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Veja 9 dicas para conquistar consumidores na faixa dos 20 anos

A geração Y (atualmente na faixa entre 18 e 29 anos de idade) é considerada vital para a sobrevivência de muitos negócios, tanto pelo seu próprio consumo como por influenciar gerações mais novas e velhas.

Essa é uma conclusão de um estudo do NPD Group publicado pelo portal Adverstising Age. O artigo faz um estudo de caso da cadeia de fast food McDonald’s sobre sua dificuldade de atrair a geração Y. A empresa nos EUA não está entre as dez primeiras mais visitadas por esse público.

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A multinacional tenta reverter isso porque considera que essa geração vai influenciar tanto os mais jovens como os mais velhos que eles –a customização e a variedade podem ser um caminho para resolver o problema. Por isso a aposta no lanche McWrap, também lançado no Brasil, que tem várias opções de sabores e possui baixas calorias.

Para a presidente da consultoria Grupo Foco, Eline Kullock, as lojas deveriam ter também mais campanhas voltadas para esse público. “Os jovens gostam de compartilhar tudo, então campanhas de temas de interesse deles seriam naturalmente replicadas”, diz.

Empresas precisam adotar novas estratégias para atrair jovens da geração Y

Segundo o Gustavo Carrer, consultor do Sebrae-SP, criar estratégias para vender para essa geração não exige apenas estudar apenas a idade e gênero do consumidor. Há outros aspectos que devem ser considerados. “É uma discussão sobre uma nova forma de entender o consumo. Algumas dicas podem ajudar não só a vender mais, mas também a se relacionar com um novo público”, comenta.

Veja abaixo 12 dicas para atrair mais consumidores na faixa dos 20 anos de idade.

1. Crie várias opções cardápio
O jovem da geração Y está acostumado a várias possibilidades. No caso de um restaurante, poderia haver diferentes molhos e combinações. Devem ser consideradas também opções pouco usuais: esse público gosta de expressar sua personalidade, então devem ser criadas opções que se relacionem com o estilo de vida de cada consumidor.

2. Envolva o público em campanhas de sustentabilidade
É importante adotar esse tipo de iniciativa e também envolver o consumidor nesse processo. A campanha de sustentabilidade deve conseguir envolvê-lo em alguma ação social, para que ele possa dizer nas suas redes sociais que está pessoalmente envolvido com a causa.

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3. Imponha desafios
Nos joguinhos eletrônicos, ele ganha prêmios o tempo todo e isso o estimula. Criar jogos é uma excelente maneira de conquistar consumidores dessa faixa etária.

4. Estimule o compartilhamento
É preciso criar ações de marketing que eles considerem “legais” e os estimulassem a compartilhar em redes sociais como o Facebook. Os especialistas dizem que é indicado adotar algo com humor, que demonstre alguns questionamentos dos jovens em relação a autoridade, por exemplo.

5. Identifique grupos (ou tribos sociais) que frequentem o seu negócio
É importante identificar suas preferências e valores e, dessa forma, saber seus hábitos de consumo.

6. Use diferentes canais de comunicação
É preciso traçar estratégias com os meios corretos para divulgação de produtos, o que pode ser feito via e-mail marketing, post no Twitter, torpedos de celular ou mesmo mensagens instantâneas no WhatsApp.

7. Não exagere
Uma recomendação é não enviar mais do que uma promoção semanal para não cansar consumidor e manter interesse dele no seu produto. Além disso, é preciso dar tratamento profissional a textos e imagens usados nas redes sociais.

8. Una a vida real à virtual
Exemplo: promover promoções em lojas físicas para clientes que façam parte das redes sociais do empresa, oferecendo desconto exclusivos em itens selecionados. E vice-versa: quem procurar a loja física pode ter benefícios no mundo on-line.

9. Estimule-os a fazer parte do seu negócio
O novo consumidor deseja se sentir ouvido no processo de melhoria do negócio. A geração Y gosta de empresas que dão voz e visibilidade ao consumidor.

fonte: Folha Negócios

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