Pesquisar
Close this search box.

5 dicas de psicologia para criar o ambiente de trabalho ideal

O desejo de grande parte dos profissionais é encontrar o ambiente de trabalho ideal, mas poucos sabem que alcançar esse objetivo depende apenas do comportamento próprio. Se você é o tipo de funcionário que gosta de se sentir à vontade no ambiente em que trabalha, confira dicas de psicologia que vão ajudá-lo a organizar seu escritório de maneira a favorecer seu bem estar:

1. Evite escritórios abertos

Escritórios abertos (em que as mesas são comunitárias e não existem divisões de baias) têm como objetivo incentivar o trabalho em equipe, mas nem sempre é isso que acontece. Segundo pesquisa realizada com base na análise de dados de 303 escritórios norte-americanos, embora o modelo impulsione a comunicação, não há nenhuma evidência de que aumente o espírito de equipe. Além disso, os pequenos benefícios na comunicação são facilmente superados pelas desvantagens de trabalhar nesse tipo de escritório: barulho, distração e falta de privacidade. Em geral, pessoas que trabalham em suas próprias mesas são mais satisfeitas com seu ambiente de trabalho.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

2. Organize (ou não) sua mesa de acordo com os resultados desejados

Pesquisa mostra que a organização e a bagunça no ambiente de trabalho têm diferentes consequências psicológicas. Um experimento constatou que mesas bagunçadas tendem a incentivar a criatividade, ao passo que as mesas organizadas encorajam conformidade e bom comportamento moral. Por isso, observe sua mesa de acordo com os resultados que você busca.

3. Inclua paisagens naturais

Não é segredo que uma boa caminhada em meio a natureza tem efeito calmante sobre a mente. De fato, uma pesquisa comprova que essa atividade melhora a memória em 20%. Por isso, pode ser uma boa ideia incluir a natureza em seu ambiente de trabalho. De acordo com estudo realizado no ano de 2005, apenas visualizar cenas naturais tem efeitos restauradores sobre a função cognitiva, além de reduzir o estresse e aumentar a saúde geral e o bem estar. Por isso, se o seu escritório não tem uma paisagem natural, inclua uma foto no seu escritório.

4. Tenha plantas no escritório

Assim como as paisagens naturais, plantas no ambiente de trabalho também podem acalmar a mente. De acordo com pesquisa realizada no ano de 2011, após ser exposto a um ambiente de trabalho com no mínimo quatro plantas, a capacidade de atenção das pessoas foi restaurada, em comparação com a condição de controle de quem não tinha plantas no escritório.

5. Decore de acordo com o seu gosto

Estudo realizado em 2010 para analisar os efeitos de escritórios vazios em comparação aos cheios mostrou que a decoração de um escritório tem efeitos sobre o bem estar das pessoas, além de interferir na capacidade de atenção aos detalhes e na gestão da informação. Os profissionais autorizados a decorar seu espaço de trabalho de acordo com o próprio gosto foram mais produtivos.

fonte: http://noticias.universia.com.br/

Ficou interessado neste conteúdo?

Descubra como a IFD Comunicação transforma esses conhecimentos e outros em resultados excepcionais na divulgação da sua empresa. Conheça mais detalhes dos nossos serviços especializados e impulsione o sucesso da sua marca.

Receba os próximos posts

Assine nossa newsletter e junte-se a mais de 1.500 pessoas ou entre em nossos canais no WhatsApp » ou Telegram »

COPYWRITING: + de 400 modelos de copy GRATUITOS + BÔNUS

Atendendo a inúmeros pedidos, uma das publicações mais populares do IFDBlog agora está disponível como e-book! Preencha o formulário abaixo para fazer seu cadastro:

Você também vai gostar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *