20 perguntas para fazer a um cliente quando for desenhar um logo

O designer norte-americano Brian Hoff, da empresa de design The Design Cubicle mostra, de uma forma objetiva, como proceder da melhor forma para fazer uma criação de um logotipo.

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Antes de começar um projeto, é essencial captar corretamente toda e qualquer informação que o cliente passe. Segundo o designer, são 20 perguntas que ajudam a entender melhor o cliente e suas expectativas, produzindo assim, um trabalho mais adequado ao cliente.

Abaixo, traduzimos a lista. O artigo original (em inglês) pode ser encontrado aqui.

Perguntas relacionadas à empresa:

1) Como você descreveria a sua empresa e/ou produtos?

2) Quais são os objetivos da usa empresa a longo prazo?

3) Porque vocês querem um logo novo? O que vocês esperam do novo logotipo? (esta última no caso de a empresa já ter um logo).
Esta questão ajuda a entender o problema.

4) Quem são seus principais concorrentes?
Clientes costumam dar informações importantes sobre o mercado e a concorrência.

5) Em que você é diferente dos seus concorrentes?

6) Qual é a faixa etária do seu público-alvo?
Este tipo de informação ajuda a ter uma impressão geral do trabalho.

Perguntas relacionadas ao projeto:

7) A empresa tem um lema? Se sim, você gostaria que ele fosse usado com o logo?

8 ) Você tem alguma imagem específica para o seu logo?

9) Você tem alguma preferência por cores, ou a marca já possui cores?

10) Há cores que você gostaria que não fossem utilizadas?

11) Que qualidades descrevem o seu logo de melhor forma?

12) Qual o sentimento ou mensagem você gostaria de passar com o seu logo?

13) Como você gostaria que seu logo fosse escrito?
Por exemplo, the design cubicle ou thedesigncubicle

14) Como você gostaria que fosse a tipografia?
Negrito, itálico, manuscrito, personalizado

15) Onde o seu logo será usado?
Internet, mídia impressa etc

16) Onde o seu logo será usado na maior parte do tempo?
Normalmente na internet, logos horizontais costumam ser melhores

17) Qual o prazo ou data limite para realização do trabalho?

18) Budget?
É sempre bom falar de valores antes de iniciar o trabalho

19) Você gostaria de adicionar algum serviço adicional à criação do seu logo?
exemplo: cartões de visitas, envelopes, papéis de carta etc

20) Quais logos lhe chamam a atenção e por quê?
Este item pode vir com exemplo visuais e links externos

O designer deixa também um espaço extra para que o cliente coloque informações e detalhes adicionais. Além disso, ele lembra que o designer gráfico é um solucionador de problemas e que fazer perguntas ao cliente pode ser um grande começo.

fonte: Blog da Revista Embalagem Marca

NOTA IFD: Gente só uma dica, mais um lembrete para os novatos, estas perguntas devem ser feitas num bate papo com o cliente, no meio da conversa PÁ surge a pergunta e ai você tirando as informações do cliente, além do mais muita pergunta acima o cliente nem vai saber responder de primeira e ai conta o seu jeito e conhecimento de conseguir arrancar a resposta do cliente.

PELO AMOR DE DEUS, não faça igual a sites tosqueiras e profissionais podres que deixam um questionário no site ou enviam perguntas pro cliente…isso está fora de cogitação ok!

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8 Comentários

  1. Muito bom o questionário, mas dizer que é tosqueira enviar perguntas pro cliente não concordo. Depende muito da situação, do momento e do tamanho da sua empresa. Se você for bater papo com um possível cliente ele pode tomar sua manhã toda, sua tarde toda e no final não fechar o serviço. Sem contar todo o custo de deslocamento pra encontrar com um cliente do outro lado da cidade. Com o questionário não, ele me passa tudo que eu quero saber de forma direta e conversamos somente sobre as possíveis dúvidas, e acredite, muitas das vezes nem acontecem. Mas parabéns pelo post.

    • “Sem contar todo o custo de deslocamento pra encontrar com um cliente do outro lado da cidade.” Estamos na era da internet, e chamadas de videos gratuitas, não se esqueça 😉

  2. De maneira nenhuma Sandro, designer até pela sua formação não tem conhecimento nenhum para detalhar nem levantar informações para definir e responder qual o publico alvo de uma empresa muito mesmo seu diferencial no segmento em que atua nem mesmo o que ele pretende/espera com a criação do logotipo quem tem este poder é o marqueteiro da empresa, este sim tem conhecimentos suficientes para levantar estas informações.

    O designer nao responde nada de inicio e sim coleta as informações e as traduz para que seu trabalho reflita as informações recolhidas no cliente, e o que o planejamento estrategico do marketing definiu para a empresa nos proximos anos.

    Empresa séria é assim, agora empresinha é o cliente mesmo que fornece as informações…designer definir publico alvo de empresa e o diferencial da empresa? de jeito nenhum! Designer falando ó sua empresa tem o publico alvo de 25-30 anos 70%masculino 20%feminino decisão de compra do seu produto é a mulher blablab NUNCAAAAA é ruim hein! muitoooooo ruim – rs – Designer vai la fazer pesquisa e estatistica para levantar isso – falow né… Pior deigner vai la e fala em um ano com a criação do logotipo pretendemos a renovação da marca e o crescimento de 10% nas vendas……..ai sim digo cada macaco no seu galho fazendo seu trabalho. E todos em prol do sucesso dele.

  3. O interessante é que o próprio cliente deve responder qual é o seu público alvo, o que sua empresa oferece de diferencial e qual o objetivo que ele espera com a criação de um logotipo.

    Em geral quem procura responder essas questões é o designer, o que eu acho errado.

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