10 Mentiras Para Enrolar Designers e Ilustradores

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1 ) “Faça esse trabalho barato (ou de graça) e no próximo pagaremos melhor”

Nenhum profissional que se preze daria seu trabalho de mãos beijadas na esperança de cobrar mais caro mais tarde. Você consegue imaginar o que um advogado diria se você dissesse “me defenda de graça dessa vez que na próxima vez que eu precisar de um advogado eu te chamo e pago melhor”. Ele com certeza riria da sua cara.

2 ) “Nós nunca pagamos 1 centavo antes de ver o produto final”

Essa é uma pegadinha. A partir do momento que você foi contratado para fazer o trabalho você DEVE pedir uma entrada. O motivo é simples, você está trabalhando desde o momento que se dispõe a fazer a reunião de briefing. Talvez um cliente mais inexperiente queira pagar após ver alguns esboços. Cabe a você aceitar ou não.

3 ) “Esse trabalho será ótimo para seu portfolio! Depois desse você vai conseguir muitos outros”

Essa é uma das mais típicas. E costuma fazer vítimas principalmente entre jovens que ainda estão estudando. Para não cair nessa, basta pensar “quanto o seu cliente vai faturar com o seu trabalho?”. Além disso, não esqueça que, mesmo que ele indique seu trabalho para outras empresas, com certeza ele dirá quanto custou (ou se foi de graça) e imagine o que os próximos irão querer?

4 ) Olhando para seus estudos e rascunhos: “Veja, não temos muita certeza se queremos seu trabalho. Deixe esses estudos comigo e vou falar com meu sócio/investidor/mulher, etc e depois te dou uma resposta”

Não dou 5 minutos para ele ligar para outros designers com seus estudos e conceitos criados na mão barganhando melhores preços. Quando você ligar de novo ele dirá que seu trabalho está muito acima do mercado, blá blá blá, e que Fulano Designer vai fazer o trabalho. Mas como eles conseguiram outro designer mais barato? Lógico, você já passou o conceito todo criado! Economizou horas para o designer que vai pegar o trabalho. Então, enquanto você não entrar em acordo com seu cliente NUNCA DEIXE NADA CRIATIVO no escritório dele!

5 ) “Veja, o job não foi cancelado, somente adiado. Deixe a conta aberta e continuaremos dentro de um mês ou dois”

Provavelmente não. Seria um erro você não faturar o que foi feito até o momento esperando que o trabalho continue depois. Ligue em dois meses e você verá que alguém estará trabalhando no job. E adivinhe! Eles nem ao menos sabem quem você é… e o dinheiro do início do trabalho, lógico, já era!

6 ) “CONTRATO?? Nós não precisamos assinar contratos! Não estamos entre amigos?”

Sim, estamos. Até que alguma coisa dê errada ou ocorra um mal-entendido, e você se transforme no meu maior inimigo e eu sou o seu “designer estúpido”, aí o contrato é essencial! Simples assim! Ao menos que você não ligue em não ser pago. Qualquer profissional usa um contrato para definir como será o trabalho e você deve fazê-lo também!

7 ) “Envie-me a conta depois que o material for pra gráfica”

Por que esperar por esse deadline irrelevante? Você é honesto, não? Por que você deveria ficar preso a esse deadline? Uma vez entregue o trabalho, fature! Essa desculpa possivelmente é uma tática para atrasar o pagamento. Assim o material vai pra gráfica, precisa de alterações intermináveis e, adivinhe, ele arranja outra pessoa pra fazer as alterações necessárias, o material vai pra gráfica e você nem fica sabendo!

8 ) “O último designer fez esse job por R$ XX “

Isso é irrelevante. Se o último designer era tão bom por que ele te chamou? E quanto o outro cobrava não significa nada pra você. Pessoas que cobram muito pouco pelo seu tempo acabam fadadas ao insucesso (por auto-destruição financeira). Faça um preço justo, ofereça no máximo 5% de desconto e não abra mão disso.

9 ) “Nosso orçamento para esse job é de XX reais”

Interessante, não? Um cara sai para comprar um carro e sabe exatamente quanto ele vai gastar antes mesmo de fazer uma pesquisa. Uma quantia de trabalho custa uma quantia de dinheiro. Se seu cliente tem menos dinheiro e ainda assim você quer pegar o trabalho, dedique menos horas a ele. Deixe isso bem claro ao seu cliente, que você dedicará menos tempo que o estimado para finalizar o trabalho porque ele não pode pagar por mais horas. A escolha é sua.

10) “Estamos com problemas financeiros. Passe o trabalho para nós e, quando estivermos em melhor situação, te pagamos.”

