Designers analfabetos funcionais

A única explicação plausível para o fato de alguns designers usarem tipografias meramente como elemento decorativo é eles serem analfabetos funcionais. O analfabeto funcional é a pessoa que consegue ler e escrever textos simples, mas não conseguem interpretá-los. O designer analfabeto funcional é a pessoa que faz uma faculdade furreca, lê uns “tutoriais” ou “aprende” fazendo e não entende que o objetivo primordial da tipografia é permitir uma leitura confortável e estimulante.É batata: portifólio desse tipo de designer tem pouquíssimo texto e a fonte é praticamente ilegível. No portifólio até que vai, pois o conteúdo principal são os exemplos de peças gráficas que o designer criou e não o texto. Mas, em quase todos os outros casos, uma pixel-font minúscula não é a melhor pedida.

Pablo Barros chamou a atenção na ArqHP para o site da Sapien, três vezes Top10 do Ibest na categoria Agências. Cansados das reclamações com o tamanho da fonte e o baixo contraste utilizados no site, eles resolveram ironizar o usuário.

Ao invés de aumentar a fonte do site, a pequena caixa do canto abre um tutorial que ensina, pasmem, como o usuário pode mudar a resolução do seu monitor para que as fontes pareçam maiores.

É esse tipo de designer que ainda ri daquela velha piada: “Se usuário tivesse extensão, seria .FDP” Se você também ri da piada, por favor, mude de profissão. Trabalhe com impressos, vídeo, pinte quadros, mas por favor, pare de fazer sites com tipografia cursiva e metáfora de livro, como o Penduricalho da Sapien:

[ Direito de Resposta]

A Sapien enviou uma mensagem muito educada ressaltando que a intenção do tutorial não era ironizar o usuário. Eles admitem que o site, que foi feito em 2000, já não está mais adequado para as necessidades de seus clientes e planejam em breve um redesign. Eles dizem também que o site Penduricalho referido acima teve aumento de 266% acessos depois da implantação da versão acima.

autor: Frederick van Amstel
fonte: http://www.usabilidoido.com.br

Assine Nossa Newsletter • Se você deseja receber as novidades do IFDBlog por email, insira o seu logo abaixo:

 
Postado em:

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *