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A Mídia

Perguntas que o “mídia” deve responder

* Quais os hábitos de comunicação do público-alvo que o cliente deseja atingir?
* Qual a cobertura geográfica pretendida?
* Quais os aspectos de sazonalidade intervenientes no posicionamento do produto ou serviço?
* Que veículos a concorrência está utilizando?
* Estas e outras questões são explicitadas em um plano específico, o planejamento de mídia.

Responsabilidades

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* Participar do planejamento e de todas as etapas estratégicas de elaboração das campanhas, desde o início.
* Conhecer os objetivos do cliente, produto, serviço, etc.
* Selecionar os veículos mais adequados.
* Negociar preços.
* Definir períodos (e honorários) se for o caso, para veiculação.
* Distribuir a freqüência do material a ser veiculado.
* Controlar a correta veiculação e solicitar as compensação devidas, se for o caso.
* Estar atento a alternativas de mídia e ao uso de novos meios.
* Atender aos representantes dos veículos com respeito e atenção.
* Propor parcerias de oportunidade (cadernos especiais, colunas, programetes etc.)
* Estudar, junto com a produção e criação, formas diferenciadas de utilizar os veículos para propiciar maior impacto (por exemplo: anúncios com cheiro ou personalizados, encartes, patrocínios e apoios etc.).

Habilidades e competências

* Quais os hábitos de comunicação do público-alvo que o cliente deseja atingir?
* Boa capacidade de análise lógica.
* Curiosidade para absorver informações de diversas fontes.
* Abertura e total ausência de preconceitos em relação a qualquer tipo de veículo.
* Domínio das técnicas de negociação.
* Certo grau de ceticismo para criticar informações não compatíveis com a realidade de mercado.
* Gostar de matemática, estatística, ciências da comunicação e sociologia.
* Diferenciar entre preferências pessoais e preferências do público a ser atingido.
* Conhecer as especificidades dos diversos meios de comunicação e seu impacto.
* Ser receptor crítico dos meios: leitor, telespectador, e ouvinte atento.

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