Claro, mas pode contar que, quando o dinheiro chegar, você estará bem lá no final da lista de pagamentos. Se alguém chega ao ponto de admitir que está com problemas financeiros então provavelmente o problema é bem maior do que parece. Além disso, você por acaso é um banco para fazer empréstimos? Se você quer arriscar, pelo menos peça dinheiro adicional pelo tempo de espera. Um banco faz isso, não faz? Por que provavelmente esse é o motivo deles quererem atrasar seu pagamento, ter 6 meses de dinheiro “emprestado” sem ter que pagar juros, o que não aconteceria se ele tivesse que emprestar do banco. Não jogue dinheiro fora!

Bom, o motivo de tudo isso não é deixar você paranóico ou coisa do tipo, mas sim injetar um pouco de realidade no mundo de fantasia da maioria dos designers. Você certamente vai tratar com pessoas muito diferentes de você. As motivações e atitudes certamente são diferentes. Eu infelizmente vejo, muitas vezes, exemplos de pessoas envolvidas em situações com a mais nobre das intenções e acabam literalmente se dando mal. Porque a maioria dos designers enxergam os trabalhos como uma oportunidade de fazer aquilo que mais gostam com dedicação, simplesmente porque amam o que fazem! A outra parte não tem a negociação tão idealizada ou romantizada, muito pelo contrário.

Como lidar com todas essas coisas e ainda assim fazer um trabalho criativo? Boa pergunta! É por isso que ir atrás da informação é importante. Você aprende a trabalhar com todas as técnicas do design, mas não aprende a arte da negociação. Muitos designers ignoram este aprendizado, o que é um grande erro. Sugiro que o mínimo seja incorporado assim certamente você não sentirá seu trabalho como uma grande perda de tempo e dinheiro!

fonte: texto original em inglês Painte Creativity
tradução: Debora Behar
fonte: Blog do Sales

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4 Comentários

  1. É. Desisti. Não dá pra viver de ilustração no Brasil. Não dá. Simples assim. Você está sempre sozinho. Não tem regulamentação na área e é muito raro encontrar um cliente de boa-fé. É muito difícil receber o dinheiro acordado. Eles simplesmente não pagam. O mercado é amador. As agências de propaganda são pilantras. O desgaste nosso é enorme. Sei que tem gente que até vive de ilustração. Mas eles são exceção. A maioria tem que fazer mil outras coisas como programar e fazer design, direção de arte, diagramação, etc. Todos os clientes que conheci, mesmo aqueles onde os trabalhos deram certo TODOS tentaram tomar vantagem na negociação. Desisto. Vou estudar pra concurso. Minha arte vai ficar pra mim, pros meus projetos pessoais.

  2. Olá!

    Olha só tenho uma dúvida, sou freela e tenho um cliente antigo e super problemático, é um parto fazer os projetos para ele, o pagamento vale o esforço apesar de demorar dois meses para cair. Então, esse cliente me pediu os arquivos abertos das peças que fiz para ele, as mais antigas nem tenho mais. A assistente nova que é quem fala comigo agora me exigiu que os arquivos fossem enviados abertos e em Corel. Detalhe, não tenho o Corel e já tinha avisado isso para a menina, nunca antes tinham me pedido isso aí. O que você acha, o cliente tem direito ao arquivo aberto de peças produzidas para impressão?

    Obrigada!

    • Bom quem nao fez um contrato antes acontece bem isso 😉 se tiver um contrato releia e veja se ele tem direito a isso e a negociação foi feita de boca, dai ja nao sei, não costumo trabalhar assim….

      EU deixo bem claro que os arquivos fontes são meus, a não ser que o cliente tenha pago por isso (detalhe que é fechado em contrato). Quando o job é um logotipo envio os arquivos fontes (o arquivo vetorizado + fontes tipograficas / se necessario). Impressos bem como lay de site a coisa muda, se ele quiser os arquivos fontes tem que pagar e sempre cobro o dobro sendo que ele nunca pode tirar os créditos de quem o fez, no caso eu ;), simples, se você não deixou isso claro na forma de um contrato só lamento :/

      CASO vocês não tenham um contrato, ou mesmo um email ou arquivo onde você esclarece estes pontos, procure um advogado para que ele possa te orientar no que seu cliente possa fazer com você legalmente caso você não envie os arquivos fontes, procure um advogado especializado em direito autoral.

      Boa sorte só posso te ajudar até aqui e da proxima trabalhe com um contrato, para que este tipo de coisa não aconteça.

  3. desculpa, mas nem aspirantes a designers caem nessas ainda…
    só se realmente for muito bobinho… até calouro já conhece essas ladainhas =D
    quem normalmente ainda cai nisso são micreiros, que além de ficarem sem pagamento, fazem um trabalho muito mal feito…
    (apenas críticas construtivas de alguém que vivencia essas cenas)
    xD

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