A comunicação como ferramenta para construir uma marca de moda de sucesso

As marcas de moda estão prestando a atenção na nova forma de comunicar e levando em conta que é necessário ter um departamento de comunicação conciso e alinhado com a empresa para ter sucesso no mundo da moda.

“Na verdade, não é preciso que exista realmente um estilista ou criador nos bastidores, já que qualquer marca pode ser trabalhada por um bom departamento de relações públicas, que a vai polir até conseguir o rotulo de chic. Da T-shirt ao tênis tudo pode se tornar objecto de culto, como se de uma criação de Worth1 se tratasse.” (SEELING, 1999, p. 09)

Com o novo cenário que apareceu na década de 90, apresentando o minimalismo como premissa maior, vimos o mundo mudar totalmente. As fronteiras acabaram, a tecnologia começou a dominar a sociedade, uma maré de informação invadiu a todos: começamos a viver em um mundo globalizado. E isto refletiu duramente no mercado da moda.

Foi com esta introdução e esta citação que comecei a desenhar e a delimitar a minha pesquisa de pós-graduação, e não poderia ser em outra área do que a moda. Por ser um assunto que eu gosto e que me fascina.

Mas o que me fez levar a escolher este tema? Devido a várias transformações que a nossa sociedade passa e também pelas mudanças que a moda vem pasando.

A produção de moda se transformou, o que antes era somente a alta costura que indicava as tendências de moda e era voltado a poucos, fez surgir o prêt-à-porter ou ready-to-wear2 uma moda acessível a todos e que pode ser consumida facilmente. E para isto fez surgir diversas empresas e diversas marcas.

Para ter sucesso, uma marca não precisa apenas ter bons estilistas e um estilo próprio, mas é necessário a comunicação para promover isto. Construir uma imagem, um conceito, uma personalidade, cabe ao profissional de comunicação.

A marca de moda necessita que seus produtos sejam diferenciados, e isto requer profundo conhecimento de seu consumidor, incluindo desejos e sonhos. O papel da marca tem grande destaque neste contexto. Não basta ser conhecida, tem que ser desejada, carregar um valor que deve ser único para aquele quem consome.

“As poderosas marcas mundiais, como Gucci, Armani, Prada, Zara, Calvin Klein, Gap, Louis Vuitton, H&E, etc., compreenderam a necessidade desta ativação do desejo e a realizam graças a uma proximidade afetiva junto ao potencial consumidor, que passa, necessariamente, por um habilidoso trabalho de marketing. “ (CIDREIRA, 2005, p. 72)

E como reforça Renata Cidreira, “por esta razão o papel da estratégia de marketing torna-se cada vez mais importante e presente no universo da moda” (CIDREIRA, 2005, p. 73).

As marcas de moda estão prestando a atenção na nova forma de comunicar, e levando em conta que é necessário ter um departamento de comunicação conciso e alinhado com a empresa para ter sucesso no mundo da moda.

autora: Renata Ruiz
fonte: Nossa Via

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