Tem um almoço de negócios? Especialista dá cinco dicas de como se comportar no encontro

Prática comum entre os empresários, o almoço de negócios ajuda a estreitar relacionamento e fechar contratos. Para ajudar o empreendedor em como se comportar em um encontro como esse, o Estadão PME conversou com o autor do livro “Empresários no Divã, Luiz Fernando Garcia. Confira as dicas do especialista em psicodinâmica aplicada aos negócios.

Newsletter

Se você deseja receber as novidades do IFDBlog por email, insira o seu logo abaixo:
 

Paciência

“Pode ser que o negócio não seja fechado no almoço. E o empresário precisa ter paciência e encarar o almoço como uma etapa do processo”, pontua. Garcia ainda aconselha a evitar palavras agressivas e comentários com segundas intenções.

Conta

De acordo com Garcia, quem paga a conta é quem convidou. Em alguns casos, quando o almoço é combinado naturalmente no desdobramento de uma reunião e existe uma simetria hierárquica, pode até aparecer o comentário: vamos dividir essa conta?

Quando o almoço envolve três ou mais pessoas, Garcia afirma que existe uma etiqueta para reduzir o constrangimento em relação ao valor pago. “O empresário se retira da mesa, como se fosse ir ao banheiro, e acerta a conta. Assim, a conta já está acertada quando chega à mesa. É uma prática usada quando você precisa encantar o cliente”, diz.

Comportamento

O especialista aconselha os empresários a tomar cuidado com a precipitação e ansiedade. “Tem uma frase que uso muito: ‘perto suficiente, longe o bastante’. O empresário não deve se precipitar no início do almoço em tocar no assunto antes da melhor oportunidade. É preciso corresponder ao que é pedido”, pontua.

Quebra-gelo

Na avaliação de Garcia, o momento precisa de um “quebra-gelo”. Pode ser um comentário sobre futebol ou sobre uma notícia para vencer a resistência do contato. “Uns dos truques para humanizar a conversa é poder contar alguma coisa pessoal, que não comprometa sua imagem”, afirma.

O alerta é que o papo não pode ficar no “quebra-gelo” por muito tempo para não passar a sensação que você não quer entrar no assunto. “Quando o assunto aflorar, é importante determinar a pauta rapidamente, de forma simples. Isso vai dar uma direção para a conversa e diminuir as escapadas”, alega Garcia.

Atenção

Garcia afirma que o empresário precisa dar a atenção necessária para que o convidado se sinta valorizado. “É importante olhar no olho, sorrir e anotar assuntos para não esquecer”, diz. E a conversa pode seguir os pratos servidos: a introdução durante a entrada, desenvolvimento da discussão durante o prato quente e o fechamento na hora da sobremesa. “O empresário deve aproveitar a sobremesa para fazer a amarração conclusiva, um resumo do que ficou combinado. E também combinar os próximos passos”, finaliza Garcia.

fonte: Estadão PME

Postado em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *