Lorem Ipsum, mas que raio é isso?

“Neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet, consectetur, adipisci velit…”
“There is no one who loves pain itself, who seeks after it and wants to have it, simply because it is pain….”

O que significa Lorem Ipsum?

Lorem Ipsum, ou simplesmente Lipsum, é um texto falso usado pela indústria de design, propaganda e impressão em layout desde 1500, quando um desconhecido técnico gráfico pegou uma tipografia e a espalhou. Assim, ele criou uma espécie de guia de tipografia. Essa técnica sobreviveu por séculos e ainda nos dias atuais vem sendo usada, mas agora inserida na tipografia eletrônica, usada e criada nos computadores, e permanecendo essencialmente inalterada.

Em 1960, ela se tornou popular graças a uma publicação sobre “Tipos” contendo algumas partes de Lipsum, e mais recentemente com os famosos softwares de desktop publishing como Aldus PageMaker, Indesign e QuarkXPress que incluem algumas versões de Lipsum.

Da onde ele vem?

Ao contrario da crença popular, Lipsum não é simplesmente um texto qualquer com um monte de letras. Ela tem raízes numa peça clássica da literatura latina de 45 A.C., fazendo com que este famoso texto tenha mais de 2000 mil anos de idade. Richard McClintock, um professor de Latin na Hampden-Sydney College in Virginia, pesquisou uma das mais obscuras palavras em Latin, “consectetur” , da passagem de Lipsum, e indo a fundo nas citações da literatura clássica descobriu de uma fonte segura que Lipsum vem das seções 1.10.32 e 1.10.33 do “de Finibus Bonorum et Malorum” (Os Extremos do Bem e do Mau) escrito por Cícero em 45 A.C.. Este livro trata da teoria de ética, muito popular durante a Renascença. A primeira linha de Lipsum, “Lorem ipsum dolor sit amet…”, reproduzida no início desta matéria, pode ser lida na seção 1.10.32.

O modelo básico de Lipsum usado desde o século 16 é retransmitido devido a sua grande utilidade. As seções 1.10.32 e 1.10.33 do “de Finibus Bonorum et Malorum” de Cícero também são reproduzidos em sua exata forma original, acompanhado pelas versões traduzidas para o inglês, feitas em 1914, por H. Rackham.

Por que nós usamos isto?

É há muito conhecido o fato de que dependendo do layout um leitor não conseguirá entender o conteúdo de uma página. O motivo do uso de Lipsum é que ele possui mais ou menos a distribuição de letras normal necessárias para o “preenchimento aqui, preenchimento ali” , que fazem com que o texto fique legível. Muitos pacotes de desktop publishing e editores de web page atualmente usam Lipsum como modelo de preenchimento de textos e a procura por “lorem ipsum” ajuda a muitos web sites ainda em construção. Várias versões foram se desenvolvendo ao longo dos anos, algumas vezes por acidente, outras de propósito, injetando humor e coisas do gênero ao original.

Onde eu posso encontrar?

Existem diversas variações de passagens de Lipsum disponíveis, mas em grande parte elas sofreram alterações, seja pela introdução de brincadeiras ou palavras soltas que não fazem o menor sentido. Se você pretende usar um trecho de Lipsum, é preciso se certificar de que não há nada estranho escondido no meio do texto. Os geradores de Lipsum na Internet costumam transmitir trechos predefinidos conforme o necessário, tornando o Lorem Ipsum Generator um dos primeiros formador de Lorem Ipsum do meio eletrônico. Ele utiliza um dicionário de cerca de 200 palavras em Latin, combinado a diversos modelos de estrutura de sentenças para criar o Lipsum que pareça razoável. Por este motivo, este produtor de Lipsum é livre de repetição, injeção de humor ou palavras não características etc.

Então pra quem precisa de um texto qualquer para a apresentação do layout para um cliente e quer fugir do terrível NONONO, use o Lorem Ipsum Gerator que pelo menos ele te da uma noção mais real de como ficará um texto. dentro do seu layout.

Texto baseado na tradução do original “Lorem Ipsum”, publicado no site www.lipsum.com

2 Comentários

  1. Bem, eu achava q o Lorem Ipsum não tinha significado algum. Pensava que fossem letras jogadas aleatoriamente. Parabéns pelo post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *