Pesquisar
Close this search box.

Punk Marketing e a propaganda ultrapassada

O publicitário Mark Simmons é um dos autores do polêmico Punk Marketing. No livro, lançado recentemente nos Estados Unidos e sem previsão de chegada ao Brasil, ele prega a necessidade de uma revolução na mentalidade e na atitude das agências e companhias para acompanhar a evolução das novas mídias e do comportamento dos consumidores. Confira a entrevista concedida pelo publicitário ao Portal Exame.

O que significa punk marketing?

O movimento punk foi revolucionário no final dos anos 70, rejeitando toda a cultura musical fabricada na música pop. Pregamos a necessidade de os profissionais de marketing fazerem o mesmo em sua área. Eles precisam romper com os padrões vigentes, pois os meios de comunicação mudaram, assim como o comportamento dos consumidores.

Como é possível romper com os padrões vigentes no mundo do marketing?
Muitas agências estão ainda apegadas à idéia de que os anúncios na TV representam o centro do universo. Hoje, para atingir o público-alvo, você tem de trabalhar muito mais, incluindo no pacote da campanha mídias como YouTube e blogs.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Mas as agências de propaganda não estão atentas a essas mídias digitais?
A maioria dos profissionais de marketing usa a internet, mas não em todo o seu potencial. As campanhas para as mídias digitais ainda são muito primitivas. Um erro comum é forçar o encaixe de uma propaganda desenvolvida para a TV numa mídia como o YouTube. Os consumidores interagem com mídias diferente de modo dramaticamente distintos.

Por que está demorando tanto tempo para as agências utilizarem todo o potencial da internet?
Um erro comum é ficar tentando usar um formato novo mais porque ele parece uma moda passageira e menos porque alcança as pessoas que você deveria alcançar. Montar um website e colocar alguns anúncios não é o suficiente.

Do ponto de vista do impacto nos consumidores, as novas mídias têm alguma vantagem em relação às tradicionais?
A mídia digital é um meio verdadeiramente interativo. Isso representa uma oportunidade para engajar os consumidores de um modo muito mais profundo do que os comerciais de TV.

Existem empresas que já perceberam essa mudança e vêm trabalhando bem com as novas mídias?
Sim. Recentemente, a marca de desodorantes Axe criou uma série animada online chamada City Hunters (“Caçadores da cidade”, em português), com personagens que faziam referências ao universo das fragrâncias. Igualmente interessante foi a idéia do Burger King de lançar games online.

Além de ver menos TV e navegar mais tempo pela internet, quais são as outras características importantes das novas gerações de consumidores?
O que caracteriza a nova geração de consumidores é como eles agora têm o controle do diálogo, de um modo que nunca tiveram antes. Eles decidem quais produtos querem consumir. Escolhem também onde, em que momento e a forma que desejam consumir. As marcas estão acostumadas a competir entre si. Agora, precisam brigar também pela atenção do consumidor.

autora: Taiana Gianini,
fonte: portalexame.abril.com.br

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Ficou interessado neste conteúdo?

Descubra como a IFD Comunicação transforma esses conhecimentos e outros em resultados excepcionais na divulgação da sua empresa. Conheça mais detalhes dos nossos serviços especializados e impulsione o sucesso da sua marca.

Receba os próximos posts

Assine nossa newsletter e junte-se a mais de 1.500 pessoas ou entre em nossos canais no WhatsApp » ou Telegram »

COPYWRITING: + de 400 modelos de copy GRATUITOS + BÔNUS

Atendendo a inúmeros pedidos, uma das publicações mais populares do IFDBlog agora está disponível como e-book! Preencha o formulário abaixo para fazer seu cadastro:

Você também vai gostar

Uma resposta

  1. CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
  2. Muito bacana, realmente sabemos de cases de sucesso onde foi preciso investir muito pouco ou quase nada, se comparados com valores de anuncios em TV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *