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Por que mudar o logotipo do seu aplicativo pode engajar muito mais?

No começo deste ano, o aplicativo Uber ganhou algumas manchetes depois da alteração de toda a aparência da sua comunicação visual. Um dos principais temas de debate foi a reformulação completa do logotipo que já familiar entre seus usuários. Enquanto alguns fãs expressaram seu amor para o novo visual colorido, a maior parte da internet respondeu com um certo desapontamento, até mesmo alguns condutores do Uber.

A mudança no logotipo não é o que os faz as pessoas pararem de usar o serviço, elas vão se acostumar com a mudança. Lendo isso, você provavelmente está se perguntando, por que os desenvolvedores fazem estas mudanças. Por que mudar o visual do aplicativo, sabendo que o reconhecimento da marca é tão importante?

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Em alguns casos, um processo de rebranding global é necessário para atualizar a aparência e sensação da presença visual da empresa ou mesmo sinalizar uma mudança na direção ou abordagem estratégica do aplicativo. Em alguns casos, aqueles aplicativos que são lançados às pressas são liberados sem um olhar mais aprofundado sobre a marca, e aí o rebrand entra numa segunda fase para capturar a atenção das pessoas e, finalmente, garantir mais downloads ao longo do tempo.

Você não precisa ler todos os relatórios e pareceres sobre a mudança do logotipo do Uber para reconhecer o poder do logotipo do aplicativo e seus efeitos.

Em vez de temer este tipo de mudança que para alguns parece ser repentina e sem necessidade, muitas empresas abraçam este poder e alteram seus logotipos como parte de sua estratégia ASO – App Store Optimization. Eles se envolvem em testes A/B de forma vigorosa, em um esforço para gerar cada vez mais downloads orgânicos e para encontrar um logotipo que não só se adequa a marca, mas aquele que corresponde ao mercado-alvo.

Mostre as diferenças

Às vezes são as diferenças ínfimas, para alguns em relação ao design, que podem fazer a maior diferença em números de downloads e receitas.

Tomemos por exemplo dois aplicativos quase idênticos que foram lançados aproximadamente ao mesmo tempo. ‘Tiny Flashlight + LED “e” Color Flashlight grátis’. O primeiro tem mais de 100 milhões de downloads, enquanto o segundo tem menos da metade disso. O que poderia ter causado essa grande diferença se os aplicativos são praticamente idênticos em termos de funcionalidade?

Tiny Flash Light Icon

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Embora possa haver outras variáveis (como anúncios de promoção de apliativos) que afetam esta lacuna, vamos nos concentrar por um momento sobre as sutis diferenças entre os logotipo de aplicativos.

Tanto o Google Play e da Apple iTunes tem fundos cinzentos. Então, um logotipo mais colorido é bem mais provável que se destaquem mais. De acordo com uma pesquisa, 73% dos usuários descobria aplicativos diretamente na APP STORE, e o ícone do aplicativo mais atraente aos olhos eram os mais prováveis para serem baixados.

Neste caso, o primeiro ícone é uma renderização 3D com cores vivas e cantos arredondados. Uma vez que este aplicativo oferece uma lanterna, também é importante para manter o ícone brilhante para exaltar o brilho e clareza, criando nas pessoas a sensação de que ele é o melhor como opção além de mais brilhante na intensidade da luz. Ele de longe sobressai aos olhos em comparação ao segundo.

Empurrando o envelope – MailWise

Compreender a importância dessas diferenças sutis no design de um logotipo de aplicativo é fundamental para garantir que seu aplicativo tenha uma chance em um mercado tão saturado.

Um dos clientes da agência Moburst, MailWise – um aplicativo de casa de correio, pediu a agência para fazer um experimento com diferentes logotipos a fim de aumentar o número de downloads do aplicativo. Foram realizados uma série de testes A/B entre três logotipos, o original (A), o 3D com cores mais vivas (B) e uma terceira opção incluindo apenas o #D no envelope sem o nome do aplicativo nele.

Aplicativo MailWise

Foram comparados o desempenho dos 3 logotipos ao longo de três semanas, e a agência que fez o teste viu que foi fácil de ver que a opção C era claramente a vencedora. A diferença de desempenho no numero de download foi significativamente melhor do que a versão A, por um período mínimo de 1% e até 8,2%. O desempenho da opção C também foi melhor do que a opção B, de 1 a 2,5% e até em alguns momentos 4,9%.

Faça colorido

Apesar da crítica inicial do novo logotipo do Uber com o seu design colorido e sofisticado, muito parecido com a nossa opção C, é certo que ele vai atrair mais atenção do que o velho design já familiar e todo preto. Ao longo do tempo o Uber vai ver o efeito desta mudança no ícone do aplicativo exatamente no volume de download.

Na experiência vivida pela agência Moburst, especializada em ASO – APP Store Optmization, um ícone simples, atraente e com cores vivas podem realmente ajudar um aplicativo a se destacar e se diferenciar entre outros produtos em oferta – o que os torna mais propensos a alguém clicar no tão importante botão de download.

fonte: thenextweb.com

tradução livre: Iris Freitas Duarte
via: Mielle Rpro Veron no Facebook

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