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O Planejamento

Responsabilidades do planejador

* Analisar o cenáriodo marketing, os fatores externos, tais como concorrência, perfil do público alvo, aspectos culturais, econômicos, sociais, etc;
* Analisar o marketing mix (produto, preço, ponrto-de-vendas, perfil da empresa, vendas-diretas, propaganda já realizada);
* Estudar tendências;
* Solicitar pesquisas e informações complementares, sempre que necessário;
* Discutir a definição de volume e alocação de verbas;
* Elaborar, junto com a equipe, soluções de alto impacto e baixo custo;
* Buscar alcançar uma propaganda de qualidade;
* Definir nichos de atuação e novas brechas de mercado.

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Como atua o planejador

* Estuda o briefing.
* Estuda pesquisas secundárias (pesquisas já existentes) ou encomenda pesquisas primárias (novas pesquisas, sejam qualitativas ou quantitativas).
* Elabora hipóteses.
* Testa as hipóteses.
* Traça as linhas de atuação em comunicação, contemplando os segmentos necessários (propaganda, assessoria de imprensa, eventos, relações públicas, comunicação interna e externa, etc.).
* Discute com atendimento, criação, produção e mídia as abordagens efetuadas.
* Faz ajustes necessários.
* Acompanhe o retorno à medida que a estratégia é implementada.
* Realinha as táticas conforme as flutuações do mercado.

Habilidades

Para atuar em planejamento, é necessário:

* Saber pesquisar;
* Definir novos ângulos de abordagem para um mesmo problema.
* Não se contentar com a primeira solução.
* Possuir capacidade de antecipar-se às reações do mercado da concorrência.
* Perguntar-se sempre: Porquê? E se…?
* Dominar fundamentos de economia e filosofia, principalmente lógica.
* Estudar benchmarket (abordagens, referência e padrões bem sucedidos empresarialmente).
* Conhecer enfoques de detecção solução de problemas.
* Não se contentar com a aparência, com a superfície das questões, tentando chegar às raízes e às origens das necessidades e expectativas da empresa ou intuição anunciante.

Um bom planejador…

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* Domina os fundamentos da informática.
* É organizado.
* Aborda as questões como um todo (globalmente) e também visualiza a importância dos detalhes. Elabora sempre um plano “B”, ou seja, uma alternativa quando o primeiro caminho não se mostra mais adequado.
* Está atento a novas sugestões e abordagens.
* Procura nunca ser pego de surpresa por ações da concorrência, flutuações de mercado ou cenários inesperados: precisa se manter constantemente informado.
* Saber ler nas entrelinhas, entender o que o cliente comunica, mesmo que não o expresse de forma clara.

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