6 coisas que você precisa saber sobre design de embalagens





Muito se fala sobre a importância da “cara” do produto para seu sucesso, mas você sabe o motivo disso? O prestígio do design de embalagem só cresce e está na hora de você adotá-lo no seu negócio. Veja alguns fatores para entender melhor como esse fator pode fazer a diferença na hora da venda:

1) A embalagem é o primeiro contato do cliente com o produto

Antes de consumir o produto, o cliente tem contato com a embalagem. Naquele momento, ela é o principal elemento de conexão entre o consumidor, o produto e a marca. Isso acontece, principalmente, no varejo alimentício.

2) O consumidor não faz distinção entre a embalagem e o produto

Pesquisas com os consumidores afirmam que, para o consumidor, a embalagem e o produto são uma coisa só. Possuem a mesma representatividade, não havendo dissociação entre um e outro. Logo, se a embalagem é boa, a percepção geral do público é que o produto é bom. Se a embalagem é ruim…

3) Toda imagem possui um significado

As cores, o apelo gráfico, o formato, o manuseio, todos os aspectos de uma embalagem representam e enviam uma mensagem para o consumidor. Isso deve ser planejado e explorado para transmitir o conceito desejado pela marca. Formas arredondadas indicam produtos mais suaves e naturais, por exemplo. Já formas geométricas e robustas transmitem força e qualidade técnica.

Imagem da embalagem da colônia Natura – Naturé, para garotas. Formas suaves, cores e ilustração para o apelo infanto-juvenil.

4) Atribuir valor e fugir da guerra de preços

Não apenas o preço, mas os aspectos emocionais são essenciais na decisão de compra. Por isso, a embalagem de qualidade consegue adicionar valor ao produto, aumentar a percepção de qualidade e se destaca perante os concorrentes.

A marca de água Evian é um forte exemplo de utilização do design de embalagens para valorizar seu produto. Na imagem acima, a embalagem criada pelo estilista Jean-Paul Gaultier para a empresa.

5) É uma poderosa ferramenta de marketing

Toda embalagem passa pelos olhos e pelas mãos dos consumidores, sendo uma boa oportunidade de comunicação direta com o cliente. A embalagem pode divulgar os atributos e diferenciais da empresa, os contatos institucionais, além de promover os canais de comunicação, como site e redes sociais. É uma oportunidade para se relacionar, engajar e fidelizar o consumidor.

6) Aumento de vendas

Uma pesquisa da CNI (Confederação Nacional das Indústrias) mostrou que 75% das empresas que investiram em design de embalagem registraram aumento em suas vendas, sendo que 41% também conseguiram reduziram custos. O estudo também mostrou que, entre produtos semelhantes, o consumidor acaba preferindo o que possui a embalagem mais atraente e prática.

Agora você sabe que a embalagem vai além da função de conter e proteger o produto, podendo ser fundamental para o seu negócio. Está pronto para investir e se destacar com o design de embalagem?

autor: Rodrigo Braga França
fonte: Sebrae Minas Gerais Design

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *