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COMUNICADO: Esclarecimento sobre Cobranças Indevidas

Prezados clientes,

Gostaríamos de abordar um assunto de extrema importância e esclarecer possíveis dúvidas que têm surgido recentemente. Recebemos relatos sobre cobranças indevidas que mencionam nosso nome, IFD Comunicação, em faturas de cartões de crédito. Desejamos ressaltar que nossa empresa nunca efetuou, e nem realiza, qualquer tipo de cobrança por meio de cartões de crédito.

Recentemente, fomos contatados por duas pessoas através do formulário de contato do nosso site, relatando eventos estranhos de cobranças em seus cartões. Considerando a relevância desses relatos e a possibilidade de ocorrências semelhantes, decidimos emitir este comunicado.

É importante salientar que nem nossa razão social nem nosso nome fantasia são limitados a “ifd br”. Além disso, não possuímos sistemas de e-commerce ou loja virtual que ofereçam essa forma de pagamento, tão pouco solicitamos informações financeiras para realizar cobranças. Também gostaríamos de ressaltar que não trabalhamos com cartões de crédito em nosso relacionamento com clientes.

Acreditamos que os indivíduos afetados, possivelmente sem conhecimento sobre como agir nesses casos, ao identificarem “ifd br” na fatura, restringiram sua pesquisa ao Google e acessaram o primeiro site encontrado para tentar solucionar o problema. É possível que tenham interpretado a sigla presente na fatura como o endereço de um site ao qual não realizaram compras ou do qual não se recordam.

Reforçamos que não somos “ifd br”, “ifd*br”, “ifd br jundiai” ou qualquer outra variação. Durante nossa pesquisa na internet, encontramos matérias sobre golpes que utilizam nomes de empresas existentes para efetuar cobranças indevidas. A seguir, compartilhamos alguns trechos de uma dessas matérias, apenas como informação adicional:

O que fazer em caso de cobrança indevida?

Existem dois tipos de cobranças indevidas. Aquelas que realmente foram feitas por uma empresa em que você possui cadastro, mas no valor errado, e existem aquelas cobranças oriundas de cartões clonados ou que, de alguma forma, obtiveram os dados do seu cartão. Caso a cobrança seja de uma empresa desconhecida, o problema pode estar relacionado ao uso indevido dos seus dados.

Nesse caso, é essencial entrar em contato com o seu banco e/ou administradora do cartão imediatamente para relatar o ocorrido e bloquear o cartão, conforme as orientações e regras estabelecidas por essas instituições financeiras.

A fim de evitar golpes na internet, é fundamental estar atento e tomar precauções. Nunca compartilhe os dados do seu cartão de crédito com pessoas desconhecidas, nem mesmo com lojas que não sejam seguras.

Lamentamos profundamente qualquer inconveniente que você possa ter enfrentado em relação a cobranças indevidas, mas reiteramos categoricamente que não temos qualquer relação com essas cobranças mencionadas.

[ update ] Após a publicação deste ocorrido em meu perfil pessoal no Facebook, um colega informou que a sigla “ifd br” presente nas faturas de cartões de crédito se refere a um dos “códigos” utilizados pelo IFOOD. Pelo menos descobrimos a empresa em questão!

Ao realizar pesquisas no site Reclame Aqui, identificamos várias reclamações relacionadas ao IFOOD, onde foram utilizadas diversas siglas nas faturas dos cartões, todas referentes à empresa:

ifd*br
ifd br
ifd br jundiai
ifd br jundiai br
ifood
*ifood
ifood*br
ifood*br jundiai
IFood*IFood
ifd Austin
ifd supermercado
IFD* Arcos Dourados
IFD* ZAMP SA

Portanto, é importante destacar que, quando se trata desse assunto, IFD se refere a IFOOD DELIVERY. “ifd br“, ou seja, IFOOD DELIVERY BRASIL, é uma sigla/abreviatura utilizada pelo IFOOD para identificar a empresa nas faturas de cartões de crédito, não sendo um endereço de um site.

Após pesquisa na internet, também descobrimos que o IFOOD possui uma página dedicada a orientações em casos semelhantes. Para acessá-la, clique aqui. Adicionalmente, em Janeiro de 2020, o portal G1 também reportou incidentes similares, mais detalhes disponíveis aqui.

Em caso de dúvidas ou necessidade de assistência adicional, recomendamos que você entre em contato com seu banco ou administradora de cartão para obter as devidas orientações e esclarecimentos sobre qualquer cobrança indevida.

Esperamos que este comunicado tenha esclarecido definitivamente o assunto. Estamos à disposição para ajudar no que for necessário.

Atenciosamente,

Iris
CEO • IFD Comunicação

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