Qual o segredo das super marcas?

  1. Qual o segredo das super marcas?




A resposta pode estar no excelente documentário Secrets of the Superbrands produzida pela BBC em 2011. Alex Riley, o apresentador, se acha imune as marcas. Quando se trata de moda, tecnologia e marcas de alimentos, ele só vai para o mais barato e o que funciona para ele. Ele está convencido de que ele não está seduzido pelos publicitários, o apoio de celebridades e o hype que rodeia as grandes marcas globais. Então, como é que um par de tênis Nike entra em seu guarda-roupa? E como foi que lata de feijões cozidos Heinz foi parar em seu carrinho de compras? E por que ele tem um celular da Apple em seu bolso, em vez de qualquer outra marca? Riley procura entender como determinadas marcas influenciam nossas escolhas e, em última instância, nossa vida.

No primeiro epsódio, sobre Tecnologia, Riley teve ajuda do Bispo de Buckingham, foi onde ele percebeu que a dedicação extrema que as pessoas têm pela Apple mimetiza a devoção que as pessoas religiosas têm por sua fé. A prova final foi um estudo com imagens de ressonância magnética em fãs da Apple. A mesma parte do cérebro que responde pelas imagens religiosas também responde pelos produtos da Apple. Confira o vídeo desta parte do documentário abaixo:

Já o segundo epsódio, totalmente dedicado ao universo da Moda, você encontra depoimentos de grandes nomes da indústria, como Dana Thomas ( autora do livro Deluxe – Como o Luxo Perdeu o Brilho e Ted Polhemus (grande antropólogo americano que mora e trabalha em Londres e autor de livros fundamentais sobre streetstyle, interferências corporais, etc), entre outros. É nesta parte do documentário que é revelado informações preciosas sobre negócios relacionados ao mundo da moda e nos faz refletir e questionar certos comportamentos do cotidiano, além de analisar como a indústria da moda moldou o mundo com as suas marcas. Confira o vídeo desta parte do documentário abaixo:

E para finalizar, no terceiro epsódio sobre Alimentos, Riley desvenda a influência das marcas de comidas e bebidas em nossas vidas, confira:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *