20 perguntas para fazer a um cliente quando for desenhar um logo

O designer norte-americano Brian Hoff, da empresa de design The Design Cubicle mostra, de uma forma objetiva, como proceder da melhor forma para fazer uma criação de um logotipo.

Antes de começar um projeto, é essencial captar corretamente toda e qualquer informação que o cliente passe. Segundo o designer, são 20 perguntas que ajudam a entender melhor o cliente e suas expectativas, produzindo assim, um trabalho mais adequado ao cliente.

Abaixo, traduzimos a lista. O artigo original (em inglês) pode ser encontrado aqui.

Perguntas relacionadas à empresa:

1) Como você descreveria a sua empresa e/ou produtos?

2) Quais são os objetivos da usa empresa a longo prazo?

3) Porque vocês querem um logo novo? O que vocês esperam do novo logotipo? (esta última no caso de a empresa já ter um logo).
Esta questão ajuda a entender o problema.

4) Quem são seus principais concorrentes?
Clientes costumam dar informações importantes sobre o mercado e a concorrência.

5) Em que você é diferente dos seus concorrentes?

6) Qual é a faixa etária do seu público-alvo?
Este tipo de informação ajuda a ter uma impressão geral do trabalho.

Perguntas relacionadas ao projeto:

7) A empresa tem um lema? Se sim, você gostaria que ele fosse usado com o logo?

8 ) Você tem alguma imagem específica para o seu logo?

9) Você tem alguma preferência por cores, ou a marca já possui cores?

10) Há cores que você gostaria que não fossem utilizadas?

11) Que qualidades descrevem o seu logo de melhor forma?

12) Qual o sentimento ou mensagem você gostaria de passar com o seu logo?

13) Como você gostaria que seu logo fosse escrito?
Por exemplo, the design cubicle ou thedesigncubicle

14) Como você gostaria que fosse a tipografia?
Negrito, itálico, manuscrito, personalizado

15) Onde o seu logo será usado?
Internet, mídia impressa etc

16) Onde o seu logo será usado na maior parte do tempo?
Normalmente na internet, logos horizontais costumam ser melhores

17) Qual o prazo ou data limite para realização do trabalho?

18) Budget?
É sempre bom falar de valores antes de iniciar o trabalho

19) Você gostaria de adicionar algum serviço adicional à criação do seu logo?
exemplo: cartões de visitas, envelopes, papéis de carta etc

20) Quais logos lhe chamam a atenção e por quê?
Este item pode vir com exemplo visuais e links externos

O designer deixa também um espaço extra para que o cliente coloque informações e detalhes adicionais. Além disso, ele lembra que o designer gráfico é um solucionador de problemas e que fazer perguntas ao cliente pode ser um grande começo.

fonte: Blog da Revista Embalagem Marca

NOTA IFD: Gente só uma dica, mais um lembrete para os novatos, estas perguntas devem ser feitas num bate papo com o cliente, no meio da conversa PÁ surge a pergunta e aí você vai tirando as informações do cliente, além do mais, muita pergunta acima o cliente nem vai saber responder de primeira e aí conta o seu jeito e conhecimento de conseguir arrancar a resposta do cliente e inclusive você mesmo fazer uma pesquisa de mercado dentro do segmento do cliente na região em que ele atua (um trabalho mais de profissionais de marketing do que designers).

PELO AMOR DE DEUS, não faça igual a sites tosqueiras e *amadores que deixam um questionário simplificado no site ou enviam as perguntas para o cliente responder…isso está fora de cogitação ok!

Briefing bem passado é o que sacode a criação, e um bom briefing para desenvolvimento de um bom trabalho não é resposta de questionário.

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