A curadoria que o mundo digital precisa

  1. Evento ProXXIma 2015




Foi com este tema que o evento ProXXIma 2015, que aconteceu nos dias 18 e 19 de Maio no Sheraton WTC | – Golden Hall, veio com tudo. Diferente dos anos anteriores, segundo algumas pessoas, este foi bem mais intimista e interativo. Os espaços que antigamente eram separados deixaram de existir, com tudo num mesmo espaço a experiência entre as pessoas e o conteúdo aumentaram.

Pra quem não conhece, o evento, que já virou uma referência na América Latina, é realizado pelo Grupo Meio & Mensagem com patrocinadores de peso, sempre abordando o cenário dos negócios no mercado de marketing e comunicação – das redes sociais ao mobile, das agências de publicidade aos grupos de mídia.

São dois dias intensos de seminários, com apresentação de cases, debates com participação de agências, empresas, palestrantes nacionais e internacionais, enfim, só conteúdo e profissionais de primeira.

O evento deste ano contou com a seguinte programação:


DIA 1 – MANHÃ

DESINTERMEDIAÇÃO E RUPTURA | UBER: TAXI E INOVAÇÃO JÁ, POR FAVOR!
palestrante:
Ana Paula Blanco, Diretora global de comunicação da América Latina da Uber

• Links sobre este assunto no ProXXIma 2015:
Como o Uber está modificando a questão da mobilidade urbana
Ana Paula Blanco, da Uber: O segredo é fazer a pergunta certa
[VIDEO] Uber apresenta um novo modelo de negócios

VÍDEO AD REVOLUTION | VIDEOS EMBARCADOS EM TODOS OS APARELHOS MÓVEIS DO MUNDO. JÁ ESTÁ ROLANDO.
debatedores:
Bertrand Quesada, CEO and co-founder at Teads.tv – Kay Schneider, Director SmartX Platform at Smartclip – Sue Thexton – SVP of Sales, EMEA at Brightcove
moderador: Igor Puga, Chief Interactive Officer da DM9DDB

• Links sobre este assunto no ProXXIma 2015:
Teads debate publicidade em vídeo online no ProXXIma 2015

PESSOAS REAIS. RESULTADOS REAIS.
palestrante:
Leonardo Tristão, Diretor Geral do Facebook Brasil

TV E DIGITAL AS OPORTUNIDADES INTEGRADAS
palestrante:
Eduardo Becker, Diretor de Comercialização de Mídias Digitais da Globo.com

SKY/ PROXXIMA INNOVATION | As marcas que se destacaram na originalidade e na criatividade participam de um bate papo.
palestrantes:
Guilherme Telles, General Manager no Brasil da Uber – Pedro Navio, Head of Latin America at Red Bull – Sara Hall, Commercialization Lead at Waze
moderador: Pyr Marcondes, M&M Consulting at Meio & Mensagem

• Links sobre este assunto no ProXXIma 2015:
Marcas rompem com modelos tradicionais, crescem e aparecem
Qual é o segredo da inovação?
[VIDEO] Waze, Red Bull e Uber são as marcas mais inovadoras

COLABORAÇÃO EM MOVIMENTO
palestrante:
Sara Hall, Commercialization Lead at Waze

• Links sobre este assunto no ProXXIma 2015:
Waze aposta em marketing local

DIA 1 – TARDE

ADVERTISER: CASE | A GM E OS DESAFIOS DIGITAIS: ACELERANDO DEPOIS DO CHOQUE
palestrante: Samuel Russell, Director of Corporate Development and M&A of South America at GM
entrevistadora: Claudia Colaferro, Presidente Dentsu Aegis Network Latin America

• Links sobre este assunto no ProXXIma 2015:
GM revela seus desafios digitais

A TECNOLOGIA MUDA, O CONTEÚDO FICA | A TECNOLOGIA CRIANDO EXPERIÊNCIAS INCRÍVEIS PARA O CONSUMIDOR: COLEÇÃO OUTONO INVERNO RENNER COM GOOGLE CARDBOARD
palestrante: Fernanda Hartmann, Gerente de Marketing Lojas Renner

