COMUNICADO: Relatos de cobrança indevida

Achei válido fazer este comunicado pois recebi pelo formulário de contato aqui do site dois e-mails bem estranhos relatando o mesmo evento e acredito que possa acontecer mais.

Antes de mais nada, quero deixar registrado que a IFD COMUNICAÇÃO nunca fez e nem faz nenhum tipo de cobrança via cartão de crédito.

Algumas semanas atrás recebi um e-mail de uma pessoa dizendo que o cartão dela tinha sido CLONADO e apareceu uma cobrança no cartão dela vinda de ‘ ifd br ’. Mais recentemente recebi outro e-mail de outra pessoa com mesmo relato, mas essa apenas questionou uma cobrança indevida vinda de ‘ ifd br ’.

Achei muito estranho até porque aqui, nem a razão social, nem nome fantasia se limitam a ‘ ifd br ‘, tão pouco temos algum sistema de e-commerce / loja virtual para disponibilizar este tipo de forma de pagamento ou algo para obter dados financeiros para fazer este tipo de cobrança. Nem se quer trabalhamos com cartão de crédito com nossos clientes.

Acredito que a pessoa lesada e sem muita informação do que fazer nestes casos, vendo ‘ ifd br ’ na fatura, mesmo sem nem ter recordação se tinha feito algum gasto em tal empresa, restringiu sua pesquisa ao Google jogou um ‘ ifd br ’ por lá e logo foi no primeiro site que encontrou para tentar resolver o problema, ou mesmo, se limitou a achar que a sigla usada na fatura se refere diretamente a um endereço de um site do qual nem se quer fez alguma compra ou se recorda de ter feito.

Não somos ‘ ifd br ‘,’ ifd*br ‘, ‘ ifd br jundiai ‘, nem…

Pesquisando na internet, achei algumas matérias sobre GOLPES onde usam nomes de empresas existentes para fazerem cobranças indevidas. Deixarei aqui alguns trechos de uma destas matérias apenas a título de informação:

O que fazer em caso de cobrança indevida?

Existem dois tipos de cobrança indevida. Aquelas que realmente foram feitas por uma empresa em que você possui cadastro, mas no valor errado e existem aquelas cobranças oriundas de cartões clonados ou que de alguma forma, conseguiram os dados do seu cartão. Caso a cobrança seja de uma empresa desconhecida.

O maior problema está nas situações em que você não consegue identificar a empresa prestadora do serviço, muitas vezes se trata do uso indevido dos dados.

Nesse caso, é possível que você tenha sido vítima de clonagem de cartão ou de algum vazamento de dados e a ação da cobrança foi feita por suspeitos buscando ganhar dinheiro em cima disso.

» A primeira coisa a se fazer nesse caso é entrar em contato com seu banco e/ou com a administradora do cartão, reportar o ocorrido e bloquear o cartão.

Como se proteger de golpes na internet?

A internet é um lugar prático e que oferece muitas comodidades, mas é preciso também ficar muito atento para não acabar caindo em golpes e/ou passando informações sensíveis para pessoas suspeitas. Nunca compartilhe os dados do seu cartão de crédito com pessoas que você não conhece e até mesmo com lojas que não sejam seguras

Lamentamos caso isso tenha ocorrido com você, mas salientamos novamente, NÃO temos nada a ver com tais cobranças.

Conforme regras e orientação dos próprios bancos e instituições financeiras nestes casos: entre em contato com seu banco e com a administradora do cartão para que ELES te auxiliem devidamente, identificando o que ocorreu e de onde o cartão foi indevidamente utilizado, resolvendo essa situação.

Bom, espero ter ajudado em algo. 😉

UPDATE: Como publiquei o link deste comunicado em meu perfil pessoal no Facebook, um colega informou que o ‘ ifd br ‘ que aparece nas faturas de cartão de crédito é um dos “códigos” para se referir ao IFOOD. Pelo menos descobri que empresa era!

Pesquisando no site Reclame Aqui dentre várias reclamações, e não foi difícil de achar sobre, apurei algumas siglas usadas na fatura dos cartões onde todas se referem ao IFOOD:

– ifd*br
– ifd br
– ifd br jundiai
– ifd br jundiai br
– ifood
– *ifood
– ifood*br
– ifood*br jundiai
– IFood*IFood

Em se tratando deste assunto, lembre-se, IFD = IFOOD DELIVERY. ‘ ifd br ‘, ou seja, IFOOD DELIVERY BRASIL, é uma SIGLA, uma ABREVIATURA usada por eles para identificação da empresa junto ao cartão de crédito e não um endereço de um site.

Postado em: