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5 dicas de ouro para sua empresa prospectar novos clientes!

Prospectar novos clientes ainda é um desafio para grande parte dos empreendedores, afinal o mercado está cada dia mais competitivo. Se você quer aprender tudo sobre prospecção e saber como atrair consumidor, saiba que está no lugar certo!

O processo de prospecção é como um flerte entre a empresa e o cliente em potencial. E como você sabe, flertar é um processo que exige paciência.

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Primeiro porque é preciso despertar o interesse da outra pessoa em uma conversa a fim de conquistá-la, para então começar com as investidas.

É só depois de ganhar a confiança da pessoa e mostrar o seu valor é que um compromisso deve ser assumido, para que assim ambas as partes estejam seguras de que a decisão tomada foi a melhor.

O processo pode parecer complicado, mas se você seguir as dicas certas, a sua empresa conseguirá prospectar novos clientes e firmar alianças duradouras.

A boa notícia é que o seu final feliz está prestes a começar, pois temos aqui as 5 principais dicas para que consiga fazer novos negócios! Confira:

O que é prospecção de clientes?

No universo empresarial, prospectar novos clientes quer dizer conquistar novos consumidores para seu produto ou serviço.

Só que isso não significa apenas encontrar alguém que compre o que você vende, mas sim encontrar clientes apaixonados.

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Isso porque para prospectar novos clientes você deve aproximar sua marca das pessoas e fazer com que elas se envolvam, se satisfaçam e entendam o valor do seu produto ou serviço como um remédio para suas dores.

Portanto, a prospecção é como um relacionamento: ela precisa ser pensada, realizada com calma e de dedicação para ser mantida.

Para tanto, podemos separar a prospecção em dois tipos:

  • Ativa: quando a empresa vai até o cliente com a intenção de “ganhar seu coração”;
  • Passiva: quando o processo acontece no sentido contrário, ou seja, a empresa cria ações para conquistar as pessoas e fazer com que elas tomem a iniciativa.

Criar um blog institucional não só é um tipo de prospecção passiva, como também um bom jeito de divulgar conteúdos relevantes.

Isso porque aos poucos aquela pessoa vai identificar suas necessidades e vai entender que a sua empresa tem autoridade no assunto para solucionar o seu problema.

Agora formar listas de clientes a partir de interações no seu site e conteúdos baixados, por outro lado, é uma forma ativa para prospectar.

Mas nesse caso, a empresa precisa saber se aquela pessoa possui poder de compra e se tem o perfil da sua alma gêmea para então entrar em contato.

É importante ressaltar que uma forma de prospectar novos clientes não é melhor que a outra, pois para definir qual é a mais indicada para o seu negócio é preciso primeiro definir quais são os seus objetivos.

Aprenda a prospectar novos clientes em 5 passos

Vamos descobrir como fazer uma boa prospecção na prática? Para te ajudar a arrumar o encontro perfeito com seu cliente ideal e fazer uma boa prospecção, selecionamos algumas dicas de ouro.

Antes de tudo: conheça a você mesmo

A falta de domínio do produto é o grande defeito de muitos vendedores.

Afinal, quem se apaixona por alguém que não sabe nada sobre si mesmo? Ninguém.

Dessa forma, saiba quais são os pontos fortes do seu produto para valorizá-los, mas também reconheça as suas fraquezas para se preparar melhor para possíveis questionamentos a respeito deles.

Por isso, estude sempre o seu produto. Ainda mais porque com o passar do tempo você esquece de um detalhe ou outro, e tomando essa atitude é possível até perceber certas detalhes importantes que antes tinham passado desapercebidos.

E não se esqueça: é essencial falar com convicção! Isso porque nenhum cliente comprará de alguém que não fala com segurança sobre a solução dos seus problemas.

Faz seu tipo?

O primeiro passo para começar a prospectar novos clientes deve ser separar as pessoas entre as que fazem o seu tipo e quem não.
Afinal de contas, tempo é dinheiro, então direcionar suas ações para uma audiência qualificada e com mais chances de se interessar pela sua empresa é essencial para conseguir novos negócios.

Para isso, você deve descobrir qual é o seu público-alvo, isso é, o grupo específico de clientes que compartilham um perfil semelhante e estão mais dispostas a adquirir um produto ou serviço seu.

E descobrir quem deve ser o foco das suas ações de marketing é bem simples: para tanto, você deve fazer uma pesquisa para entender o seu:

  • Comportamento de compra;
  • Hábitos de consumo;
  • Classe Social;
  • Dados demográficos;
  • Condição Socioeconômica;
  • Preferências.

Lembre-se que quanto mais dados você conseguir coletar, mais completo e real fica o perfil do seu público-alvo, o que aumenta as chances da sua empresa desenvolver uma ação para prospectar novos clientes assertiva.

