Dia Nacional do Combate ao Câncer



Dia 27 de novembro é o Dia Nacional de Combate ao Câncer. A data foi criada pelo governo federal em 1988, com o objetivo de promover o conhecimento da população e, principalmente, sobre a prevenção da doença.

A Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, de dezembro de 1988, que regulamenta as comemorações, estabelece que a data seja uma oportunidade para “evocar o importante significado histórico das entidades de combate ao câncer, de consagração aos inumeráveis e valiosos serviços prestados ao país e proporcionar importante mobilização popular quanto aos aspectos educativos e sociais na luta contra o câncer”.

Veja alguns textos e artigos sobre o tema para ampliar seu conhecimento sobre prevenção da doença:

Câncer de Colo de Útero
Câncer de Mama
Câncer de Pele
Câncer de Próstata

Cuidado com a exposição excessiva ao sol
Exames periódicos podem evitar câncer em mulheres
HPV: mais um passo em direção à prevenção
Prótese mamária x câncer de mama
Tabagismo e câncer de pulmão
Tratamento para a Leucemia

No site do Instituto Nacional do Câncer (INCA), é possível ver em pdf alguns folhetos didáticos sobre os tipos de câncer mais comuns no Brasil.

Abrace a causa e previna-se ;)

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Up Date 01/12/09

Como infelizmente no comentário houve um grande equivoco de um leitor sobre o Laço Rosa usado para ilustrar o conteúdo deste post, deixo este recado para aqueles que também não saibam o significado deste laço rosa:

Historia do Laço Cor-de-rosa

O primeiro laço que teve uma representação relevante na história foi o laço amarelo, que foi apresentado numa marcha cantada pelo exército dos Estados Unidos da América. Em 1917 George A. Norton interpretou a canção pela primeira vez. O título da canção era “Round Her Neck She Wears a Yellow Ribbon”. Nos anos 40 a mesma canção foi interpretada por diferentes músicos. Baseada nesta canção, a mulher de um refém no Irão, Penney Laingen, foi a primeira pessoa a usar o laço como um símbolo de alerta. Penney colocou laços amarelos em várias árvores de modo a representar o desejo que tinha que o seu marido regressasse a casa. Amigos e familiares demonstrando a sua lealdade seguiram a moda.

Todos os Americanos rapidamente se aperceberam que o laço cor-de-rosa se tornara uma força. Nos anos 90 activistas da luta contra a SIDA inspirados pela força do laço decidiram fazer laços para os que lutavam contra a SIDA. O laço que representa a SIDA (AIDS) tornou-se vermelho por essa ser a cor da paixão. Durante os Tony Awards, o actor Jeremy Irons foi fotografado com um brilhante laço vermelho no peito. Durante a noite, à medida que o publico seguia os prémios, o laço foi-se tornando um ícone popular.

O The New York Times declarou o ano de 1992 como o ano do Laço Cor-de-Rosa. O primeiro Laço Cor-de-Rosa foi introduzido pela Fundação do Cancro da Mama Susan G. Komen. A fundação ofereceu bonés cor-de-rosa aos sobreviventes do cancro da mama que participavam na Corrida para a Cura desde 1990. Alguns meses mais tarde em 1991 todos os participantes da Corrida de Nova Iorque receberam um Laço Cor-de-Rosa. No entanto, o laço não teve a importância que se esperava, na medida em que era um pormenor num evento com bastante importância. Alexandra Penney, que em 1992 era a editora chefe do “Self”, uma revista de saúde para mulheres, trabalhava então na segunda edição anual do National Breast Cancer Awareness. Evelyn Lauder, que era então vice-presidente da empresa Estee Lauder foi editora convidada da edição da NBCAM do mesmo ano. Juntas Penney e Lauder lembraram-se de criar um laço e de fazer com que as grandes distribuidoras de cosméticos os distribuíssem nas lojas de Nova Iorque. Mais tarde Evelyn Lauder prometeu distribuir os laços por todo o país embora a cor do laço não tivesse ainda sido decidida. No entanto, uma senhora de 68 anos de nome Charlotte Hayley que acabara de combater o cancro de mama produziu laços laranja. Charlotte vendeu-os com um cartão que dizia ” O budget anual do Instituto Nacional do Cancro é de 1.8 biliões de dólares, e somente 5% vai para a prevenção contra o cancro. Ajude-nos a acordar os nossos legisladores e a América, usando este laço.” A mensagem rapidamente se divulgou, o que fez com que Penny e Evelyn se interessassem pelo conceito de Hayley. Ambas viram potencial na ideia de se associarem a Charlotte. Mas esta rejeitou a proposta alegando que Penny e Evelyn eram demasiado comerciais. Após uma discussão com Lauder, Hayley e os seus advogados foi então acordada uma nova cor. O cor-de-rosa fora então escolhido para a cor do laço, tornando-se assim um símbolo internacional para a luta contra o cancro (câncer) da mama.

+ infos sobre este assunto clique aqui

3 Comentários

  1. Só uma correção. Esta logomarca LOGOTIPO não é da Campanha de Combate ao Câncer e sim de combate a AIDS.

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    comment editado por Iris.

  2. EU APOIO ESTA IDEIA DEVEMOS LUTAR CONTRA O CANCER DE MAMA E O CAMINHO E A PREVENÇAO.DESCOBRI O CANCER D E MAMA AOS 26 ANOS DE IDADE,HOJE AOS 29 ME RECUPERO E VIVO FELIZ,ME CASEI, CONCLUI MEU ENSINO SUPERIOR EM ENFERMAGEM,TRABALHO E SIGO EM FRENTE NA LUTA CONTRA O CANCER DE MAMA

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