CONTENT | CONTEÚDO COMO FONTE DE RECEITA. MAS SÓ SE VOCÊ MUDAR SEU JEITO DE PENSAR.
palestrante:
Kodi Foster, Head of Brand Initiatives at Outbrain – Joe Strolz , General Manager at AOL Canada

• Links sobre este assunto no ProXXIma 2015:
O futuro digital


DIA 2 – MANHÃ

CMIO EVOLUTION | Nasce um novo profissional que domina o marketing e a tecnologia
debatedores:
André Nigro, Diretor de CRM, Marketing & Commerce da SAP Brasil – Fernando Moulin, Diretor de Negócios Online da Telefônica|Vivo – Paula Nader, Diretora de Marca e Marketing do Santander Brasil
moderador: Cesar S. Cesar, Consultor em Estratégias Digitais & Inovação

• Links sobre este assunto no ProXXIma 2015:
O novo profissional de marketing

THE PROGRAMMATIC DECK | O MARKETING COMO CIÊNCIA EXATA
palestrante:
Joe Zawadzki, CEO at MediaMath
entrevistador: Pyr Marcondes, M&M Consulting at Meio & Mensagem

• Links sobre este assunto no ProXXIma 2015:
Proxxima 2015: painéis sobre mídia programática

A JORNADA DO CONSUMIDOR SEMPRE CONECTADO: COMO PROFISSIONAIS DE MARKETING PODEM SUPERAR AS COMPLEXIDADES DA PUBLICIDADE DIGITAL EM UM MUNDO CROSS-DEVICE
palestrante:
Martin Gilliard, General Manager of North America for AdTruth at Experian Marketing Services

MAS A FINAL, O QUE É O TVXtender?
palestrante:
Marco Luque

MAS AFINAL, PROGRAMMATIC FUNCIONA MESMO?
debatedores:
Eduardo Tracanella, Superintendente de Marketing do Itaú Unibanco
– lexandre Waclawovsky, Head of Digital Marketing Nestlé & Presidente Comite de Midia – ABA – Eduardo Bernstein, Diretor de Markerting da JBS Foods
moderador: André Zimmermann, CEO/Co Founder at NetCos

• Links sobre este assunto no ProXXIma 2015:
Programmatic funciona, mas investir em capital humano é crucial.

REAL TIME MARKETING | O TEMPO DO MARKETING OU É AGORA OU É AGORA. PODE ESCOLHER.
palestrante:
Joel Lunenfeld, VP Global Sales Strategy at Twitter

• Links sobre este assunto no ProXXIma 2015:
O poder do agora

DA NASA AO PROGRAMMATIC, SEM PASSAR POR MARTE
palestrante:
Sandro Catanzaro, Co-Founder and SVP” Analytics and Innovation at DataXu

DIA 2 – TARDE

TRANSFORMANDO CONSUMIDORES EM ROI: UM NOVO PARADIGMA PARA O DIGITAL
palestrante:
Rick Chavez, Chief Solutions Officer at Microsoft

• Links sobre este assunto no ProXXIma 2015:
A longa jornada do consumidor dia adentro

PROXXIMA STARTUP | Concurso de startups do evento
apresentador:
Bob Wollheim, Head of Digital at Grupo ABC

• Links sobre este assunto no ProXXIma 2015:
ProXXIma Startup 2015: saiba quem são os 5 finalistas concorrendo ao prêmio de R$ 15 mil
TVData ganha o ProXXima Startup
[VIDEO] TVData ganha o ProXXima Startup 2015

TWITTER E CONTEÚDO: PARCERIAS DE MÍDIA NO BRASIL
palestrante:
Sergio Floris, Diretor de TV (Parcerias), Twitter Brasil

TEMPO: A NOVA MÉTRICA DA MÍDIA DIGITAL
palestrante:
André Parreira, Founder & CEO da WebSpectator Corporation

CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO E DIGITAL DE MÃOS DADAS
debatedores:
Aaron Shapiro, CEO at Huge – Colleen DeCourcy, sócia W+K Global e Global ECD at Wieden & Kennedy – PJ Pereira, CCO e cofundador da Pereira & O’Dell
moderador: Marcos Angelini, VP de marketing Home Care da Unilever