O par perfeito

Entre as pessoas que fazem o seu tipo, claro que existe aquela com quem você se identifica mais, a qual popularmente chamamos de “alma gêmea”.

Seguindo esse raciocínio, dentro do seu público-alvo também existe alguém que é mais compatível com a sua empresa: a persona.

No mundo dos negócios, a persona corresponde ao perfil semi-fictício do seu cliente ideal, desenvolvida a partir de pesquisas entre seus atuais consumidores.

Dessa forma, você consegue saber quais são as preferências e hábitos de consumo do seu público.

Utilize essas informações para criar ações que demonstre que a sua empresa pode agregar ao de valor a essas pessoas para conquistar a sua metade da laranja.

Desenvolva estratégias personalizadas, direcionadas e atraentes para fazer com que sua marca fique irresistível aos olhos do público, tornando a tarefa de prospectar clientes muito mais fácil.

“Conheci na internet”

Com tantos aplicativos disponíveis, paquerar ficou muito mais fácil graças a internet. E o mesmo podemos dizer sobre prospectar novos clientes.

Isso porque graças às redes sociais, blogs e outras plataformas online, ficou muito mais fácil conhecer pessoas e fechar novos negócios.

Mas para conseguir conquistar o público e prospectar novos clientes, é importante investir nos canais de comunicação que a sua persona mais utiliza.

Afinal, do que adianta investir no Facebook se a sua audiência usa mais o Instagram?

Dessa forma, priorize os canais mais frequentados pela sua persona e produza conteúdos que sejam interessantes e relevantes para ela.

Isso porque assim como as pessoas costumam stalkear umas as outras antes de um encontro, elas também pesquisam sobre um produto antes de adquiri-lo.

Não à toa, uma das metodologias que mais tem ganhado espaço no momento é o Inbound Marketing, pois o seu objetivo é justamente educar o mercado para prepará-lo melhor para a compra.

E para dar um gás na sua produção de conteúdo, também é possível dar um “super like” e chamar a atenção da sua persona nas redes sociais com um anúncio, pois você segmentá-lo para que apareça apenas para pessoas do seu interesse.

Por fim, você pode ainda usar o Google Ads para criar links patrocinados para aparecer nos resultados de pesquisa do Google a fim de potencializar as oportunidades de novos negócios.

Hora de ligar no dia seguinte

Depois de conhecer a sua alma gêmea e encantá-la com a autoridade com que fala sobre o seu produto, você já deve ter conseguido fechar novos negócios.

Mas se você acha que o seu trabalho terminou, está muito enganado! Isso porque o trabalho de prospectar novos clientes não termina com a conclusão da venda.

Assim como em um relacionamento quando você liga no dia seguinte para saber como foi o encontro, essa é hora de analisar os resultados das suas ações.

Isso é importante pois assim a sua empresa consegue entender o que deu certo e o que deu errado a fim de aprimorar a sua estratégia.

Mas é bom ressaltar que likes e seguidores são métricas de vaidade, então analise métricas reais, como tráfego e taxas de conversão, para entender como colher resultados melhores no futuro.

Dica: converse com as pessoas certas, nos lugares certos!

Para finalizar, uma boa maneira de prospectar novos clientes é fazer com que o seu consumidor tenha uma experiência tão boa que ele tome a iniciativa de indicar o seu produto para outras pessoas.

Para complementar essa ação de marketing espontânea, ofereça descontos ou bônus proporcionais à quantidade de indicações que sua empresa para torná-la atrativa aos olhos dos novos potenciais clientes.

Outra atitude positiva para gerar novos negócios é frequentar feiras de negócios, eventos e palestras as quais a sua persona frequentaria.

Ainda que sua empresa não tenha um stand, participar de feiras e eventos em sua área é essencial para trocar cartões de visita, mostrar seu negócio e assim prospectar novos clientes!

Se prepare para uma chuva de novos contatinhos!

Você já entendeu a importância de escolher prospects qualificados e onde encontrá-los, agora é hora de as mangas e colocar a mão na massa.

Mas lembre-se, não existe fórmula mágica para prospectar novos clientes, por isso, é essencial que conheça seu mercado, a sua persona e o seu produto para criar estratégias assertivas.

Não se esqueça também de analisar os resultados obtidos, pois é neles que encontrará todas as respostas necessárias para aprimorar sua estratégia de marketing e prospectar novos clientes.

Afinal, o importante não é prospectar muito, mas sim prospectar com assertividade, pois só assim conseguirá aumentar as vendas.

E o melhor: um cliente apaixonado com certeza divulgará sua marca e voltará a consumir seu produto ou serviço!

fonte: Ideal Marketing Blog

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