Dia das Crianças vem aí, você já preparou sua campanha de e-mail marketing?

  1. Dia das Crianças vem aí, você já preparou sua campanha de e-mail marketing?




Uma das datas comemorativas mais importantes para o comércio brasileiro está chegando. Outubro vem aí para a alegria dos pequenos, afinal tem o Dia das Crianças, celebrado no dia 12.

O dia das crianças já é apontado como a terceira melhor data para o e-commerce brasileiro, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. Como conquistar os pequenos e balançar os corações dos pais, aproveitando o momento de consumo a seu favor?

Embora os adultos sejam os responsáveis pelas compras, são elas, as crianças, que merecem atenção especial. As lojas devem conquistar a preferência dos pequenos, oferecendo o que eles procuram (além de brinquedos, vale também apostar em ofertas tecnológicas, como smartphones e tablets). Essa geração é uma das mais conectadas, então amplie o leque de opções para atrair a atenção dos pais, que buscam cada vez mais o comércio eletrônico como alternativa pela facilidade e comodidade para comprar sem sair de cada. Então vamos às dicas!

Planeje como será sua estratégia de marketing

Antes de começar uma redação, você certamente faz um rascunho e depois passa a limpo, não é? O objetivo é evitar passar uma mensagem errada. A mesma lógica se aplica aqui. Antes de partir para a ação propriamente dita, é preciso traçar um planejamento. Esta é a chave para alcançar o sucesso em sua estratégia digital.

Neste ano, a data será comemorada em um domingo, no dia 12 de outubro. Quando você vai começar a promover a data? Com quanto tempo de antecedência? Quais serão os canais de comunicação que sua empresa utilizará? Que ações você desenvolverá?

Responda estas perguntas e você já terá dado o primeiro passo. Lembre-se de que a data é uma ótima oportunidade para que sua empresa possa estreitar relações com seus clientes através do e-mail marketing.

Poupe o tempo dos pais e ofereça o que eles procuram a apenas um clique

A falta de tempo para visitas a shoppings e centros de compras, atrelada à correria do dia a dia afetam a maioria das pessoas, em especial nos grandes centros urbanos. Em busca de agilidade e comodidade, os consumidores encontram no e-mail marketing a alternativa mais eficaz para que nenhuma data passe em branco.

Atenção! Ao pensar em uma campanha específica para uma data comemorativa como o Dia das Crianças, tenha em mente que seus clientes serão bombardeados por muitas, talvez milhões de mensagens, contendo o mesmo tema. Para conquistar e fidelizar os usuários de internet como clientes, é preciso diferenciar. Chame a atenção dos pais e mostre a eles que você tem o presente que seus filhos tanto almejam.

Segmente e prepare campanhas de e-mail marketing personalizadas

Conheça bem o público-alvo que você quer atingir e utilize todas as informações que você tiver sobre ele na campanha que enviará. Inclua no e-mail o nome do destinatário. Acompanhe a interação com seu site e com os resultados em campos de busca e, com base nesta movimentação, ofereça opções adaptadas ao gosto dele.

Envie campanhas com lembretes e ofertas de presentes que possam interessar pais e filhos. Acompanhe as interações por e-mail e segmente esta procura por produtos que tanto adultos como crianças esperam encontrar.

Ofereça ofertas exclusivas, preços promocionais e descontos. Aproveite o interesse em determinado produto e promova o cross-sell (venda cruzada). Apresente produtos ou serviços que complementam uma compra finalizada ou que combinam com o perfil de compra daquele consumidor. Por exemplo, você oferece aos pais de uma menina a boneca Barbie em conjunto com a casa da Barbie, roupas para trocar, o cavalo da Barbie e, quem sabe, o eterno par da boneca: o Ken. Se forem os pais de um menino, você pode oferecer um carrinho de corrida, um autorama e jogos de videogame relacionados a carros, por exemplo.

Aposte em templates temáticos e ouse na criação

Em datas comemorativas, o design pode ser um atrativo à parte para quem procura o presente ideal. Neste quesito, um template pode ter o mesmo impacto que a linha de assunto ou o remetente, os primeiros elementos que o usuário vê ao receber seu e-mail.

Inove na criação e ofereça um layout temático e customizado, especialmente preparado para o Dia das Crianças, adaptando o texto e as ofertas que o acompanham à nova proposta.

Utilize uma fonte mais infantil para apresentar o conteúdo escrito. Escolha cores primárias. Acrescente fotos de crianças ou imagens com elementos que remetam à data. Aproveite para integrar esta temática ao seu site e redes sociais com o intuito de criar uma identidade visual e marcar a memória de seus consumidores.

Fuja de clichês e frases prontas, entre no clima

Frases prontas fazem sucesso nas redes sociais e geram compartilhamento, mas o mesmo não acontece nas campanhas de e-mail marketing. Clichês e chavões podem passar uma imagem negativa e uma ideia de pouco conhecimento, sem diferencial e sem o impacto desejado.

O sucesso das campanhas de e-mail marketing vem da originalidade e da criatividade. Aproveite a ocasião e aposte em uma linguagem mais despojada, mesclando termos relacionados ao universo das crianças. Mostre que você se importa com a data. Envolva os clientes com o clima do Dia das Crianças.

Frases motivacionais focadas na educação infantil, por exemplo, também podem causar um impacto positivo, além de render pontos para a sua marca.

Faça com que pais e filhos se sintam únicos

Aproxime o cliente e fale diretamente com ele. Descubra as preferências dos usuários e ofereça exatamente o que esperam.

Para clientes antigos, relembre produtos que ele comprou. Esta segmentação direcionada, além de cumprir com o seu papel de chegar até o usuário e convertê-lo em cliente, faz com que ele se sinta único e especial. Mostre a ele que você sabe quem ele é.

Por fim, ao agradar seu público-alvo, você conquista clientes. Os consumidores ficam satisfeitos, e as chances de conversão em vendas são exponenciais, poupando energia e esforços físicos dos consumidores e entregando ofertas interessantes diretamente na Caixa de Entrada de potenciais clientes.

fonte: Email Manager Blog

Postado em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *