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Interatividade, diversão e resultados

A chamada Geração C, de adolescentes hiperconectados que disseminam cada vez mais informações, opiniões e conteúdos, tem chamado atenção de um setor que precisa se aproximar deste público: o de marketing promocional. Além de identificar quem são e onde estão esses novos consumidores, os profissionais da área devem saber usar e aproveitar-se das ferramentas tão naturalmente utilizadas por este target: mídias sociais, aplicativos para smartphones, QR Codes, entre outras tecnologias.

Por este motivo, é preciso acompanhar os hábitos e as atitudes desses jovens para entender seu universo, o que nos leva à obrigação de estar up to date com as inovações tecnológicas. O uso do Facebook, Twitter, Instagram e Pinterest, por exemplo, é indispensável entre os adolescentes e as ferramentas deste universo, que permitem uma comunicação mais ágil, com produção de conteúdo de maneira instantânea e ampla disseminação em questão de segundos.

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É exatamente no que se refere a essa produção de conteúdo que precisamos ficar atentos. Criar um relacionamento entre a geração C e as marcas é fundamental. É poder criar oportunidades, que detalham experiências psicológicas e sensoriais únicas, uma vez que esse jovens passam a ser mais do que espectadores. São protagonistas.

Nas redes sociais, as marcas devem interagir com seus clientes, entender o que eles querem, do que precisam e como atender às suas expectativas. Para o marketing promocional essa relação possibilita o levantamento de informações importantes para o momento da criação: o que o consumidor final pensa e o que fala sobre determinada marca? É nas redes sociais que colhemos opiniões espontâneas e de grande valor, que podem nortear novos caminhos e mudar condutas que estejam ultrapassadas. A relação entre consumidor e marca torna-se mais intensa, aumentando a importância de mostrar-se aberto a escutar e considerar as opiniões desta geração, o que para setor promocional é tão imprescindível quanto saber onde ela está.

Como estão sempre se comunicando com alguém e sendo influenciados por amigos, familiares e colegas de escola, por exemplo, a mensagem destinada à Geração C deve ser polivalente, precisa convencer todas as pessoas envolvidas, desde as que influenciam, passando pelas que tomam decisões de compra, até chegar aquelas que se engajam na experiência. A socialização rápida das informações exige estratégia, coerência e dinamismo das ações promocionais.

Recentemente, em uma ação 360° desenvolvida para Banana Boat, da empresa norte-americana Energizer, a Dabster Comunicação tinha como meta desenvolver todo o planejamento de comunicação para a marca, até então, inexistente no mercado brasileiro. Dentre os esforços de marketing, destinamos atenção especial aos meios digitais, desenvolvendo um plano para introduzi-la neste universo. Pensamos desde a criação dos perfis nas redes sociais, passando por ativações promocionais como sorteios e concursos culturais, chegando a realizar uma ação de cunho social que beneficiou o GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer). O resultado foi expressivo: em seis meses Banana Boat superou a marca de quatro mil seguidores no Facebook e uma participação no Twitter bem maior do que a de seus principais concorrentes.

Outra campanha, muito bem aceita pelos jovens, foi realizada para Axe, da Unilever. Chamada “Axe University”, a ação foi realizada em universidades de doze cidades do Sudeste do país, atingindo cerca de 400 mil estudantes. Porém, a proposta se mostrou tão completa e assertiva que foi estendida instantaneamente para os canais da marca no Facebook, Youtube e Twitter e fomentou muito conteúdo pertinente à web como fotos, vídeos, aplicativos para Facebook, interação entre professoras virtuais e alunos (como foi caracterizado o target nesta nossa campanha), samplings virtuais, etc: apenas no Facebook, foram 300 mil acessos. O resultado foi surpreendente e muito positivo: a marca ganhou seguidores, potencializando os canais das redes sociais e virou assunto relevante entre os consumidores.

Com grande autonomia para formar opinião, interagir, se unir, trocar referências e influenciar o consumo, a Geração C merece atenção e espaço para participar das ações promocionais atuais e cabe ao setor criar estratégias para impactar diretamente esse público, este é o grande desafio: aproveitar o fato de que todo integrante dessa nova geração possui uma ligação visceral com dispositivos de acesso às redes sociais, permanece boa parte de seu dia conectado e, claro, seus anseios, desejos e necessidades são originados, muitas vezes, dessa experiência digital. Nesse sentido, para comunicarmos qualquer mensagem precisamos que ela seja relevante, útil, direta e, claro, divertida!

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autor: Richard Zuppa
fonte: Adnews

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