• Links sobre este assunto no ProXXIma 2015:
Aaron Shapiro: “digital é utilidade, marcas precisam criar para usuários, não consumidores”
Riscos, retornos e inovação
[VIDEO] Agências brasileiras se arrisca menos no digital

SOCIAL MUSIC | O NEGÓCIO DA MÚSICA AFINADO COM OS NEGÓCIOS DO MARKETING
palestrante:
Alex Underwood, VP, Head of Global Agency Development at SPOTIFY

• Links sobre este assunto no ProXXIma 2015:
Streamers: a aposta do social music

Minhas Impressões

Basicamente o evento é formado por empresas/profissionais que “vendem seu peixe”, até aí nada demais, bem óbvio até pelo teor da programação. Os seminários trazem discussões realmente bem pertinentes e amarraram com cases detalhados pela própria empresa que executou determinada trabalho revelando números/resultados da campanha e números do mercado (nos casos de pesquisas), e é aí que a coisa, pelo menos pra mim, valeu a pena.

Os dados que eles fornecem durante a apresentação não são do tipo que você acha pela internet, nem do tipo que você vê por ai rodando sua timeline no Facebook. Só pra terem uma ideia que o conteúdo dos seminários é realmente bom, é que notei que uma moça umas 4 fileiras na frente de mim fotografando TODOS os slides que apareciam em cada seminário, espero que ela se lembre de cada coisa dita em cada slide, caso contrário, tudo perde o sentido. Aliás, esta é uma “reclamaçãozinha” sobre o evento > Por que raios eles não disponibilizam o conteúdo após o evento? Não falo nem gratuitamente, mas sim para aqueles que não tiveram a oportunidade em ir ao evento, tenho certeza que tem público para consumir (e pagar) este material pós evento. Sei que nos contratos há cláusulas sobre direitos autorais dos palestrantes, mas ao meu ver nada que não possa ser negociado. Achei uma judiação ver uma equipe do próprio evento com uma baita equipamento filmando tudo para que no final das contas aquilo acabe numa prateleira.

É claro que no meio de tanto conteúdo há pausas para o network e almoço, é ai que você quer conhecer mais os “arredores” do evento onde estavam alguns expositores. No network as pessoas trocam CARTÕES DE VISITA, pois é, em um evento que abordou bastante sobre inovação e tecnologia as pessoas SIM, trocam cartões de visita impressos e o mais interessante, vi também caneta e bloco de notas sendo oferecidos como brinde em alguns stands. Algo para se refletir…

O evento é realmente muito rico em conteúdo de qualidade. Antes de ir no evento eu estava pensando em fazer alguns posts desmembrando cada assunto abordado nos seminários que consegui assistir, mas sem condições gente, é MUITA coisa para absorver, refletir e pesquisar para transformar tudo em posts completos e bacanas aqui no IFDBlog, demoraria uma vida e na correria do dia a dia não ia rolar. Sua cabeça sai de lá cheia de ideias, um evento que coloca a mente pra trabalhar/refletir. O que aconselho é que, se você tiver alguma oportunidade em ir neste evento, VÁ!

Conforme o próprio ProXXIma ou mesmo o Meio & Mensagem e patrocinadores publicarem textos/vídeos que envolvam o conteúdo de cada seminário vou linkando por aqui no post, MAS já aviso que nada que publicarem chegará perto do que rolou realmente nos seminários. Caso você não tenha muita paciência em esperar que eu coloque o link de tudo, você pode conferir direto no próprio ProXXIma na parte de cobertura do evento, clique aqui.

#ProXXIma2015 nas Redes Sociais

Twitter


Caso queira ver apenas as fotos publicadas no Twitter, clique aqui.

Instagram


Veja mais imagens sobre o evento publicadas no Instagram, clique aqui.

Para Completar

Outros textos com impressões de pessoas que foram no evento:

ProXXima 2015 – Evento de marketing digital
Texto de Felipe Morais, inclusive com algumas notas de cada seminário que ele assistiu.

ProXXIma 2015: reinvenção e desmistificação
Daniel Rimoli, responsável pela Edelman Digital no Brasil, compartilha sua visão da última primeiro dia do evento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *