Muitas pessoas já utilizam landing page (ou LP) e sabem que ela ajuda a aumentar o número de leads e, consequentemente, as vendas. Porém, poucos sabem como aproveitar o melhor dessa ferramenta pela falta de conhecimento. Por isso, vamos “quebrar o seu galho” e ajudá-lo dando seis dicas imperdíveis para bater sua meta de leads. Vamos lá?
1. Tenha uma boa gramática
Uma boa gramática transmite mais credibilidade ao que você diz. Não apenas a gramática em si importa, a objetividade e a clareza do texto também são de vital importância para que a mensagem seja facilmente compreendida pelos visitantes. Somente com esse pequeno detalhe se pode melhorar e muito a conversão. Afinal, se os visitantes não entenderem o “recado” como poderão cumprir a call-to-action? Por isso, se policie a respeito do uso correto do português.
2. Seja minimalista, mas abuse de variações
Não sobrecarregue a landing page de informações e faça o máximo que puder para os clientes não fiquem confusos. Uma boa dica é economizar nas palavras para passar a ideia com maior clareza e aumentar os resultados.
Outra dica importante: antes de escolher as cores do fundo é imprescindível conhecer o gosto do seu público-alvo. Aliás, dependendo do nicho, cores muito quentes podem não convertem tão bem se comparado a cores fracas. Por exemplo, imaginemos uma landing page do nicho de saúde com cores fortes e extravagantes como o vermelho. Não seria nada legal, não é mesmo? Mas… e se fosse um azul claro? Bem melhor!
Além das cores, podemos usar imagens e vídeos. O problema aqui não é a variedade de imagens disponíveis e sim escolher uma que transmita o benefício do produto ou serviço para o visitante. Para piorar a situação ainda precisamos quase periodicamente testar novas imagens a fim de conseguir resultados mais satisfatórios. Então, o que podemos fazer?
Basicamente, diversificar a página inteira a partir do estilo do seu público-alvo. Primeiramente, alterar o background com uma imagem seja com um vídeo. Depois as cores do texto, cores do título, cores do campo de preenchimento do e-mail entre outros pequenos e significativos detalhes da sua landing page como, por exemplo, usar contraste e setas.
Enfim, o importante é não se prender a sacadas incríveis ensinadas por aí e sim testar para garantir melhores resultados. Lembre-se, como diz Thomas Edison, o trabalho é 99% de inspiração e 1% de inspiração.
3. Pense no usuário: transmita a mensagem em uma linguagem que o seu público-alvo entenda
Apesar da LP ser um valioso recurso de vendas, ela não tem nenhuma importância se você não conhecer bem o seu público-alvo. Por esse e outros motivos é de extrema importância que você saiba de antemão quem são seus leads.
Então, se você ainda não sabe quem é o seu público-alvo sugiro descobrir agora mesmo! E para isso vamos ajudá-lo a definir seu persona (ou público ideal) com o mapa da empatia. Já ouviu falar? Se não, não tem problema…é só continuar lendo.
O mapa da empatia serve para lhe auxiliar a definir os seus leads a partir de vários fatores. Basicamente, através do preenchimento do mapa, você se sentirá mais seguro para transmitir a mensagem e assim conseguir aumentar o número de conversões.
Para facilitar, logo abaixo está o modelo a ser preenchido. É bem simples e acredito não precisar de mais explicações. Se você tiver qualquer dúvida, não hesite em em perguntar.
4. Foque na ação do visitante
Um usuário comum da internet não está querendo ler longos e cansativos textos em nenhum site, e não seria diferente numa LP. Logo, se o visitante quer evitar ao máximo ler, diminua seu texto, remova palavras e altere frases. Faça com o texto fique mais atrativo visualmente, sem grandes enrolações e direto ao ponto.
Agora que você já sabe como conquistá-lo no jogo de cintura não tenha dó de usar recursos visuais como espaçamento entre linhas, negrito, CAIXA ALTA, marcadores etc. Agora vou deixar ambos a sós e ir para a próxima dica.
5. Detalhes são importantes!
Já reparou que a grande maioria das landing pages focadas em vendas não tem sequer um depoimento de cliente? Um grave descuido, por sinal! Você sabia que a experiência de outros clientes passa maior credibilidade e é um fator decisivo na hora da compra? Porém, muito cuidado ao não poluir a página apenas com depoimentos. Lembre-se do objetivo da sua landing page.
Já que você é uma pessoa legal pode fazer agora mesmo uso de depoimentos. Só não esqueça de colocar as fotos dos clientes, tá? Pense “fora da caixa” e use também depoimentos ricos em detalhes e não unicamente depoimentos com muitos elogios.
6. Testes A/B
Os testes A/B são usados para se comparar dados com variáveis bem definidas O seu principal propósito é obter dados precisos para então poder modificar a landing page e, assim, alcançar mais conversões.
Tirando a parte técnica, é muito simples fazer as alterações da LP. Basta alterar títulos, descrições, tamanhos, fontes e o background. No começo, teste somente uma alteração por vez, em hipótese alguma, mais de uma alteração ao mesmo tempo, pois nunca se saberá qual foi a mudança que provocou um resultado positivo. Chega de bagunça, não é mesmo?
Você poderá começar os testes com cerca de 100 visitantes. Este é um bom volume para notar as diferenças e comprovar hipóteses. Com os dados em mãos, é possível decidir com precisão o que funciona e o que não funciona e saber onde precisa ser alterado para uma maior taxa de conversão.
Para facilitar sua análise, existem empresas que ajudam a realizar os testes através de uma integração com o próprio site. Dentre os mais famosos estão Unbounce, Optimizely e o gratuito Google Experiments.
Infelizmente, os resultados dos testes costumam ser demorados, pois todo o processo é realizado de forma natural. Entretanto, é a maneira mais confiável para verificar o andamento de uma landing page.
autor: Yuri Moreno
fonte: Digitais do Marketing