento e interesse.

3. Contraste, cores e brancos

Os elementos de um layout se dividem em três categorias: concordante, conflitante e contrastante. A primeira acontece quando não há contraste entre dois elementos da página, e o resultado é desinteressante. Já o conflitante é quando o desiner tenta inovar, e acaba causando atrações visuais que não são as mesmas (concordante) nem são diferentes (contrastantes). Os espaços em brancos ou vazios devem ser encarados como elementos importantes para o desenho de um layout: entrelinhas, colunas e margens são alguns lugares onde dá para usá-lo.

4. Ordem, consistência e repetição

O designer tem toda liberdade para criar suas regras, mas não vale mudá-las no meio do processo, ou mesmo usar em cada página de website um layout diferente com tipologia, cores, espaços e fundos próprios. Isso normalmente não funciona, pois não dá unidade e desorienta o usuário a tal ponto que ele pode se perguntar se ainda está dentro do mesmo site.

Ficou interessado neste conteúdo?

Descubra como a IFD Comunicação transforma esses conhecimentos e outros em resultados excepcionais na divulgação da sua empresa. Conheça mais detalhes dos nossos serviços especializados e impulsione o sucesso da sua marca.

Receba os próximos posts

Assine nossa newsletter e junte-se a mais de 1.500 pessoas ou entre em nossos canais no WhatsApp » ou Telegram »

COPYWRITING: + de 400 modelos de copy GRATUITOS + BÔNUS

Atendendo a inúmeros pedidos, uma das publicações mais populares do IFDBlog agora está disponível como e-book! Preencha o formulário abaixo para fazer seu cadastro:

Você também vai gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *