Antes e depois de 5 embalagens brasileiras famosas

  1. Antes e depois de 5 embalagens brasileiras famosas




O mundo mudou, muito e rápido. Consumidores cresceram, surgiram novas gerações, novas tendências, novos hábitos. Mas essas embalagens tão populares souberam adaptar-se, incorporando diferentes estilos de ilustração, fotografia e tipografia em seus rótulos e universo visual.

Manteiga Aviação, Leite Moça, Nescau, Toddy, Bombrill. Marcas que provavelmente fizeram parte da vida dos seus avós e pais – e seguem presentes ainda hoje no seu lar. Confira as mudanças nas imagens abaixo:

Manteiga Aviação

1. Aviação

Lançada em 1920, a manteiga aviação tornou-se ícone para a categoria de laticínios no Brasil. Como a tradição é um valor da marca, a embalagem reconhecida pela ilustração do avião estampada na lata passou apenas por pequenas alterações ao longo da história. A embalagem atual ganhou um redesign no formato, com uma tampa nova e um visual mais limpo e moderno, sem perder as características mais marcantes da versão original.

Leite Moça

2. Leite Moça

Segundo o site oficial da Nestlé, o Leite Moça foi lançado no Brasil em 1890 com o nome de Milkmaid. Como o nome era impopular e a embalagem tinha a ilustração de jovem camponesa suíça, a marca foi batizada pelo público como o leite condensado da “Moça”. Anos anos mais tarde, a Nestlé adotou oficialmente o novo nome. De lá pra cá, a embalagem foi sendo atualizada, incluindo o logo, o formato da embalagem e a ilustração. Mas a moça segue lá!

Nescau

3. Nescau

Pensado para o mercado brasileiro, o Nescau foi lançado em 1932 com o objetivo de ser um complemento energético para o café da manhã de crianças e adultos. Inicialmente o achocolatado era chamado de “Nescáo”, junção das palavras Nestlê e Cacáo (grafia utilizada na época). A primeira embalagem trazia cores chapadas e ilustração de uma pessoa servindo a bebida. Bastante diferente se comparada com a atual, que reforça visualmente o conceito de energia.

Toddy

4. Toddy

O achocolatado Toddy foi lançado no Brasil em 1933, tornando-se o concorrente direto para o Nescau. Em 1958, ficou popular por essa propoganda, com o jingle “Tomou seu Toddy hoje?”, no qual mostra a embalagem como protagonista junto a consagrados artistas.

A primeira versão da embalagem possuía estilo clássico, com ornamentos, ilustrações e tipografia bem trabalhadas, direcionada a todas as idades. Hoje em dia, o rótulo tem visual divertido focado no público jovem, identificado pelas vaquinhas-símbolo.

Bombril

5. Bombril

De acordo com o site oficial da marca, o Bombril foi lançado em 1948, inspirado pelas lãs de aço fabricadas nos Estados Unidos. A primeira embalagem do produto era feita de papel e acompanhava o estilo da época: cores chapadas e ilustrações detalhadas. Atualmente a embalagem é feita de plástico e traz apenas algumas lembranças da anterior, como a tipografia utilizada no logotipo.

fonte: Exame – Marketing

Postado em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *