Pesquisar
Close this search box.

Design, desígnio, designar: dar significado

Diante de uma demanda, o designer pensa: “Como resumir este briefing em uma só frase?” Faça este exercício para criar um conceito. E desse conceito tire o norte a ser seguido por todo o projeto.

Pode o design ser alavancador de atributos sociais e culturais indicando pensamento intelectual, onde ideias são reveladas através de ícones cognitivos que visam o bem estar, a funcionalidade ou simplesmente comunicar um determinado conceito?

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Transmitir pensamento e contribuir com a produção cultural da humanidade é um dos princípios fundamentais do design. Desde os primórdios da sociedade moderna via-se na figura do projetista uma pessoa que previa situações incômodas e tentava resolvê-las agregando a esta solução seu conceito e sua forma ideológica de ver o mundo.

Dar significado conceitual às suas peças gráficas torna o projeto mais singular e especial para quem o absorve. O conceito semântico implica em dar um significado real a determinado símbolo; já o conceito estético demonstra valores visuais reais como cores, formas, alinhamento, imagens etc.

No entanto, conceito demais sem função pode ser prejudicial à abstração da peça criada, ou seja, pode torná-la uma obra de arte ao invés de algo funcional, útil. Esse cuidado deve ser tomado pelos designers, afinal design é mercadológico e não algo para ser exposto em uma galeria. Design faz parte do cotidiano das pessoas. No meio em que estão inseridas.

Sendo assim, vivemos um momento diferente para cada projeto, cada cliente. Pensando sempre na originalidade.

Você já se perguntou alguma vez? “Como resumir esse briefing em uma só frase?”

Este exercício pode criar um conceito, e desse conceito o norte a ser seguido por todo projeto. Muitas coisas tem apenas um conceito, mas você pode muda-los, criar novos etc.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

O papel do designer se torna mais interessante ao olhar para coisas complexas e conseguir extrair o mínimo necessário para que se entenda algo sobre determinado produto, serviço ou marca.

Pense nisso.

autor:
Flavio Vidigal
fonte: WEBINSIDER

Ficou interessado neste conteúdo?

Descubra como a IFD Comunicação transforma esses conhecimentos e outros em resultados excepcionais na divulgação da sua empresa. Conheça mais detalhes dos nossos serviços especializados e impulsione o sucesso da sua marca.

Receba os próximos posts

Assine nossa newsletter e junte-se a mais de 1.500 pessoas ou entre em nossos canais no WhatsApp » ou Telegram »

COPYWRITING: + de 400 modelos de copy GRATUITOS + BÔNUS

Atendendo a inúmeros pedidos, uma das publicações mais populares do IFDBlog agora está disponível como e-book! Preencha o formulário abaixo para fazer seu cadastro:

Você também vai gostar

2 respostas

  1. CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
    1. Pronto, corrigido. Ao clicar no link ia pro endereço certo, apenas o texto estava o antigo quando vocês tinham parceria com o UOL. De qualquer forma, obrigada pelo aviso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *