Como denunciar as mensagens indesejadas que você recebe por SMS

  1. Como denunciar as mensagens indesejadas que você recebe por SMS




Você certamente já recebeu mensagens indesejadas por SMS. Pode ser uma propaganda inofensiva de serviço de TV por assinatura ou até mesmo uma perigosa mensagem avisando que você supostamente ganhou um prêmio de milhares de reais — algo que serve apenas para extorquir dinheiro dos usuários desavisados. Felizmente, é possível denunciar esses casos.

Para fazer a denúncia, basta enviar o número do celular com DDD para 7726, o Serviço de Relatórios de Spam da GSMA. O envio da mensagem é gratuito. Nos nossos testes, o serviço funcionou com sucesso nas quatro grandes operadoras móveis, Claro, Oi, TIM e Vivo. Em fevereiro de 2014, Algar, Nextel e Sercomtel também haviam assinado um acordo com a GSMA.

O número 7726 não foi escolhido por acaso: ele forma a palavra SPAM no seu teclado numérico. Além do Brasil, o serviço foi adotado por operadoras na Austrália, Reino Unido e Estados Unidos, onde a AT&T chegou a bloquear 2 mil números telefônicos por dia. No Brasil, o serviço infelizmente é desconhecido do grande público e tem pouca ou nenhuma divulgação por parte das operadoras.

O que é o SMS PIRATA

  • Mensagens com conteúdos irrelevantes, não solicitado ou não autorizado, enviadas por empresas não homologadas pelas operadoras;
  • Mensagens enviadas em qualquer horário (mesmo de noite ou bem cedo), de um numero de celular (DDD + 8 ou 9 dígitos) e conteúdo não solicitado;
  • O envio de SMS Pirata prejudicas as empresas que usam ferramentas de parceiros homologados, congestiona sistemas, e acima de tudo, incomoda os usuários e clientes. (mais detalhes sobre o funcionamento do SMS PIRATA, clique aqui)

Se você possui uma empresa e deseja contratar um serviço de SMS para seus clientes, verifique o link http://www.smspirata.com.br/smsoficial.php, nele você encontra as empresas autorizadas pelas operadoras de telefonia móvel.

Ao fazer a denúncia no Brasil, o número é recebido pelas operadoras, que podem isolar o spam em suas redes e diminuir o volume de mensagens indesejadas que chegam aos clientes. Além disso, a ABR Telecom, entidade que também administra a portabilidade numérica no país, recebe um relatório com os dados consolidados das denúncias dos usuários.

E se a mensagem indesejada é da minha operadora?

É importante lembrar que o serviço de denúncia de spam pelo 7726 não funciona para mensagens enviadas pela sua própria operadora, como promoções de aparelhos ou SMS de parceiros comerciais. Nesse caso, é necessário enviar a palavra SAIR para um número específico, que varia de operadora para operadora. São eles:

  • Claro: 888
  • Oi: 55555
  • TIM: 4112
  • Vivo: 457

autor: Paulo Higa
fonte: Tecnoblog

NOTA IFD: Como publicitária abomino esta prática abusiva e invasiva de spam pelo sms, então fica aí a dica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *