Você sabe como um anúncio era feito antigamente?

  1. Você sabe como um anúncio era feito antigamente?




Em fevereiro quando houve a comemoração dos 25 anos do Photoshop, o site de educação online Lynda preparou um video-tributo, mostrando como era a vida de um diretor de arte antes da sua existência. Incrível como um software conseguiu re-inventar completamente um ofício que há pouco tempo era feito de maneira totalmente analógica e artesanal, com muitas réguas, canetinhas, cola, faquinhas e letrasets. Aliás, o PS é um ótimo exemplo como os softwares simulam o processo anterior, analógico, em suas interfaces para diminuir a curva de aprendizado. Os concorrentes que surgem hoje em dia já são uma evolução do prório PS e não do sistema analógico necessariamente.

Outro ponto interessante é reparar como uma ferramenta que revoluciona o processo neste nível também acaba também influenciando o produto final. Basta pensar o tempo que se gastava para se fazer UM anúncio na mão. Com a facilidade digital, a possibilidade de ir visualizando possibilidades de layout de um modo quase final, trouxe muito de “tentativa-e-erro” para o processo. Ou seja, hoje a gente vai experimentando, gostando ou rejeitando. Dá pra ver se um conceito pára em pé ou não no meio do caminho. Há 25 anos, era mais arriscado. Em compensação, o cliente interferia menos por causa da abstração. Dois lados da moeda.

Enfim, se hoje até um moleque de 10 anos de idade já tem noções básica de design, devemos isso ao Photoshop, a ferramenta que mudou tudo, 25 anos atrás. No video abaixo, o designer gráfico Sean Adams recria um anúncio antigo usando o jeito pré-photoshop.

via: B9

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *