Para distrair a mente por alguns minutos acabei por parar em um post muito interessante para quem gosta de “letras desenhadas”: 50 Beautiful Examples of Vintage and Retro Typography. Vale a pena ver os exemplos de tipografia retrô aplicada em marcas atuais.
Um dos exemplos mais conhecidos é o rótulo do bom e velho Jack Daniel’s, o whiskey norte-americano que se tornou marca global até na Escócia. A simples visão da garrafa já desperta o imaginário, depois de tanta mídia espontânea protagonizada por astros da guitarra.
Fiquei sabendo que o rótulo e a garrafa passaram por uma reforma suave e muito bem feita em 2011, como se pode ver nestes dois links, aqui e aqui.
O rótulo original já passou por alterações, sempre com ajustes sutis para transmitir evolução e reforçar a clareza na mensagem, o statement, que tem a ver com estilo e força.
Veja a evolução dos rótulos, do anos 50 até hoje:
A tipografia sugere tradição e elaboração meticulosa. A embalagem deixa o destaque da cor para o líquido. Hoje há mais preto do que antes no rótulo. O mais recente mantém as filigranas e equilibra o preto e branco com toques de prata.
Atualmente é assim, desde 2011:
As mexidas foram na forma da garrafa também – repare nos cantos, supostamente para uma silhueta mais proeminente e masculina, mantendo a forma tradicional ao mesmo tempo.
autor: Vicente Tardin
fonte: Webinsider
Uma resposta
Legal, uma marca que se mantém viva e jovem sem precisar mudar sua personalidade. Sem falar que o sabor continua animal (só manchada por equele lixo de mel!)