Mesmo com a crise que o Brasil enfrenta, as empresas não param de investir em ações de marketing, aplicativos e promoções. Ao contrário, o interesse por esse mercado aumentou cerca de 37% nos últimos sete anos. Cerca de 15 milhões de usuários já foram impactados dentro dessas plataformas.
O cenário de promoções vem aumentando consideravelmente nos últimos tempos e isso é reflexo das mudanças de comportamento dos consumidores ao longo dos anos. Mas, quando pensamos em promoções online, a primeira opção da lista envolve conceito criativo e adequação da campanha publicitária. Entretanto, apesar dessas características fundamentais, é preciso focar em outras determinantes para obter sucesso na iniciativa.
As métricas desenvolvidas para criar campanhas promocionais mudaram com o passar dos anos. Só que algumas mecânicas nunca mudam, apenas passam por adaptações conforme a necessidade da marca de atingir determinado público. Após analisar os dados de demanda e resultado de mais de 30 promoções online, a Hive chegou a cinco regras de maximização de performance para esse tipo de plataforma:
1 – Desburocratize sua promoção
Ações promocionais em que o fluxo de participação é simples e prático para o consumidor, oferece um melhor desempenho e, consequentemente, resultados positivos. Promoções que solicitam apenas o código de barra tem uma conversão de visitantes em cadastro de, aproximadamente, 52%. Já em contrapartida, apenas 4% dos visitantes de ações promocionais fazem o registro quando a ação pede dados de compra do cupom fiscal ou informações adicionais.
2 – Motive os participantes
Ao criar um concurso que exige criatividade por parte do consumidor, seja de frases, vídeos ou fotos, é recomendado um exemplo para motivar e engajar a participação na atividade. A existência de um exemplo duplica a probabilidade de participação.
3 – Participação 1:1
Sua promoção tem poucas participações? Tente alcançar a “proporção 1:1”, que significa “uma visita é igual uma participação”. Sempre que uma promoção tem uma proporção maior que isso, como, por exemplo, 2:1, ou seja, a cada duas visitas ao site há apenas uma participação, há algo de errado com a promoção.
4 – Descreva a premiação de forma clara e prática
Parte dos cadastros em participações podem ter sido realizados por terceiros (ex: filho cadastrando com dados da mãe). Nem todas as pessoas têm acesso à tecnologia, seja por conhecimento técnico ou por tempo e praticidade. Portanto, a comunicação deve ser acessível.
5 – Quem cadastra nem sempre é quem consome
Se a promoção envolve compra de produtos em supermercados, a maioria dos participantes (65%) são de gênero feminino na faixa de 25 a 50 anos.
Depois de identificar as mudanças acima e estudar os possíveis cenários, a Hive decidiu inovar e alocou as descobertas em um novo projeto de plataforma promocional, com tecnologia de ponta que pode ser aplicada em qualquer escala e que já está sendo usada por empresas com a P&G e a Ambev. Lançado em outubro, o PromoTag P&G concentra todas as campanhas da marca dentro de um mesmo ambiente, o que facilita todo o processo de desenvolvimento de uma nova ação promocional.
autor: Mitikazu Lisboa
fonte: ProXXIma
Uma resposta
O pilar de toda promoção: A recompensa sempre tem que ser maior que o esforço.