Alguns dados rápidos e diretos sobre mobile, extraídos daqui. Muitos deles relacionados ao mercado americano ou europeu, mas dá para ter uma boa ideia de aonde as coisas estão caminhando.
- Smartphones vs. Feature Phones. Cerca de 57% dos celulares dos EUA e 68% do Reino Unido são smartphones. Em 2013 esses números estavam em 50% e 52%, respectivamente. Em Singapura e na Coréia do Sul esse número já passa os 80%. Estima-se que em 2017 metade dos celulares do mundo sejam smartphones.
- Penetração de tablets. Mais da metade da população dos EUA possui um tablet, um número que dobrou desde 2013. Android é responsável por 53% dos tablets, enquanto iOS representa 39%.
- Tablets vs. Smartphones. Esperava-se que tablets superassem smartphones em termos de tempo de navegação em 2014, mas esse número se estabilizou devido aos smartphones de telas maiores.
- Uso de tablet por hora do dia. O uso de tablet continua sendo mais popular à noite. A maior taxa de uso acontece em casa, no sofá ou na cama, entre 7 e 10 da noite. Não é surpresa que 93% do uso de tablet aconteça conectado a uma rede wi-fi.
- Número médio de aplicativos baixados por usuário. Usuários americanos têm em média o dobro do número de apps que tinham em 2013: 42 aplicativos em smartphones e 35 em tablets. 90% das pessoas usa menos de 10% desses aplicativos diariamente e muita gente esquece os apps que já baixaram.
- Motivo de uso de aplicativos. A maior parte dos aplicativos mobile são usados para passar o tempo.
- Hábitos de compra em aplicativos vs. websites. Usuários ainda preferem fazer compras em sites mobile: 58% do faturamento vem de sites mobile e 42% de aplicativos nativos.
- Uso de celulares dentro de lojas físicas. 84% dos usuários que fazem compras pelo celular usam seus dispositivos dentro das lojas físicas. Ferramentas de comparação de preço são algumas das funções mais usadas em várias categorias de produtos. Pessoas que usam o smartphone para ajudar nas compras costumam gastar mais do que a média.
- Tablets vs. PCs. A venda de tablets aumentou 68% de 2012 para 2013, enquanto a venda de PCs caiu 98%.
- Troca de atividades entre dispositivos diferentes. Uma prática bastante comum hoje em dia. 40% dos adultos começam atividades em um dispositivo e terminam em outro.
- QR Codes. Continuam com a mesma (baixa) aceitação e uso há vários anos.
- Retrato vs. Paisagem. Para tablets, a divisão do tempo de uso entre o modo retrato (em pé) e paisagem (deitado) continua acirrada. Eles são usados 60% do tempo em modo retrato entre usuários de iPad.
- Taxas de conversão em Smartphones vs. Tablets. As taxas de conversão de vendas em tablets (cerca de 3%) são 3 vezes maiores do que em smartphones (cerca de 1%). E as de tablet continuam crescendo.
- Compras multi-device. Cerca de metade das pessoas que compram pela internet o fazem de vários dispositivos diferentes.
- Preocupações dos usuários. Preocupação com segurança continua sendo a maior barreira para compras online pelo smartphone, seguido pela incoveniência e falta de usabilidade em ter que preencher formulários em celulares.
autor: Fabricio Teixeira
fonte: Blog AI
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