Livros, Revistas, Anúncios da Bauhaus • Gratuitos Para Download

A Bauhaus Dessau pode ter sido fechada após 14 anos, mas todo seu ensinamento continua a ser uma importante fonte de inspiração hoje. Este ano, a escola alemã de design celebraria seu centésimo aniversário! O mundo criativo honrou o centenário revivendo suas fontes não acabadas, reinventando os logotipos para incorporar a estética da Bauhaus e, mais recentemente, colocando a disposição seus recursos para serem facilmente baixados.

A nova “Bauhaus Bookshelf” é uma “estante virtual” concisa de fontes gratuitas coletadas do período Bauhaus. Criada pela especialista em história do design, Andrea Riegel, ela abrange “(quase) todos os livros e periódicos da Bauhaus… com a possibilidade de baixar”. Os textos são acompanhados de pequenos trechos que ilustram a beleza da Bauhaus.

A estética da Bauhaus segue um conceito de “forma segue função”, nascida de uma necessidade de projetar coisas do dia-a-dia, como edifícios, mesas e cadeiras. Hoje, este é um princípio que separa o design da arte; enquanto um design pode ser bom de se ver, ele também deve ter um propósito.

O traço é aparente na “Bauhaus Bookshelf“, que exibe downloads de livros, anúncios, revistas e muito mais da Bauhaus.

Um detalhe intrigante descreve por que os designers da Bauhaus preferiam digitar tudo em letras minúsculas. Um trecho de Herbert Bayer no Bauhaus Journal 1.1926 diz: “Não falamos grandes sons, é por isso que nós não os escrevemos… O alfabeto grande é ilegível na composição tipográfica. portanto, o pequeno alfabeto ”.

O papel timbrado da Bauhaus Dessau até dizia: “Nós escrevemos tudo em letras minúsculas, enquanto economizamos tempo. Também: por que dois alfabetos, se um atinge o mesmo? Por que capitalizar, se você não consegue falar muito?

Para explorar todo o conteúdo da Bauhaus Bookshelf, clique aqui.

fonte: Design Taxi

Postado em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *