Afinal qual a diferença entre consultoria e mentoria?

Melhorar os resultados pessoais e profissionais é o objetivo da maioria das pessoas e alguns processos, com a ajuda de um profissional especializado, são capazes de auxiliar no alcance desses objetivos. Dentre eles, a mentoria (ou mentoring) e a consultoria são alguns dos mais utilizados por diversas empresas e setores. Porém, é comum haver uma confusão sobre o conceito e aplicabilidade de cada um desses processos.

Objetivo principal

Essa dúvida acontece porque ambos têm como foco principal aumentar os resultados profissionais, pessoais ou de organização, dependendo da demanda do cliente. Com isso, é possível elevar o desempenho das pessoas, corporações e times de empresas.

Muitos gestores e donos de empresa optam por contratar os serviços de um profissional de mentoring ou de consultoria para ajudar a traçar novos rumos, ou reformular o setor, avaliar as práticas, auxiliar na tomada de decisão e para tantas outras finalidades. Porém, se você está interessado em contar com o auxílio de algumas dessas técnicas, é preciso saber a diferença entre elas para fazer a escolha certa. Confira:

Mentoria (mentoring)

Geralmente, o profissional de mentoring é especialista em sua área de atuação, e irá trabalhar no aconselhamento de outros profissionais dessa mesma área. Quando alguém acabou de tomar posse de um cargo de gerência de algum setor ou até mesmo de uma empresa, é comum contar com a ajuda de um mentor para que ele lhe dê conselhos e ajude-o a traçar o futuro naquela área.

Trata-se de uma espécie de tutoria ou aula, na qual um profissional mais experiente passa todos os seus conhecimentos para um profissional que está iniciando. Assim, tanto a carreira como a gestão desse profissional, podem ser melhoradas por meio das dicas e aconselhamentos do mentor.

Outra grande vantagem para quem conta com esse serviço, é poder economizar tempo, energia e dinheiro na tomada de decisão. Isso porque todas elas serão corretamente aconselhadas pelo mentor, evitando que decisões erradas sejam tomadas, desperdiçando tempo, energia e dinheiro.

Consultoria

Esse processo tem como foco principal o bom rendimento empresarial. Os consultores ou empresas que prestam serviços de consultoria são contratados para fazer um estudo sobre as práticas, planos, equipe, projetos e atividades de uma empresa ou setor, com o intuito de diagnosticar problemas, identificar oportunidades, encontrar soluções, etc.

Muitas empresas contam com a ajuda desses profissionais desde a abertura das mesmas, a fim de obter um planejamento estratégico eficiente desde o começo. Depois da abertura, os mesmos permanecem auxiliando as empresas, com a gestão de pessoal, avaliação de vendas, processos, negócios, parcerias, entre outras decisões.

Já para os negócios que se encontram em alguma crise ou algum setor que está com falhas constantes, a consultoria também pode ser ativada para fazer um diagnóstico do problema, avaliar essas informações, desenvolver um projeto que seja eficaz para solucionar o problema, e implantar tais soluções junto aos gestores e funcionários da empresa.

É importante ressaltar que o consultor também é um especialista em determinada área, assim como o mentor. Porém, este último apenas aconselha e norteia ações, enquanto o consultor atua diretamente nas soluções.

fonte: LCS

NOTA IFD: Consultoria, falando a grosso modo, é um serviço empresarial com o objetivo de diagnosticar problemas, analisar benchmarks, identificar oportunidades e entregar soluções práticas com início, meio e fim. A mentoria é inspirar, explorar caminhos e orientar com uma visão multidisciplinar e estratégica, com o objetivo de colaborar para o desenvolvimento profissional.

Aqui na IFD Comunicação, por exemplo, uma está atrelada a outra em alguns casos quando necessário, como por exemplo, na Mentoria e Consultoria em Redes Sociais. Interessou? Basta entrar em contato, clique aqui

Postado em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *