Como baixar imagens do Shutterstock grátis

  1. Como Baixar Imagens Shutterstock Grátis




Existe formas diferentes de pesquisar no Google para achar resultados mais certeiros. Usando esse tipo de busca você consegue achar bastante conteúdo indexado no Google que muitas vezes eram pra ser ocultos como imagens grátis do Shutterstock. Para procurar imagens do Shutterstock grátis (Um dos maiores banco de imagens do mundo) de família por exemplo, você pode digitar na barra de busca do Google Imagens o seguinte termo:

inurl:shutterstock intitle:family

O Google irá mostrar resultados de imagens Shutterstock grátis que tem relação com a palavra família. Uma dica importante é sempre utilizar termos inglês pois eles trazem resultados mais abrangentes. Para fazer uma pesquisa de seu gosto basta substituir família pelo termo desejado.

ps.: para mostrar apenas imagens grandes no Google Images, basta depois da pesquisa clicar em FERRAMENTAS DE PESQUISA > TAMANHO

fonte: http://www.arlindojr.com.br/
agradecimentos: Robson Cavalcante por ter compartilhado esta super dica no Facebook.

Para Completar

Não deixe de conferir o tópico de BANCO DE IMAGENS aqui no IFDBlog, está recheado de links bacanas.

NOTA IFD: Como recebi uma pergunta em off deixarei a dica aqui. Qualquer dúvida sobre os direitos autorais das imagens que aparecem nesta busca entre em contato com o próprio Shutterstock, eles são os únicos a ter a resposta certa para isso. Aconselho que estas imagens sejam usadas apenas para mockups, caso forem aprovadas pelo cliente a melhor coisa é compra-las e passar o valor da imagem para o cliente OU como dito, conferir com o próprio banco de imagens que ela é gratuita para fins comerciais OU quem sabe reserve uma verba da sua agência para ter uma conta em algum banco de imagens, estas são as melhores formas para que você ou mesmo sua agência não se surpreenda com algum processo judicial de direito autoral.

Lembrando que no tópico citado BANCO DE IMAGENS você encontra outros bancos de imagens que disponibilizam imagens para ser usadas gratuitamente de forma comercial desde que citado o autor. Basta ter atenção e sempre ler os TERMOS DE USO de cada banco de imagens.

Postado em:

15 Comentários

  1. Olá, parabéns pelo artigo. Estou com uma dúvida sobre o uso das imagens do Shutterstock.

    1 – Quando eu baixo uma imagem paga no Shutterstock, eu posso usar por quanto tempo, pois vi artigos falando sobre usar a imagem por um ano apenas e como o Shutterstock controlaria esse tempo de uso já que a imagem estaria no HD da pessoa?

    2 – Como o Shutterstock identifica que a imagem que eu estou usando foi paga ou baixada diretamente de outro site que havia hospedado essa imagem?

    Abraços.
    Se possível me notifique quando responder.

  2. Olá,

    Pelo que entendi, neste processo as imagens que aparecem são TOTALMENTE GRÁTIS para serem usados em blogs e sites, sem RISCO DE DIREITOS AUTORAIS?

    Já as imagens que aparecem com marca d’água ou logo, não podem ser usadas, porque são pagas, é isso mesmo?

    Desde já agradeço e aguardo resposta

  3. quando pesquiso as imagens, ainda aparece elas com a logo na pagina de busca do google imagens, e as que aparecem sem ta em baixa resolução. Só p ver se entendi, dps de pesquisar com essas palavras chaves no google imagens, eu abro ela e ja salvo? ou preciso pedir pra visitar site primeiro?

    • Danilo eu não sei se esta dica ainda funciona. Se as imagens aparecem ai em baixa e com logo do banco de imagem obviamente não são as grátis que procura. Tenta consultar o outro tópico aqui do blog, tem uma lista IMENSA de banco de imagens totalmente grátis, o link está no texto do tópico.

  4. Eu tenho uma pergunta sobre esse processo.
    As imagens que eu vejo no site da Shutterstock estão sempre disponíveis, mesmo que eu vá direto no site deles e faça uma busca (ou seja, não há nada especial no processo acima).

    No entanto, quando eu clico em uma imagem, eu sou levado para o site de uma outra pessoa/empresa – eu saio do site da Shutterstock.

    Se eu baixar uma imagem desse outro site, não seria roubo de uma imagem que provavelmente foi licenciada (e paga) por outra pessoa/empresa?

    Essa dica me parece que vai me gerar problemas legais.

    • Quando clico em uma imagem lá normalmente sou levada a um cadastro já para efetuar a compra da imagem. Suponho que o processo que descreveu seria pegando uma imagem com a marca agua da empresa em cima, comigo não acontece o mesmo que com você, toda imagem que aparece ela nem vem em alta, vem em baixa. O processo acima busca imagens que o Shutterstok disponibiliza de tempos em tempos gratuitamente em alta, tanto que a maioria das imagens que aparecem são exaustivamente usadas em muitas peças, eu mesmo ja vi inúmeras que são bem manjadas justamente porque são oferecidas gratuitamente pelo site.

      Todavia, como escrevi hoje mais cedo, tem uma pequena “NOTA” ao final desta publicação que na minha opinião deva ser seguida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *