Identidade da marca: os princípios fundamentais

Tal como numa pessoa, numa marca, a identidade pode ser absolutamente fundamental. Os elementos da identidade são o que irá ligar a sua marca ao seu público, melhorando as vendas e os rendimentos obtidos.

Newsletter

Se você deseja receber as novidades do IFDBlog por email, insira o seu logo abaixo:
 

A evolução dos mercados digitais tem sido cada vez mais rápida e, acompanhando esta evolução, foi criada uma maior acessibilidade através dos meios tecnológicos, dispositivos e aplicativos.

Muitas pessoas começaram, aos poucos, a encontrar oportunidades de fazer melhores rendimentos através do potencial do online e isto gerou um empreendedorismo incrível a nível global, que se traduziu num aumento sem precedentes no número de espaços dedicados ao e-commerce. Apenas em 2018, estima-se que esse aumento tenha rondado os 23%.

Números do SEBRAE, no entanto, relembraram o Brasil de que, pelo menos em solo nacional, as dificuldades também existiam. Os seus dados foram, pois, reveladores de que 80% das empresas online brasileiras não se conseguiam suster por mais de 18 meses no ativo.

A forte concorrência gerada pela criação de inúmeros espaços digitais tem criado um mercado cada vez menos permeável e onde o encontro entre marca e consumidor é cada vez mais difícil.

Com estas novas dificuldades, a aplicação dos princípios de marketing e a aposta no design tornaram-se mais importantes do que nunca. Na verdade, para que uma marca consiga romper as lógicas da atualidade, existe uma forte necessidade de que, desde o começo, se tenha atenção a este tipo de aspetos, criando uma identidade que possa posicionar da melhor forma a empresa e torna-la visível para os seus públicos potenciais.

Venha conhecer algumas idéias para ganhar o dinheiro extra que deseja, conhecendo os princípios fundamentais da identidade da marca.

Identidade da marca: os elementos que a compõem

Quando você pensa na sua própria identidade, você irá identificar alguns aspetos. Seu nome, suas crenças, suas opiniões, seus princípios e sua imagem farão, muito provavelmente, parte dessa lista.

A identidade de uma marca é exatamente como a identidade humana: trata-se, pois, do que define a marca e a torna diferente das demais, para que possa ser reconhecida e apreciada pelo público.

A ideia de um negócio não é apenas a escolha dos produtos a comercializar. É também ancorada nos princípios e nos objetivos do seu empreendedor. Estas ideias poderão, por exemplo, ser definidoras do slogan da empresa: um dos elementos da identidade.

Outro elemento da identidade que é, provavelmente, o mais importante, trata-se do nome. O nome da marca será o que primeiro irá estabelecer uma relação entre a empresa e o consumidor, garantindo o reconhecimento. Deve ser único, distinto mas simples e memorável.

Acompanha este nome e o slogan uma identidade visual, traduzida no logotipo. Uma imagem única e com traços distintivos, que torne a marca fácil de ser identificada visualmente, mesmo quando o nome não está explícito.

Estes elementos estão fortemente relacionados com a unicidade da marca mas também com a questão emocional, sendo importante pensar cada elemento da perspetiva do consumidor.

A identidade visual de uma marca

O ser humano vive, hoje, muito ancorado nos estímulos visuais. Aqui entra, como é evidente, o já referido logotipo… mas não só. Toda uma componente de design terá de ser aplicada para garantir que uma loja online cativa e conquista a fidelidade dos consumidores.

Todos os elementos relacionados com a parte visual importam, desde o tipo de letra que você vai usar até às cores e formas aplicadas. Importa ainda o uso de fotos com qualidade, a construção de um site visualmente apelativo e simples de usar e o recurso a ferramentas de navegação intuitivas.

Importa muito, ainda, que um site esteja adaptado à realidade que se vive no século XXI e, como tal, que tenha uma parte visual igualmente apelativa na sua versão para mobile. É preciso ter em conta que a maioria das pessoas que compra online faz as suas pesquisas no celular.

Lembre sempre que, hoje, muitas pessoas não lerão qualquer informação caso a parte visual não cative, primeiro, a sua atenção.

Promova muito o seu site

A identidade e a identidade visual são muito importantes mas, infelizmente, num mercado tão pouco permeável, se torna muito complexo conseguir o sucesso apenas com uma boa base.

Para que você consiga o sucesso desejado, será necessário que utilize também ferramentas de divulgação. Gratuitamente, você poderá criar perfis nas redes sociais, como o Twitter, o Instagram ou o Facebook. Esses espaços serão boas “pontes” para seus produtos e poderão facilitar o encontro e o contato com seu público.

Utilize também os anúncios do Google ou mesmo as publicações patrocinadas. Esta é uma forma de garantir o contato mais simples com seu público-alvo e de garantir que a sua marca chegará mais longe e tenha melhores chances de sucesso.

Postado em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *