As campanhas memoráveis do publicitário Francesc Petit

Sócio-fundador da DPZ, publicitário era o 'P' da agência. Confira alguns trabalhos icônicos assinados ou comandados pelo artista.

  1. Bombril




O publicitário e pintor Francesc Petit, faleceu no dia 6 de Setembro de 2013, um dos grandes nomes da direção de arte nacional e inovador do berço da criatividade na publicidade brasileira.

Sócio-fundador da agência DPZ em 1968, o catalão ajudou a mudar nosso jeito de fazer propaganda, até então marcada pela nacionalização de anúncios vindos de fora. Comandada ao lado de José Zaragoza e Roberto Duailibi, a agência pertence hoje ao Publicis Groupe.

“O Petit era fundamentalmente um designer. Achava que a comunicação tem a obrigação de ser concisa e rápida”, afirmou Roberto Duailibi à EXAME.com. Duailibi relembra ainda a influencia dos cartazes europeus na formação de Petit: “Testemunhei ele criar layouts publicitários que eram dignos de obras de arte, com o mesmo carinho e dedicação absurdos com que pintava um quadro”. Relembre a seguir alguns dos trabalhos memoráveis do artista.

Garoto-Bombril

Criada por Petit e pelo redator Washington Olivetto – que na época atuavam juntos na agência -, a campanha da Bombril com Carlos Moreno foi listada no Guinness Book of Records em 1994 como a que se manteve mais tempo no ar estrelada pelo mesmo ator.

Marca e mascote da Sadia

null
Criado em 1971 como parte da estratégia da empresa para popularizar seu frango defumado, o franguinho Sadia, o mascote Lequetreque, foi uma criação de Petit, assim como o “S” que o acompanha. Em 1985, o nome do personagem foi escolhido por meio de um concurso entre consumidores.

Marca Itaú

Petit também está por trás da escolha do logotipo e identidade visual do Itaú. A primeira versão, criada em 1973, não nasceu com as cores azul, laranja e amarelo atuais – era em preto e branco. As cores foram introduzidas à marca somente em 1992, quando o banco decidiu modernizar o seu visual e sua linguagem. Da década de 1990 até hoje, apenas mudanças sutis foram feitas.

Identidade da GOL


A DPZ foi escolhida pela GOL para a criação da sua identidade visual no nascimento da empresa, em 2001. O projeto é assinado pelo diretor de arte.

Tucano da Varig

Criado por Petit em 1953 para o primeiro concurso de cartazes da VARIG. O personagem também foi usado em comerciais em forma de animação, com trajes de turista, enquanto viajava pelo Brasil e visitava as belezas naturais do país.

autora: Mirela Portugal
fonte: Exame Marketing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *