Foco no cliente, criação de soluções inovadoras e boa liderança são todas dicas amplamente difundidas sobre o que um empreendedor deve fazer para chegar ao sucesso. As dicas do que não fazer, porém, ocupam uma região mais escondida no ‘manual’ de como obter excelência em atendimento. Para elaborar essa lista, o Estado conversou com o consultor do Sebrae-SP, Marcelo Moreira, e com a coordenadora do Centro de Empreendedorismo do Insper, Cynthia Serva.
“É no atendimento que o empreendedor consegue se diferenciar dos concorrentes, por isso preparar os funcionários tem de fazer parte da agenda do empresário”, aponta Cynthia. Nessa mesma linha, Moreira repreende a falta de planejamento de boa parte dos pequenos e médios empreendedores ao decidirem abrir um negócio. “A falta de planejamento é uma das principais causas de fechamento de empresas no Brasil. Estudar a concorrência, o mercado e onde se posicionar são elementos importantes para abrir um negócio mais seguro”, explica o consultor do Sebrae-SP.
Veja abaixo os principais pontos que não devem ser ditos aos clientes:
1) “Meu concorrente é…”
Não comente seus concorrentes. Isso aparenta deselegância e você pode cometer algumas injustiças por não conhecer a fundo o produto ou serviço do qual você está falando.
2) “Tive um cliente que…”
Falar de seus consumidores, seja bem, mal ou relatando uma escolha diferente da que seu atual cliente está tomando passa a impressão de que você comentará o que ele fez também.
3) “Essa venda vai me ajudar a…”
Não se comenta com o cliente as finanças da empresa. Ele não precisa saber se você vai usar o dinheiro dele para fazer o supermercado da família ou investir em ações. Expor esse tipo de situação pode causar constrangimentos.
4) Não prometa o que você não possa cumprir e entregue o que você prometeu
Essa não é uma frase que não deve ser dita ao cliente, mas sim tida pelo empreendedor como um mantra. Se é para ir além das expectativas de um cliente, faça isso na entrega, não na hora de vender.
5) “Não tenho.”
Essa frase fecha a oportunidade de negócio. O empreendedor tem de ser muito cuidadoso com ela, pois geralmente está ligada a uma indisponibilidade momentânea. Exponha isso para o cliente e contorne a situação oferecendo outro bem ou serviço que seja similar ao que ele está procurando. Caso ele insista no produto inicial, é delicado da parte do empreendedor pegar os contatos do cliente e avisar quando o item procurado chegar.
autor: Flávia Alemi
fonte: PME Estadão