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Como as cores afetam as compras online

A Kissmetrics desenvolveu um infográfico com várias informações referentes à influência das cores na hora de uma decisão de compra online. De forma genérica, o infográfico aponta como as cores podem estimular (ou não) uma compra em um site. O mais interessante é que a Kissmetrics aponta que nem só as cores influenciam nas compras, mas fatores como velocidade do site, botões com alto “call to action” e design de forma geral.

A seguir, você encontra o infográfico e abaixo os dados e informações traduzidas.

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Cores e Marketing

– Quando se faz marketing de um novo produto, é crucial considerar que os consumidores dão importância para a aparência e cores do site quando vão às compras;
– 85% colocam as cores como uma das primeiras razões de motivação para comprar um produto em particular.

Cores e Branding

– As cores aumentam em 80% o reconhecimento de uma marca.

Cores e o Consumidor

As cores são uma das ferramentas mais poderosas do Design. Entretanto, elas não são universais. Cores que “seduzem” nos EUA são diferentes das que “seduzem” na Índia. As cores utilizadas no infográfico dizem respeito à percepção dos usuários nos EUA.

Amarelo: Otimista e jovem. Usada para prender a atenção;
Vermelho: Energia. Aumenta a frequência cardíaca, cria a sensação de urgência e é muito visto em liquidações;
Azul: Cria a sensação de confiança e segurança e é muito visto em sites de bancos e negócios;
Verde: Associado com a riqueza é a cor que os olhos processam como mais facilidade. Usado para ajudar no relaxamento em lojas;
Laranja: Agressivo. Cria o apelo à ação (call to action) para inscrições, compras e vendas;
Pink: Romântico e Feminino. Usado para divulgar produtos para mulheres e adolescentes;
Preto: Poderoso e luxuoso. Usado para divulgar produtos de luxo.
Púrpura: é usado para acalmar e tranquilizar. Muito visto em produtos de beleza e anti-idade.

Cores e Consumidor

Cores também têm a habilidade de atrair tipos de consumidores e mudar o comportamento destes.

Preto, laranja e azul royal: atraem compradores compulsivos. Usado em lojas de Fast Food, lojas de desconto e vendas de liquidação.
Azul marinho e verde piscina: atraem compradores com orçamento fixo. Usados em bancos e grandes lojas de departamentos.
Pink, azul claro e rosa: atraem compradores tradicionais. Usados em lojas de roupas.

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Outras influências

As cores não são a única coisa que influenciam no comportamento do consumidor. Para compradores online, design, texto e conveniência afetem suas decisões de compra.

Percepção do todo

Para muitos compradores online, site com navegabilidade e design pobres são a razão pela qual eles optam por não comprar em determinado site.

– 42% é porcentagem dos usuários que baseiam sua decisão de compra ao levar em consideração toda a construção do site;
– 52% é a porcentagem de pessoas que não retornam a um site depois de se decepcionar com a construção do site.

O elemento tempo

Velocidade, eficiência e conveniência são algumas das muitas razões para que os consumidores tradicionais comprem pela internet. Ter um site que carregue até 5 segundos mais lento que o site de um concorrente, pode causar uma grande perda.

– 64% das pessoas desistem da compra se o site é lento;
– A Amazon.com identificou que a cada 100ms de demora ao carregar de uma página representa 1% de perda nas vendas.

Palavras de ação

Vendedores acreditam na habilidade que as palavras têm de evocar emoções no consumidor. A palavra certa pode fazer a diferença entre uma compra feita na sua loja ou em qualquer outra loja do mundo.

– 52% dos consumidores estão mais dispostos a entrar em uma loja se ela tiver um sinal de “liquidação” na janela;
– 60% dos consumidores estão mais dispostos a comprar um produto se houver a palavra “garantido” associado a ele.

Considerações

Apesar de a minha tradução não ser perfeita, espero que ela tenha contribuído para o entendimento de todas estas informações. Além disso, um ponto que gostei e que foi enfatizado pelo autor, é o fato de as cores possuírem significados diferentes em cada cultura.

Por isso, as informações aqui podem ajudar a promover a melhor experiência para os seus clientes. No entanto, é importante conferir se no Brasil as relações entre as cores e percepções são as mesmas. Para ajudar nisso, recomendo o livro “Psicodinâmica das Cores em Comunicação”.

fonte: PSFK / Ponto Conteúdo

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