Pesquisar
Close this search box.

Enviando seu arquivo para o Fotolito

Siga alguns passos e não erreAntes de ligar seu micro, criar sua peça e enviar o arquivo para fotolito, fique de olho em alguns detalhes:

Formato
Existem diversos formatos de impressão, o ideal é que a peça aproveite ao máximo dentro das possibilidades de corte do papel. Dizer não ao desperdício é palavra de ordem. A não ser que seu cliente tenha dinheiro de sobra, o que é bastante difícil nesses tempos de crise. Normalmente, os bureaus de fotolito e gráficas costumam ter tabelas que mostram todas opções de medida.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

RGB x CMYK
Existem vários sistemas de cores. Os mais comuns são o RGB, que significa Red(vermelho), Green(verde) and Blue(azul). São os tons que as TVs, monitores e telões utilizam para formar todas as outras cores. Já para o trabalho impresso, o padrão é o CMYK e as cores utilizadas são o Cian o Magenta o Amarelo e o Preto. Alguns programas, como world e photoshop, tem como padrão o sistema RGB, sendo assim, precisa ser alterado para CMYK antes de ser enviado para fotolito.

Resolução de Imagens Bitmap
Procure saber a resolução necessária no meio em que você vai imprimir, por exemplo: a resolução necessária para publicação na web é de 72dpi, já a de impressão off-set, é de 300dpi. Uma resolução menor do que a necessária “digitaliza” a imagem, em linguagem popular: fica feio pra caramba!

Fontes
Quando enviar seu arquivo, não esqueça de mandar também as fontes que você utilizou no trabalho, ou transforme-as em elemento gráfico. Se não, você corre o risco de ver aquela fonte transada que você demorou um tempão pra achar transformada em fonte default do programa, credo!

Área de corte
Na hora de fazer o acabamento na gráfica, pode acontecer do trabalho “dançar” na máquina. Deixe uma margem de 3 a 5mm, para dentro, evitando que elimine algum elemento. Para fora “sangre” as cores do fundo ou elementos que estão nas margens.

>> para completar o tema cortes: Forúm WMONLINE – POST do ALX

Revisão
Textos, imagens, cores, formatos… Depois de rever tudo isso, confira de novo. Afinal, para um impresso errado só existe uma solução: imprimir tudo de novo!

Ficou interessado neste conteúdo?

Descubra como a IFD Comunicação transforma esses conhecimentos e outros em resultados excepcionais na divulgação da sua empresa. Conheça mais detalhes dos nossos serviços especializados e impulsione o sucesso da sua marca.

Receba os próximos posts

Assine nossa newsletter e junte-se a mais de 1.500 pessoas ou entre em nossos canais no WhatsApp » ou Telegram »

COPYWRITING: + de 400 modelos de copy GRATUITOS + BÔNUS

Atendendo a inúmeros pedidos, uma das publicações mais populares do IFDBlog agora está disponível como e-book! Preencha o formulário abaixo para fazer seu cadastro:

Você também vai gostar

2 respostas

  1. CONTINUA APÓS PUBLICIDADE
  2. Nao sendo exatamente sobre fotolitos, mas gostaria de saber como são feitas artes impressas com cortes
    especiais, como convites, em que esses cortes sao feitos acompanhando o proprio contorno do desenho.
    (não sendo um corte de papel retangular padrão), para isso é necessário criar um arquivo com esse contorno usando linha vetorial?

    1. Mar aconselho que você procure fórum de "Produção Gráfica" pois lá vão detalhar bem melhor e esclarecer bem melhor sua dúvida. Senão me engano no fórum do Imasters e do Mxstudio tem uma categoria sobre Produção Gráfica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *