5 dicas de como criar um logotipo para sua marca

Criar um logotipo nem sempre é uma tarefa simples. Mas, é importante utilizar um logo que represente a sua marca, que seja reconhecida de longe pelos seus clientes. Todos reconhecemos o “m” do McDonald’s quando vemos, o mesmo ocorre com a Apple e outras empresas.

Contudo, o que é necessário fazer para que o seu logotipo seja reconhecido e tenha autonomia? Criamos uma lista com nossas principais dicas.

1- Conheça todas as características do seu negócio

O autoconhecimento é a chave número um para aumentar as vendas. Deixe claro quais são os seus principais diferenciais e use isso a seu favor. Não fique focado apenas no produto, analise o seu mercado e quais são as oportunidades de empreender.

Além de entender mais sobre o seu negócio, é importante saber quem é o seu público. O que gostam de fazer? São jovens, adultos ou idosos? Classe alta ou baixa? Tudo isso poderá influenciar na criação da sua imagem.

2- Use cores relacionadas ao seu persona

Já notou que marcas de Fast Food usam cores quentes no momento de criar um logotipo? Isso porque laranja, amarelo e vermelho estimulam o consumo. Já quando as marcas são relacionadas à área de medicina, comumente optam por cores frias como branco e azul.

Portanto, faça uma pesquisa de mercado e veja quais são as cores mais utilizadas e aceitas pelo seu persona.

3- Fugindo do modismo para criar um logotipo

Seguir algumas tendências como o uso das cores é essencial. Entretanto, ainda é muito importante criar algo novo, que é original e somente seu. Agora é o momento de criar e não de copiar.

Por exemplo, durante muito tempo as marcas possuíam raios e objetos brilhantes. Como consequência disso, muitas vezes será necessário remodelar o logo futuramente para que a sua marca não fique para no tempo, como uma simples moda que passou.

Portanto, não siga uma vertente só porque está sendo famosa em algum momento. Procure singularidade.

4- Procure por ajuda de programas ou especialistas

Existem muitos programas que podem ser utilizados no momento de criar um logotipo. Vale a pena testar cada um deles, os mais famosos são: CorelDraw, PhotosCape e Canvas. A última opção possui ótimas alternativas gratuitas.

Mas o que fazer se mesmo tentando inventar algo, não consegue descobrir como criar um logotipo legal e marcante? Uma opção é ir em busca de profissionais e agências que fazem isso por você.

Este momento é crucial para definir como sua marca será lembrada. Pode-se investir um pouco mais para um serviço de qualidade superior.

5- Qual o conceito dele?

Não basta apenas ser criado, deve ter um conceito baseado no seu persona. Mesmo que de forma sutil, deverá expressar quais são os serviços prestados pela sua marca.
Em suma, as opções que podem surgir são as mais variadas. Sendo assim, criar um esboço pode ajudar muito durante o processo.

E então, tem mais alguma dica de como criar um logotipo? Deixa nos comentários!

Assine Nossa Newsletter • Se você deseja receber as novidades do IFDBlog por email, insira o seu logo abaixo:

 
Postado em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *