Quantidade nunca foi parâmetro de qualidade e com os conteúdos que chegam até nós isso é fato. E hoje, em termos de informação, é muito mais fácil se perder do que se encontrar.
Abra o Facebook ou o Twitter e você será inundado por conteúdos diversos. Porém, quantos desses são relevantes?
Acesse a página inicial de qualquer grande portal ou site de notícias e acontecerá a mesma coisa.
Então, como é possível adquirir conhecimento e não se perder nas informações entulhadas que vêm até nós?
Não existe fórmula mágica, mas você pode pensar em: filtros, objetivos e planejamento estratégico.
Filtros
Uma grande vantagem da nossa “era” e da nossa sociedade é a abundância de informação e possibilidade de escolha.
E quando falo em abundância, reforço principalmente a diversidade de fontes sobre determinado conteúdo. Veja: se você procurar sobre um tema como “governo do Brasil” encontrará visões distintas, opiniões diversas e mesmo estilos e formas diferentes de compartilhar a informação, do acadêmico ao mais jocoso, por exemplo.
O importante é nós criarmos filtros para purificarmos os conteúdos de tal forma que a informação à nossa disposição seja o mais relevante possível e possa ser transformada em conhecimento.
E uma boa prática para começar – o filtro mais “grosso” – é selecionar fontes (sites, blogs e autores) confiáveis e que estejam em sintonia com as nossas necessidades.
Após isso fazemos os refinamentos segundo a nossa experiência de uso, quanto mais acessamos, melhor conhecemos determinada pessoa, site, projeto, tema etc., e a nossa percepção sobre cada assunto de interesse naquele momento.
Objetivos
Não adianta termos milhares de conteúdos disponíveis se não sabemos onde queremos chegar.
Tão importante quanto as informações bem filtradas é pensar como lapidá-las para algum objetivo como:
- Aprendizado;
- Aplicação profissional;
- Evolução na carreira;
- Base para novos projetos;
- Base para novas ideias;
- Dentre outros.
Quando se parametriza a informação (os porquês), essa fica mais fácil de ser absorvida e transformada em conhecimento.
Planejamento estratégico
O que você precisa saber é pontual ou de longo prazo?
Há informações que só interessam para determinados objetivos, como desenvolver um projeto específico. Lógico que a experiência do aprendizado fica arraigada na nossa mente e facilita nas posteriores aquisições de conhecimento, mas o fato é: não é possível armazenar tudo o que conhecemos durante a nossa vida.
Em contrapartida, há informações úteis por muito tempo e à essas são acrescentados novos dados conforme vamos evoluindo o nosso aprendizado.
Pense no seu processo de estudos, desde quando aprendeu a ler até hoje.
Enfim, em nossa vida hiperconectada e superestimulada por conteúdos diversos, conseguir o equilíbrio entre o que absorver e o que desprezar é muito importante.
Leve isso um passo além e pense inclusive na interação com outras pessoas e o ciclo de valor estará completo.
Afinal, o conhecimento é o que diferencia os profissionais dos amadores. Certo?
Até mais!
author: Eduardo Kasse
fonte: [Webinsider]