7 problemas de comunicação interna que sua empresa precisa evitar

  1. 7 problemas de comunicação interna que sua empresa precisa evitar




16% das empresas não possuem um canal oficial de comunicação interna. Você não quer ter problemas na empresa? Então leia esse artigo!

Quando falamos de comunicação interna queremos dizer um canal no qual colaboradores e empresa possam trocar informações, de uma maneira oficial. Porém, muitas empresas sofrem por problemas de comunicação interna, o que pode atrapalhar as atividades dela como um todo.

Esse tema é tão importante que a Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação) elaborou cadernos para que as empresas entendam a sua importância. Porém, mesmo assim, ainda vemos muito erros sendo cometidos nesse campo.

Um dos maiores problemas da comunicação interna é não existir um canal oficial porque as informações podem ficar confusas e distorcidas, fazendo com que o objetivo a atingir fique muito mais difícil. Podem também começar os problemas de relacionamentos, com muitas “rádios peões”, causando fofocas e desestruturando as equipes de trabalho.

Os diferentes perfis de funcionários e forma de trabalho das equipes também podem dificultar a disseminação de informação porque é preciso adequar uma linguagem para que todos entendam. Esse fator é ainda mais preocupante quando não se tem uma cultura organizacional voltada a uma comunicação padronizada.

Quais problemas a falha de comunicação pode causar?

  1. De uma forma geral, as falhas de comunicação interna acarretam diversos problemas, como:
  2. Criam-se informações falsas em cima de suposições, uma vez que não se tem como as confirmar.
  3. Cada equipe acaba utilizando o seu canal de comunicação, o que dificulta a padronização e causa ruídos.
  4. Ocorrem problemas de convivência devido as informações que surgem.
  5. O uso de linguagens inadequadas ao público pode fazer com que a mensagem não seja compreendida.
  6. Há dificuldade de implantar uma cultura organizacional, pois cada equipe quer trabalhar de uma forma, já que não existe uma orientação oficial.
  7. As informações podem não chegar a tempo onde precisam.
  8. Existe desconfiança sobre as informações passadas pelos gestores.

Como trabalhar com os problemas de comunicação interna

Não existe uma fórmula mágica para resolver os problemas de comunicação interna, porém deve-se pensar que os métodos mais usuais, como mural e jornal, possam estar ultrapassados e não despertam mais interesse e, por isso, não são eficientes. Esse processo precisa ser mais eficiente e, sobretudo, mais rápido, uma vez que as informações mudam com grande rapidez.

Uma das alternativas que muitas empresas têm encontrado é investir em plataformas digitais, tornando-as um canal oficial de comunicação, que é bastante atrativo e que também permite a interação entre os funcionários. Mas de nada vale esse investimento se ela não for utilizada e não estiver adequada com quem a utiliza.

É preciso que essa ferramenta de comunicação possa ser manuseada com facilidade, permitindo que todos os colaboradores a usem. Acima de tudo, os gestores devem comprar essa ideia e conseguirem passar a importância para sua equipe.

Cabe a área de comunicação monitorar essa ferramenta e fazer as adequações necessárias para que ela possa se aperfeiçoar e assim atingir o objetivo esperado. Por isso, repense na sua estratégia de comunicação interna e traga benefícios para a empresa como um todo.

fonte: Nucleo Media Blog

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